quarta-feira, 29 de agosto de 2018


Cultura Vedântica
Por
Sri Swami Sivananda

O Ser que é descrito nos Upanishads é Brahman ou Atman ou o Ser ou Absoluto. Ele é o manancial de todo conhecimento escriturístico. Ele é a fonte ou o útero de tudo. Ele é a existência absoluta, o conhecimento absoluto e a felicidade absoluta. Ele é indivisível, onipresente, independente, eterno e imortal. Ele está além do tempo, espaço e causação. Ele é sem começo e sem fim. Ele reside em todos os seres. Ele é a testemunha das atividades de todas as mentes.

O Atman ou o Self a tudo permeia. Ele está além do nascimento e da morte. Ele é imperecível, auto luminoso, eterno, puro e auto existente. Ele é pleno, imperecível e infinito. Ele é a testemunha silenciosa dos três estados, a saber, vigília, sonho e sono profundo. Ele está além de casta, credo ou cor. O pecado não pode tocá-lo porque ele é sempre puro. Dor, tristeza e ilusão não podem afetá-lo, porque Ele é toda-felicidade. Fome, preocupações e tribulações não podem atormentá-lo, porque Ele é todo bem-aventurança. A luxúria não pode alcançá-lo, porque ele é assexuado. A ira não pode se aproximar dEle, porque Ele está além da mente. Inquietude não pode agitá-lo, porque Ele é todo-paz. O tempo não pode devorá-lo, porque Ele é a eternidade.

O que na terra poderá lhe causar medo quando você percebeu sua identidade com tal Atman? O que na terra pode gerar ódio, ilusão, diferença e tristeza em você quando você vê o um em todos e todos no um? O que na terra poderá lhe causar agitação quando você transcendeu a mente e descansa pacificamente no seu próprio Sat-Chit-Ananda Svarupa - esse oceano magnânimo de felicidade e silêncio estupendo?

A pergunta: "Quem sou eu? O que é este Samsara? De onde eu vim? Para onde irei? Qual é o objetivo da vida? O que é Brahman ou Atman? Qual é a relação entre a alma individual e a alma suprema? Como atingir o objetivo? Posso me tornar imortal? Posso desfrutar de felicidade eterna? " Certamente surgirá na mente de todo ser humano em algum estágio de sua vida.

Aquele que pensa seriamente sobre essas questões e tenta atingir o objetivo é um homem sábio, mas aquele que não se importa em refletir sobre essas questões vitais, que leva uma vida sensual e não se esforça para alcançar a beatitude final da vida, é um tolo ou uma pessoa imprudente. Ele vive em vão. Ele é um fardo sobre a terra. Ele é um matador de seu próprio eu. Sua vida é realmente muito lamentável.
Só ele que é dedicado aos seus pais, que tem uma mente calma, que controla todos os seus sentidos, que tem uma mente unidirecionada, que é equipado com quatro meios, que é dotado de qualidades sáttvicas, que purificou sua mente mediante serviço altruísta constante, que removeu a agitação da mente por Upasana ou adoração, Japa e Kirtan e, por último, mas não menos importante, quem se senta aos pés de um preceptor, que é iluminado e bem versado no conhecimento das escrituras, é capaz de compreender a Verdade ou o único Princípio Eterno.

Prazeres mundanos são fugazes como os relâmpagos. A vida humana é efêmera como a bolha. O vigor da juventude é de curta duração. Todos estes são ilusórios neste mundo. Todas as coisas mundanas são apenas geradoras de dor. Não há nem um pingo de felicidade neste mundo. A riqueza que você deseja é apenas efêmera. O anseio por esposa e riqueza apenas o acorrenta. Uma coisa que é doce e agradável para você em um momento produz o reverso dessa sensação em outro momento. Quem não experimentou isso neste mundo? Por isso, cabe ao homem sábio concentrar sua mente no Atman ou no Ser e atingir o lugar

Não tenha medo das dificuldades e fracassos do caminho espiritual. Os fracassos são os trampolins para o sucesso. Dificuldades farão você mais forte e poderoso. Dificuldades desenvolverão sua força de vontade. Supere as dificuldades uma a uma. Use sua inteligência, sagacidade, discriminação e bom senso. Seja ousado. Permaneça firme. Seja alegre. Ignore o medo e a ansiedade. Marche corajosamente no caminho espiritual. Não olhe para trás. Extraia coragem, força e poder do interior. Toque na fonte. Vá direto. Refresque-se. Renove-se. Então marche com cautela. Tu és invencível. Nada nos três mundos pode te machucar. Tenha certeza. Permaneça sereno sempre. Sorria e alegre-se no Atman.

