segunda-feira, 13 de março de 2017

Até o Último Suspiro

Entrar na vida espiritual é uma rara bem-aventurança; é um grande bem. Levá-la a sério e engajar na sadhana espiritual ativa é uma segunda bem-aventurança e um bem ainda maior. Mas perseverar na vida espiritual, progredindo incessantemente, é o maior bem, é o coroar da bem-aventurança. O indivíduo decide: “Venha o que vier, até que o último suspiro deste corpo, eu não me desviarei do caminho da sadhana. Até o último suspiro deste corpo, devo perseverar. Devo me dedicar à vida divina. Serei um yogi; estarei sempre determinado a alcançar o Objetivo. Nunca devo afrouxar meus esforços, menos ainda, cessar meu esforço. Até o meu último suspiro devo ser um sadhaka. Venha o que vier serei um yogi até o fim. Qualquer coisa pode ser incerta, mas isso é certo. Tudo o mais pode ser indeciso, mas isso está decidido de uma vez por todas. Estou determinado que a vida espiritual será a minha vida, o objetivo espiritual será a minha meta. E Deus será a realidade central na minha vida. Vou viver minha vida para Deus e Sua realização.

Assim, se assumirmos com prazer essa atitude de “fazer ou morrer” diante da vida depois de uma séria deliberação e com firme convicção, isto seria na verdade a coroação da vida de sadhana do indivíduo. Este é o maior bem; é a suprema bem-aventurança. E é para tal tipo de sadhaka que o sucesso chega, o sucesso é certo, a realização espera. Aqui não existe dúvida ou imprecisão. O Ser Cósmico se entrega àquele que se doa totalmente ao Ser Cósmico, aquele que está preparado para viver ou morrer por isso. Isto é certo. Aquele que deixou tudo e só pede isso, que se entrega totalmente a tal. Essa é a verdade.

Portanto, alegrai-vos grandemente que esta escolha está diante de vós. Alegra-te muito que esta oportunidade te acene. Regozijai-vos grandemente que a dispensação do Divino é que a cada alma que busca pertence aquilo para o qual a sua vida é oferecida e vivida até o fim. “Aqueles que se entregam a mim, a mim me entrego.” Esta é a declaração. Isto é a vida, este é o momento, esta é a grande oportunidade. Que cada dia seja vivido com a consciência desta boa grande fortuna, com a consciência desta suprema bem-aventurança, desta oportunidade de ouro. Então não teremos nada para nos arrepender. Em vez disso, teremos toda a razão para nos alegrar. Existe um conceito no ocidente que se aplica ao campo do heroísmo: “O sucesso e a vitória são para aqueles que se atrevem. Um covarde morre milhares de vezes, mas o bravo apenas uma.” E essa morte vem em triunfo, em vitória e sucesso. É a coroa da glória, e é assegurada para aqueles que se atrevem. Mais do que qualquer outro campo do esforço humano, tal ousadia e dedicação, tal desafio da própria morte é chamado na vida espiritual.

Que a graça de Deus e Gurudev faça você desse material. Entre em contato com a pedra do filósofo, o ferro não permanece como ferro; torna-se puro ouro. Não sem significado, o Ser Cósmico trouxe você a viver em contato com os sublimes, ensinamentos de sabedoria espiritual de Swami Sivanandaji, que transformam a vida. Tendo assim entrado em contato, sejam heróis nesta disputa. Atreva-se a viver a vida espiritual até o fim e coroe-se com a bem-aventurança suprema do sucesso, vitória e uma vida triunfante!
(extraído do inglês do site sivanandaonline.com - tradução livre)


Nenhum comentário:

Postar um comentário