quarta-feira, 2 de agosto de 2017

33. Faça Nobre e Melhor Uso com Aquilo que Você Possui

Existe uma expressão no ocidente: “Improvise: Significa que seja o que for que tivermos, bom ou mau, devemos fazer o melhor uso. Você deve fazer o que tiver que ser feito e não se lamentar sobre o que você não tem ou imaginar de que algum dia você terá. Ao invés, você olha para a dificuldade e faz o melhor que puder. Você não deve seguir esperando por um futuro fantasioso quando tudo estiver perfeito. Isto é um dos defeitos da mente – sempre buscar por um momento quando tudo estará ideal.

Existe também um importante provérbio: “Àquele que já possui, Deus dará ainda mais – em abundância. ” Seu significado é que se você fizer com o que Deus lhe deu, então automaticamente a plenitude suprema começa concedendo mais e mais, porque tendo feito o melhor com o que já possui, você criou condições para dar mais e para receber ainda mais. Alguma lei cósmica misteriosa parece começar a trabalhar e provê-lo com mais e mais, porque você mereceu por ter dado ao que possui o melhor uso. Você não tem sido negligente. Você não tem tratado com desrespeito o que você já foi dotado, que significa que você tem dado valor àquilo que o ser cósmico já lhe deu. Isto não é pouca coisa!  

Justificando o que quer que você tenha, tomando tudo junto, avaliamos nossa situação atual, nossos dotes, habilidade e faculdades, e dizemos, “Sim, isto é o que sou neste momento, então deixe-me dar a melhor e mais elevada utilidade com toda sinceridade possível e entusiasmo.” Se isto for feito, o que você não poderá adquirir? Logo no começo, você começa progredindo, avançando. Isso é uma grande coisa indispensável. Isso é o trabalho da graça.
Então, na luz dessa verdade, como devemos olhar para o que temos? Não é para ser desdenhado, mas olhar em sua totalidade. “Sim, isso é o que possuo. Deus me dotou com essa coisa chamada vida e com todos seus mais e menos. Eu a tenho, então deixe-me sentar e ver de que maneira eu posso fazer o meu melhor, e de que forma posso fazer o melhor uso da vida.” Isto significa que você começa olhando para as coisas de uma forma totalmente diferente: “Tudo que sou e tudo que a vida me traz possui algum valor nesta abordagem que agora decidir tomar. Então, deixe-me não mais analisar e dividir a vida em coisas que são úteis e não úteis, sadhana e não sadhana. Não, darei cem por cento de minha vida e ver de que forma posso tirar cada percentual de vantagem, como posso olhar para isso de uma forma diferente e ver em tudo isso uma forma de alcançar o objetivo. Não vou categorizar as coisas, nem tentar lutar ou rejeitar nada. Tomarei a vida como um todo e ver em tudo nela como um fator positivo mantido por Deus em toda sua inteligência para me ajudar. Mesmo quando cometo algum erro e tenho que pagar por ele, farei uso disso, pois sei agora o que deve e o que não deve ser feito.” Se assim for, o erro lhe deu uma valiosa visão da vida e o equipou com novo conhecimento. Ele o alertou para algo que talvez você até então não tivesse percebido, e isso é um fator positivo que o ajuda em sua vida espiritual. Além disso, você deveria reconhecer que você é algo mais do que esta vida que está vivendo. Você é algo além deste “mim” que parece ser tudo que você tem. Quando você sabe que você é algo além deste “mim”, você não se deixa levar pelo mim e diz “Eu”. Você sabe que isto é também uma doação, e você começa a pensar de que forma você pode fazer uso desse “mim” e esta vida de meu. Ambos são fatores que o real você, o eterno você, pode fazer uso. Aqui chegamos em última análise ao grande ditado: “Você é o que sua mente é.” Se você tem esta atitude mental, esta nova visão, você diz “não” para nada, e todas as coisas estão diante de você com um novo significado. Tudo é um fator positivo, e você tem que lidar com as coisas de uma forma em que elas se tornam ativas, não passivas.

Aqui surge a necessidade de nosso pensamento estar apoiado pela sabedoria do raciocínio. Com uma breve reflexão, você pode seguir tornando o negativo em positivo e nem sequer pensar nisso como negativo. “No momento não vejo uma situação positiva, mas deixe-me ver onde posso identificar o lado positivo dessa situação aparentemente negativa. ” Assim deve ser a sábia e judiciosa abordagem da vida do buscador. Que a graça de Deus e as bençãos de Gurudev lhe deem a chave para isto, guie seus passos e ilumine sua mente em cada passo.

(Extraído de sivanandaonline-org - tradução livre)








(Extraído de sivanandaonline.org – tradução livre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário