A
parte mais íntima de seu ser, a essência real, o princípio fundamental e eterno
de seu ser é idêntico ao supremo e cósmico Espírito Divino universal. Não é de
modo algum diferente, pois o Espírito Universal é a fonte, o substrato e a
plenitude, o próprio material da alma individual. Mas algo foi acrescentado a
ele, então há uma dualidade. Os fatores acrescentados não alteram de modo algum
a divindade essencial e mais íntima do Princípio Divino. Ele permanece o mesmo,
invariável. Pois é a realidade, e a realidade não muda. A realidade é sempre a
mesma. Há dentro de você uma realidade imutável, além de um aditivo temporário,
em constante mudança, que limita sua consciência, o torna incapaz de sentir sua
realidade em toda sua glória e grandeza. Esses fatores adicionados que limitam
seu Eu real são referidos como acessórios limitadores ou upadhis. São os cinco órgãos da ação, os cinco pranas, os cinco órgãos internos da percepção e o quádruplo instrumento
interno do pensamento, sentimento, memória e intelecto.
Você
deve ser capaz de perceber claramente essa dualidade. Nisto reside a chave para
a libertação e bem-aventurança. Nisto reside a solução para todos os problemas
que você pode estar enfrentando. Pois, praticamente tudo o que irá molestar,
aborrecer e incomodar está na parte do seu ser constituída por esses acessórios
limitadores. Em seu verdadeiro Eu, a parte interna de sua dualidade, não existe
problema, nenhum problema de qualquer tipo. Essa parte mais íntima é um centro
de bem-aventurança, alegria, paz e serenidade. Lá você encontra a cessação de
todos os dissabores e tudo o que o faz sofrer. Eles não existem no seu Eu
verdadeiro. Eles são apenas o jogo, os vários humores e modos desta metade
exterior. Se você puder pensar profundamente sobre isso e perceber a verdade de
que tudo o que torna o ser humano miserável neste plano terrestre pertence
apenas à metade terrena desta dualidade, enquanto a solução para tudo isso está
na metade interior, na eterna e espiritual metade divina desta dualidade, você irá
perceber de repente com surpresa, que dentro do problema está a solução. De
repente você se alegrará na realização; "Para todos as moléstias que estou
sofrendo, eu sou a solução, eu sou a solução! Se eu praticar a sadhana de ser eu mesmo, de permanecer
na minha realidade, então eu estou aplicando a solução e solucionando todos os
problemas. Esta sadhana de ser Eu mesmo,
num instante irá me libertar de tudo que constitui este samsara ".
Alegria
e tristeza, prazer e dor, e todos os desejos e inquietudes pertencem à mente,
ao intelecto e às emoções - ao não-Eu. Eles não podem te tocar, que constituem
a metade positiva e gloriosa dessa dualidade. Mesmo estando neste estado de
associar-se com esses adjuntos limitadores, você ainda está liberto de sua
identidade real mais íntima. Não há escravidão; você não está escravizado. Você
é um ser sempre liberto. A bem-aventurança é seu estado natural eterno e
imutável. Paz profunda é o que você é em todos os momentos, seja acordado,
sonhando ou dormindo. Você é a solução para todas essas pequenas, temporárias e
evanescentes vexações que vão fazer parte deste mundo. Você pode não ser capaz
de mudar o mundo, mas você sempre pode ser seu Eu! É a coisa mais simples. É
tão simples como é para um arco-íris para ser colorido, para o mel ser doce ou
para a música ser melodiosa, pois é a sua natureza inerente.
Portanto, considere este
fato, que embora você não seja capaz de mudar o mundo lá fora, não importa,
porque você pode ser seu próprio Eu. Seja o que você é e veja o que isso faz por
você. Esta é a maior sadhana. Esta é
a verdadeira religião. Isso é Yoga e Vedanta, e isso é sabedoria. Procurar
soluções quando a solução está bem dentro de você não faz sentido. Seja seu
próprio Eu, e isso é felicidade instantânea, paz instantânea, plenitude
instantânea. Pois então você permanece na eternidade e no infinito. Que a abençoada
mão de Gurudev te ajude a realizar este milagre interior - o maior dos
milagres!
(Texto extraído
de sivanandaonline.org. – Tradução livre)
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