quarta-feira, 24 de junho de 2015

Bem Aventurados os Humildes

Humildade é gentileza de disposição, que baixa, doce raiz de tudo que é virtudes divinas eleva. Humildade é a essência da verdadeira religião, a virtude fundamental de um santo. É a raiz, a mãe, a enfermeira, de todas as virtudes. Humildade é a mais nobre abnegação. É a abstinência de amor próprio e vaidade. É pleno de boa vontade, exclui vingança, irritabilidade, sensibilidade mórbida. Humildade é submissão à Vontade Divina. Deus se deleita nos corações dos humildades.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 93/94)

terça-feira, 23 de junho de 2015

O Significado da Virilidade

"Viril" refere-se a todas as qualidades e traços valorosos de um homem. Virilidade é o qualidade do espírito que francamente aceita todas as condições da vida humana e faz disso um ponto de honra não ficando desanimado ou enfadado por eles, é mais do que coragem. Falamos de virilidade gentil ou terna, - como firmeza, bravura, espírito indomável, natureza digna, nobreza e majestade. Virilidade é estar livre de criancice, infantilidade, e feminilidade.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 93)

segunda-feira, 22 de junho de 2015

A Transmutação do Poder de Paciência

A paciência fortalece o espírito, suaviza o temperamento, reprime a raiva, desenvolve a força de vontade, extingue a inveja, domina o orgulho, controla o órgão da fala, coíbe a mão. Na paciência há bastante resistência ou tolerância ao sofrimento, dor, injúria, insulto, ansiedade, calamidade, provocação. Há resistência sem murmúrio ou mal humor ou retaliação. Paciência é o remédio específico para controlar a raiva. É o espírito da paz. É gênio.
(Daily Readings - Swami Sivananda -p. 93)

domingo, 21 de junho de 2015

A Natureza da Nobreza

Nobreza é aquela elevação do espírito que compreende bravura, generosidade, magnanimidade, intrepidez, e desprezo por tudo que desonra o caráter. Nobreza é o estado de qualidade do ser nobre em caráter diferente do  egoísmo, covardia e maldade. É dignidade, graça de caráter, grandeza de espírito, magnanimidade, excelência. O verdadeiro padrão de qualidade está na mente: quem pensa nobremente é realmente um nobre. Nobreza é a porção mais agradável da mente e do coração, conectada com a divindade.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 92/93)

sábado, 20 de junho de 2015

Aspecto Triuno da Virtude Gêmea

Altruísmo e amor cósmico são os autênticos alfa e ômega da vida espiritual. Eles formam a fundação da vida divina, e sua influência é sentida em toda a super-estrutura. Seria bem verdade dizer que estas duas virtudes formam os pré requisitos mais essenciais, as disciplinas, o teste de progresso, a  Realização Suprema e sua última manifestação. Autruísmo e amor cósmico são a Sadhana, a Sadhya e o Siddhi. Eles são as luzes orientadoras do Sadhaka, e a aura do Siddha.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 92)

sexta-feira, 19 de junho de 2015

A Importância das Condutas

Boas maneiras torna amável aos superiores, ao igual agradável e aceitável ao inferior. Elas lustram distinções, suavizam conversações, e deixa a todos confortáveis. Elas produzem boa índole, benevolência mútua, apazigua o violento. "Maneiras" é bom comportamento ou comportamento respeitoso. Conduta é o florir da boa percepção e sentimento. Um homem de boas maneiras é livre de rudeza. Ele é comportado, amável, civilizado, cortês e polido. O orgulho, a má natureza, a concupiscência, a arrogância, a impaciência são grandes fontes de maus modos. Maneiras são costumes secundários.
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 92)

quinta-feira, 18 de junho de 2015

A Principal Vertente da Grandeza

Magnanimidade é a elevação de ato ou caráter. É aquela elevação ou dignidade do espírito que eleva o possuidor acima da vingança e o delicia em atos de benevolência, que faz com que ele desdenhe injustiça e mesquinharia e o impele a sacrificar o conforto pessoal, interesse e segurança para a realização de objetivos úteis e nobres. Magnanimidade é generosidade em sentimento ou conduta em direção ao outro. É a exaltação acima da inveja, covardia, da vingança ou motivos egoístas. Um homem magnânimo é elevado em sentimento, despreza tentações, o que é vil e despreza a pompa e esplendor terreno. 
(Daily Readings - Swami Sivananda - p. 91)