Não se limite a nomes e formas. Levante-se acima deles e perceba a Verdade. Assim como as bolhas, espuma e ondas vêm do oceano, existem no oceano e se dissolvem no próprio oceano, afinal esses nomes e formas ilusórios também surgiram de Brahman ou do Absoluto ou do Oceano de Bem-aventurança e Conhecimento, existem em Brahman e por fim, dissolvem-se em Brahman. Este mundo não é nada além de Brahman. Contemple o único Eu em todas as formas. Veja o Um em tudo e tudo no um.

Você pode dissipar a dor, a tristeza, a ignorância, o medo, a preocupação e a ansiedade apenas quando perceber o Brahman ou o Self. Esta é a declaração enfática do Vedanta. Não há outro caminho para alcançar a completa liberdade da ignorância, medo, tristeza e dor. De fato, é verdade mesmo! Pois como você poderá estar sujeito a medo quando você percebeu o Ser, quando você veio a saber que você é essencialmente idêntico ao não-dual Brahman e que não há outro vidente além de você, nenhum outro ouvinte a não ser você, não outro conhecedor mas você, nenhum outro pensador além de você? Quem deve ter medo de quem, quando se sente unidade em todo lugar? Quem magoará quem, quando todas as dualidades tiverem desaparecido totalmente?

A música da alma está no seu interior. O reino de Deus está dentro de você. O domínio da paz está dentro de você. A luz das luzes está dentro de você. O conhecimento está dentro de você. Os três mundos estão dentro de você. A fonte de poder, alegria, felicidade e vida está dentro de você. O céu e o inferno estão dentro de você. O depósito da sabedoria está dentro de você. A fonte da beleza está dentro de você. O oceano de felicidade e paz está dentro de você. Desvie o olhar dos objetos sensuais e olhe para o interior. Colete os raios dissipados da mente e medite seriamente no Ser. Mantenha comunhão com aquele princípio supremo desprovido de fantasias e modificações mentais. Junte-se à Luz das luzes internas. Mergulhe no oceano da felicidade. A grande servidão da mente cessará agora. Todas as dúvidas desaparecerão e todos os Karmas irão perecer. Você é um Jivanmukta ou um sábio libertado agora. Mova-se sem medo agora. Passeie alegremente, meu filho, por onde quer que você deseje.

Você experimenta desarmonia e discórdia quando Rajas e Tamas prevalecem na mente. Aniquile Tamas aumentando Rajas e destrua Rajas aumentando Sattva. Haverá harmonia e concordância quando Sattva prevalecer na mente. Vá além de Sattva e ouça a música celestial do espírito - música da qual você nunca ouviu falar antes. É a música do encontro da alma com a alma. É a música maravilhosa que transcende todos os Ragas e Raginis. É a música instável do Infinito - aquela melodia celestial que emociona os corações do meditador, aquela melodia celestial que ajuda os aspirantes a se fundirem em Brahman. É a música de OM ou Pranava Dhvani. É o som Anahata transcendental. É a música divina da flauta de Krishna. É o próprio silêncio. Afogue-se na felicidade da música interior da alma. Sua melodia e doçura estão além da descrição. Você deveria experimentar você mesmo.

Você é o verdadeiro mestre ou governador do mundo inteiro. Você não está preso à nada. Sinta a majestade do seu Eu. Quaisquer que sejam as circunstâncias e o ambiente, mantenha-se em paz e feliz. Abandone toda a ansiedade, medo e preocupação. Descanse em seu centro. Seja autoconfiante, satisfeito consigo mesmo e autocontido. Cante OM, cante OM e medite em OM. Realize o Self. Conheça o Ser e seja livre. Agora o mundo inteiro será um paraíso ou um paraíso para você. Você é o Senhor dos senhores, o Deus de todos os deuses, o imperador dos imperadores. Você está na posse de uma riqueza espiritual inesgotável. A soma total dos prazeres do mundo inteiro é uma mera queda quando comparada à bem-aventurança que você desfruta agora. Você é o oceano da felicidade agora. Que estado magnânimo! Mesmo a Adisesha de mil línguas não é capaz de descrevê-lo.

(Sivananda Day-to-Day 499)

Nenhum comentário:

Postar um comentário