sábado, 7 de fevereiro de 2015

Os Efeitos Corrosivos da Ansiedade e da Raiva

A ansiedade causa grande mal ao corpo astral e à mente. Energia é desperdiçada com a preocupação. Ela causa inflamação e drena a vitalidade do homem. Nada se ganha com o hábito da preocupação. Se você for vigilante e mantiver a mente totalmente ocupada, este hábito da preocupação desaparecerá. Durante intensa raiva, toda a mente fica impregnada com a tonalidade negra da maldade e da má vontade, que expressa em si em espirais de estrondosa negritude, de onde se originam flechas afiadas buscando ferir aquele por quem a raiva é sentida. Não existe mal como a emoção da raiva: da raiva brota a ilusão, da ilusão a confusão da memória, da confusão da memória a perda da razão! Quando a razão vai embora, o homem é destruído. Em situações difíceis, sob dor e prazer, mantenha a mente em Deus; você desfrutará de paz infinita e equilíbrio mental. 
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 30)

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Paralelismo Psicofísico: Uma Explicação

Este corpo está internamente associado com a mente; sim o corpo está em paralelo com a mente; ele é uma forma grosseira visível da mente invisível e sutil. Se ocorre uma dor de dente de estômago ou de ouvido, a mente imediatamente é afetada. Ela deixa de pensar adequadamente; fica agitada, perturbada e confusa. Se a mente estiver deprimida, o corpo também não funcionará adequadamente. A dor que afeta o corpo é chamada doença secundária, Vyadhy, enquanto os Vasanas ou desejos que afligem a mente são denominados doença mental  ou primária, Adhi. A saúde mental é mais importante do que a saúde física. Se a mente for saudável, o corpo necessariamente estará saudável. Se a mente for pura, se seus pensamentos forem puros, você ficará livre de doenças. "Uma mente sã num corpo são."
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 29)

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Relacionamento Psicossomático

Um homem recebe um telegrama de que seu único filho morreu de pneumonia. Imediatamente sua face torna-se pálida; sua mente se agita; ele fica nervoso; perde o apetite; seus glóbulos vermelhos são destruídos. Se você refletir sobre a situação que gerou todo o problema, verá que a mente foi a primeira a ser afetada; ela recebe um choque mental e depois toda a estrutura do corpo reage a ela. Isto é um exemplo que eloquentemente convence sobre a influência que a mente exerce sobre o corpo. Psicólogos são da opinião de que a doença não é especialmente do corpo ou da carne, mas da mente. É verdade que a doença é causada pelos efeitos no sistema humano devido aos venenos gerados no sangue pela raiva, vingança, ódio, luxúria e ganância.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 29)

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Terapêutica Espiritual e Efeitos das Emoções Negativas

Fontes Psicogênicas de Doenças

Egoismo, ansiedade, raiva, contraem os vasos sanguíneos, danificam as fibras nervosas, obstruem o afluxo de força vital ou corrente vital, e diminui a vitalidade e a força de resistência às influências e forças externas. A raiva cria veneno no sangue, no cérebro, no fígado e em todo o sistema; produz febre e depressão. A ira causa fraqueza nervosa, mal estar, desassossego, tosse, febre, perda de sangue, indigestão, etc. O medo produz baixa pressão sanguínea e fraqueza, destrói as células vermelhas do sangue, torna o rosto pálido, afeta o coração, fígado e estômago, e produz indigestão, diarréia ou constipação e impotência. A inveja criará um complexo de inferioridade, debilitará sua mente e arruinará sua saúde. A inveja é a fonte de desgaste nervoso de milhões de pessoas em todo o mundo.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 28)

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Psicoanálise e a Visão Ocidental

Que a teoria ocidental sobre o sonho está montada no sexo, devesse ao fato deles iniciarem com a errada noção do que na realidade é constituído o homem. Para eles, o homem é  principalmente uma criatura física dotada de mente e que possui um espírito. Isto é o contrário da visão oriental, que o homem na realidade é um espírito, que expressa a si mesmo através da mente, que possui um corpo físico como sua contraparte para funcionar sobre o plano grosseiro exterior. Então, vejamos, para a mente indiana, o verdadeiro Self do homem é inteiramente desprovido do sexo. É o corpo  que sofre a tirania de um gênero. Este corpo é pelo menos parte do homem como definido pela mente filosófica do oriente. O sexo é portanto apenas um aspecto - embora dominante talvez - do espírito individual que atua sobre o homem sobre esta etapa terrena.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 27/28)

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Sabedoria Oriental e Teoria Ocidental

A exposição da psicologia do sonho pelos psicólogos ocidentais, embora possua muito crédito na forma de pesquisa e muita informação valiosa, ainda deixa muito por explicar. Muito de sua falta pode ser suprida somente com as teorias do Oriente. Elas somente podem ser explicadas por sérias inferências das teorias do renascimento, Lei do Karma, as operações dos fatores externos como os registrados Akásicos e fatores ocultos como a transmissão de pensamento e atuação de entidades astrais como Pretas de pessoas doentes. Somente uma tentativa sincera num profundo estudo e trabalho desses fatores poderá formar uma completa e adequada exposição do misterioso assunto do sonho. Para o Yogi que transcendeu com sucesso os três estados de vigília, sonho e sono profundo, o conhecimento de tudo isso é perfeito.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 27)

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Provas da Metempsicose

Possuímos crianças prodígios e meninos gênios. Um garoto de cinco anos tornou-se um expert em tocar piano e violino. Sri Jnanadev escreveu seu comentário Jnanesvari sobre o Gita quando tinha apenas quatorze anos. Existem garotos matemáticos. Existia um menino-Bhagabvatar que conduzia Kathas quando tinha apenas oito anos. Como você poderá explicar estes estranhos fenômenos? Isto não é uma aberração da natureza. Somente a  teoria de transmigração pode explicar estas coisas. Se uma pessoa possui profundos sulcos em sua mente pelo aprendizado musical e matemática nesta vida, ele carrega estas impressões para o próximo nascimento e torna-se um prodígio nestas ciências mesmo quando ele é ainda um garoto.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 26/27)