terça-feira, 15 de março de 2016



3. Vivendo a Vida Divina
por Swami Chidananda



O homem! Você é Divino, mas você esqueceu sua natureza essencial. Essencialmente você é um raio divino de luz, pureza, bem-aventurança, sabedoria, com a consciência de Deus. Você é eternamente perfeito, eternamente puro Atman. A vida deve ser vivida nesta consciência.

Você é o imperecível Espírito Divino, além do corpo e mente. Deus é a fonte de seu ser e você é inseparável Dele em sua natureza interior. Apesar da riqueza e opulência não há paz na humanidade do século vinte. O homem está num estado de desassossego e insegurança e existe discórdia e desarmonia no mundo. 

O sagrado Mestre Swami Sivananda, com grande amor e compaixão, mostrou ao homem moderno o caminho da bem-aventurança através da Vida Divina aqui mesmo neste mundo. Somos apenas peregrinos passando por aqui. Devido a força do Karma estamos temporariamente neste corpo físico como uma rara e preciosa oportunidade de mais uma vez recuperar a conexão perdida com o Ser universal que é a nossa fonte.

Devemos lutar por Moksha – libertação de dor, tristeza e sofrimento – para alcançar a eterna Bem-aventurança. Gurudev mostrou a humanidade um caminho fácil enquanto realiza as obrigações no mundo e através da vida secular.

Vida Divina significa viver na consciência de que você é essencialmente divino, que seu verdadeiro ser real é atemporal, eterno, Espírito imortal. Deus é a base e objetivo de todas as religiões, apesar de seus diferentes nomes. Aquela suprema Realidade cósmica permanece una e não dual independente do lugar de adoração ser o mesmo, o Uno glorificado em todas as escrituras do mundo. A Vida Divina declara que o objetivo da vida é a realização em Deus.

Você não precisa renunciar ao mundo para levar uma vida Divina, porque mesmo enquanto vive sua vida normal, doméstica, profissional e social você é capaz de alcançar seu objetivo.


Quatro passos em direção à Divindade

1) Pureza: Você deve purificar seu coração e livrar-se do egoísmo individual através do serviço dedicado aos outros. Mantenha o desejo ardente de servir ao doente, ao pobre, ao triste e sofredor. Sinta-se abençoado por cada oportunidade de servir ao outro e a todas as criaturas de Deus no planeta terra. Desse serviço desinteressado surge um coração puro, o qual por sua vez traz devoção a Deus.

2) Adoração Diária: Adore o Supremo diariamente, pois Deus é o centro de sua existência. Ele não está distante de você, pois é o Espírito sempre presente que permeia todo este Universo. Ele está mais próximo de você do que sua própria respiração. Jamais esqueça disso. Com um coração repleto de Amor por Ele restabeleça seu relacionamento de amor espiritual com Deus. Este processo de adoração diária e oração possui o poder de gradualmente estabilizar a mente inquieta, dominar sua natureza instável e trazer concentração

3) Meditação: Afaste a mente controlando os sentidos e pensamentos, e medite sobre a suprema divina Realidade. A devoção e a oração criam em sua vida uma elevação e você entra em meditação diária, que traz firmeza. Você começa a sentir a presença de Deus em seu coração de tal modo que mesmo envolvido nas atividades diárias, a meditação cria uma inquebrantável corrente de consciência em Deus. A meditação traz uma qualidade espiritual para sua vida, que o eleva a novos padrões de pureza, bondade e integridade. Você se torna um ser espiritual com elevados pensamentos e sublimes sentimentos.

4) Unidade com a Realidade: Entrando nesse estado de consciência em Deus, seu intelecto torna-se purificado, e desponta a investigação filosófica e a discriminação entre o permanente e o transitório, o eterno e o não eterno. Esta discriminação deveria ser contínua em cada hora de nossa vida de vigília. Você então começa a rejeitar aquilo que não é espiritual e a direcionar sua mente na direção da Realidade que existe por detrás e além desse jogo do mundo. Sua mente começa a se mover na direção da eterna Realidade, mesmo enquanto você continua a funcionar neste mundo fenomênico. Você torna-se estabelecido naquela suprema Realidade divina.

Fundação da Vida Divina.

Se você deseja entrar na Vida Divina, você tem que observar três princípios de conduta e caráter na sua vida diária neste mundo secular. Eles são requerimentos indispensáveis que formam a fundação e alicerce da Vida Divina de serviço, adoração, meditação e realização em Deus. São eles:

1) Ahimsa: Bondade e compaixão para com todos em pensamento, palavra e ato é ahimsa ou não injuriar. Seja um benfeitor cósmico possuidor de incessante amor por todos, mesmo a menor das criaturas de Deus. Seja o centro de paz e felicidade para todos.

2) Veracidade: Esteja encorado em absoluta veracidade, mesmo ao custo de sua própria vida, com absoluta honestidade e integridade; Verdade é Deus. Aquele que está estabelecido na Verdade pode atingir a Deus.

3) Pureza: Purificar a conduta e caráter através do autocontrole, castidade, pureza de sentimentos por todas as pessoas e controle global dos aspectos básicos do seu ser.
Mantenha sempre sua mente no supremo objetivo. Tenha absoluta fé em sua conexão com Deus. Veja Sua invisível presença através de todas as coisas e ao seu redor, pois Ele está presente em toda a criação.
Indague incessantemente: “Quem sou eu?” Por que motivo vim para este universo? Qual a natureza de todas essas sensações?”

Afirme: “Eu não sou este corpo, a mente ou o limitado, e finito intelecto, sou o não nascido, imortal, eterno Atman, Satchidananda

No Bhagavad-Gita, Krishna dá a Arjuna a visão da Verdade que Deus está presente e imanente em todo o universo, permeia cada átomo de matéria neste mundo. Com esta consciência realize todos os seus afazeres como uma adoração, ofertando-as aos pés Dele. Agindo assim o ato se torna adoração.   

Venha! Eleve-se a esta Divina experiência! Neste momento você é Satchidananda (Existência, Consciência e Bem-aventurança!) Este é o seu verdadeiro ser. Viver nesta consciência é Vida Divina.

Deus abençoe todos vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário