sábado, 19 de março de 2016



4. O que é Vida Divina ?

por Swami Sivananda



Transformar o animal no homem e elevar o que é humano nele em divino, expressando esta purificação em sua vida diária, continuamente, em vida e pensamento, palavra e ato - isto é verdadeiramente vida divina.

Falar a verdade a qualquer custo, falar docemente com amor, praticar a não violência, o celibato, contemplar o Senhor em todas as formas é Vida Divina.

Estar sempre em comunhão com o Senhor, exterminando a possessividade e o egoísmo através da fé, devoção e auto entrega é Vida Divina.

Se você deseja ser um devoto do Senhor, você deve também perceber os males da vida não divina. Isto certamente o salvará. A repetição dos Nomes do Senhor purificará a sua mente. Mas juntamente com isto você deve também praticar vichara. Quando a mente entreter pensamentos ímpios, lembre-se das consequências, por exemplo, dor, doença e morte. Também pense nas vantagens de levar uma vida pura. Lembre-se da vida dos santos e busque inspiração neles. Peça a Deus por mais e mais força. Leia o Ramayana, o Bhagavata e o Gita. Tudo isso é maravilhoso, tudo que lhe dá prazer, assim se apresenta por causa da beleza e da bem-aventurança de Deus que está por trás de tudo. A verdadeira beleza, verdadeira felicidade somente pode ser obtida de Deus que vive eternamente no seu coração.

Cada tentativa para cultivar virtudes divinas, altruísmo, retidão, coragem, serenidade, generosidade, compaixão e autocontrole – isto em realidade é vida Divina ou vida em Deus. Sempre mantenha uma mente equilibrada no sucesso e nos fracassos, na censura e na aprovação, honra e desonra, perda e ganho, quente e frio. Desista da identificação com o corpo, esposa, filhos e todos os tipos de propriedade. Identifique-se com a bem-aventurança imortal do Atman que a tudo permeia e repouse pacificamente em Brahman

Cada tentativa para cultivar virtudes divinas, altruísmo, retidão, coragem, serenidade, generosidade, compaixão e autocontrole – isto em realidade é vida Divina ou vida em Deus. Sempre mantenha uma mente equilibrada no sucesso e nos fracassos, na censura e na aprovação, honra e desonra, perda e ganho, quente e frio. Desista da identificação com o corpo, esposa, filhos e todos os tipos de propriedade. Identifique-se com a bem-aventurança imortal do Atman que a tudo permeia e repouse pacificamente em Brahman.

A vida do homem não deve estar confinada aos limites de sua família: mas deve abarcar toda a vila ou cidade, ou melhor, todo o estado, todo o país, toda a terra e todo o universo. Seu amor deve abranger o universo inteiro. Assim, quando ele ama o conhecimento para seu próprio bem e seu amor é universal e sem fronteiras, então o Deus todo poderoso se compraz porque o homem alcançou o cume de sua glória.

O verdadeiro objetivo da vida é retornar à fonte da qual viemos. Assim como o rio flui incessantemente até se unir ao oceano, a fonte última da qual ele se supre de água, assim como o fogo crepita e queima furiosamente até que se funde em sua própria origem, assim também, devemos ser incansáveis até que obtenhamos Sua graça e nos tornemos uno com Ele.

Tudo é Deus: Deus é tudo. Este mundo é nosso melhor mestre ou Guru. Existe uma lição em toda e cada experiência. Aprenda e tente se tornar sábio. Cada fracasso é o trampolim de sua fé em Deus. Cada doença é uma purgação karmica. Cada incidente desagradável é um teste para sua força espiritual interior.

Se você tiver fé e absoluta confiança no Senhor a fonte de tudo, seu único redentor, a única Realidade, a poderosa fonte de bem-aventurança e felicidade eterna em seu interior, você será de fato muito abençoado. Ele certamente tomará assento em seu nobre e puro coração. Pense na beleza da flor de lótus em seu coração. Tudo que surge em seu caminho é uma expressão de sua bela graça. Deus é seu pai Divino, amigo, guia, objetivo e provedor. Ele é o seu tudo. A fé no Senhor o levará a Ele. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário