quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

A Índia e a Civilização Moderna

A civilização moderna não se importa em compreender o sentido fundamental da vida, mas satisfeita em circular sobre a perceptível superfície da existência física. A ciência de hoje, ainda que esteja se aprofundando, apenas investiga o mundo da experiência comum no estado desperto; descartando o profundo significado das mudanças experimentada pelo homem nos estágios mais profundos da vida. A India possui o crédito de ter encontrado a própria  raiz da vida, e de haver descoberto o Terreno Permanente sobre o qual se desenrola o drama da vida. Se existe algo valioso na vida como um todo, é o conhecimento da solução do aparente mistério da existência, e esta é a gloriosa herança da Índia.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 175/176)

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

O Contexto da Antiga Sociedade Indiana

O ideal da ética social do Gita é Lokasangraha, o bem-estar e a solidariedade do mundo. Isto é produzido por cada indivíduo que realiza o Svadharma com espírito de desapego e auto-entrega. O Svadharma objetiva, ao mesmo tempo, Sarvabhutahita ou o bem de todos os seres. A estrutura da sociedade está assim constituída, para auxiliar seus membros a realizar o Supremo Ideal da vida. Assim como todos os seres compartilham uma Vida em um todo do qual eles são partes, seus progressos ocorrem quando se encontram em harmonia com aquela Vida. A perfeição da parte está na Unidade do todo. Amor mútuo e a execução do dever é lealdade para com o todo, é o meio para a bem-aventurança do indivíduo e da sociedade. Quando cada um realiza seu dever sem relutância ou objetivando a realização de um desejo em  mente, o bem estar da sociedade é assegurado, pois qualquer ação fundada no conhecimento do Divino Propósito que existe por trás do universo visível, resulta em prosperidade, vitória, glória e estabilidade.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 175)

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Unidade das Religiões

Imagine uma tela em branco, na qual é desenhada um lindo cenário de um grupo de peregrinos sentados ao redor de um fogo ardente ao lado de um córrego na floresta. Quanto absurdo, poderia você pensar, se a água na pintura sentisse hostilidade em relação ao fogo, nela desenhada. Pois saiba você que estes dois fatores são justamente um truque da pequena pintura a óleo. Por trás disso você encontrará a tela em branco, pura e permanente. Raios da Divina Luz! Habitada para sempre na adorável consciência desta doce e gloriosa unidade que pulsa no coração espiritual de toda a humanidade. Você estará ajudando inestimavelmente a nobre causa da solidariedade humana se você prometer a si mesmo sentir esta unidade, afirmar e manifestar esta unidade, e propagar e difundir a mensagem da unidade.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 174)

domingo, 21 de dezembro de 2014

A Religião das Religiões

Um forte sentimento universal de Religião Absoluta deve se apoderar do coração de todos. Não existe outro propósito na vida, diferente do que se alcançar a absoluta Perfeição, a Paz e a Felicidade do Ser Eterno, que todos buscam, direta ou indiretamente, e que se pode ter somente quando as pessoas entenderem que todas as concepções de Deus são aspectos da una, Suprema e Imortal Divina Presença, e que todas as formas de religião são aspectos do Grande Caminho para a Una Verdade. O apropriado conhecimento deste fato deve corrigir todos os erros da vida e mostrar o método para se trazer paz ao mundo, tornando a humanidade perfeita.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 173/174)

sábado, 20 de dezembro de 2014

A Religião Consuma a Ética e a Sociologia

Onde estiver o espírito de serviço desinteressado, a religião cumpre a filosofia moral e a sociologia, para os primeiros postulados, que o uno Divino Self sozinho pervade toda a existência. Portanto, quanto maior for a cota de serviço dispensado ao próximo, maior benefício nos trará. Quanto mais se reconhecer e adotar esta base sublime do ato humano, mais rápida será a evolução do homem na direção da perfeição e da divinização.
A religião é a verdadeira base da sociedade, a fonte de toda bondade e felicidade, a base da virtude e da prosperidade de todo o indivíduo e, através do indivíduo, de toda humanidade. Civilização, lei, ordem, moralidade e tudo que eleva o homem e dá paz ao mundo, são os frutos da prática da religião.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 171)

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

A Sabedoria Oculta nos Costumes Religiosos

Os sábios de antigamente sabiam da inabilidade do homem comum de se dedicar de forma integral e perfeita à Sadhana para a Auto Realização. Além das obrigações diárias, que ele deve executar como ser humano, ele também tem que atender ao eterno chamado da Verdade Divina, que está oculto nele. Por caso disso, os Rishis orientaram o homem apelando para que ele devotasse inteiramente à essa adoração em dias especiais como Sivaratri, que são psicologicamente e astronomicamente propícios ao crescimento espiritual.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 172/173)

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

A Unidade Essencial de Toda Religião

A pluralidade das "Fés" se transformarão em uma Fé Universal aos olhos do indivíduo que purificou sua visão através da fé nos fundamentos da sua própria religião, e quem diligentemente se esforçou para alcançar o objetivo, colocado a sua frente pelo fundador de sua própria religião. As diferenças são superficiais, o Essencial é uno e o mesmo de todas as religiões. Todos os Profetas aludem ao mesmo Deus em termos diferentes.
Uma religião é tão boa quanto outra. Um caminho ao Supremo é tão bom quanto qualquer outro. As vacas possuem cores diferentes, mas a cor do leite é a mesma. Existem diferentes tipos de rosas, mas o odor é único. A religião é una, mas muitas são as formas de sua prática. A diversidade é uma organização da criação. A Religião não é exceção.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 172)