segunda-feira, 3 de setembro de 2018


O Que É a Mente
Por
Sri Swami Sivananda

A mente é a causa da escravidão e da liberdade do homem. Uma mente que está cheia de Vasanas impuros tende a escravidão; enquanto uma mente que é desprovida de Vasanas tende a liberdade. A mente não é mente quando os Vasanas são destruídos. Você torna-se desprovido da mente. Quando você se torna desprovido da mente, a intuição surge e você é dotado do olho da sabedoria. Você desfruta de paz indescritível.

A mente é Vasanamaya. Este mundo é Vasanamaya Jagat. A mente se agarra a objetos sensuais através dos Vasanas e constantemente pensa em objetos. Se os Vasanas perecem, a mente deixa de pensar em objetos e alcançamos o estado de ausência de pensamentos.

Um dos hábitos mais comuns da mente é o hábito errante. Ela não é capaz de se fixar num ponto, como é da natureza do ar. Sri Krishna diz: "Ó poderosamente armado (Arjuna)! A mente é difícil de conter e está inquieta; mas pode ser contida pela prática constante e pelo desapego".

A destruição dos desejos e o controle dos indriyas são os passos essenciais para o controle da mente. É o desejo que deixa a mente inquieta. Os indriyas correm atrás dos objetos e a mente também segue os indriyas, assim como um cão segue o seu dono. Portanto, se você quiser aquietar essa mente errante, você terá que renunciar a todos os tipos de desejos e controlar os indriyas primeiro. Só então você será bem-sucedido na prática da concentração, meditação, domínio da vontade, da memória e do pensamento.

O ponto vital na concentração é trazer a mente para o mesmo ponto ou objeto de novo e de novo, limitando seu movimento a um pequeno círculo no começo. Esse é o objetivo principal. Chegará o tempo em que a mente irá se ater a apenas um ponto. Este é resultado de sadhana constante e prolongada. Deve haver uma linha de pensamento. Deve haver uma continuidade de pensamento, como o fluxo constante de óleo de um vaso para outro, como o som contínuo de um sino de igreja.

Você deve ser regular em sua prática de meditação. Você deve se sentar diariamente de manhã e à noite e nas mesmas horas. O humor meditativo ou Sattvic Bhava se manifestará por si mesmo sem esforço. Você deve se sentar no mesmo lugar, na mesma sala. A regularidade na meditação é um grande desiderato e condição sine qua non.

Mesmo que você não perceba nenhum resultado tangível na prática, você deve mergulhar na prática com sinceridade, seriedade, paciência e perseverança. Seus esforços serão certamente coroados com sucesso depois de algum tempo. Não pare esta prática mesmo por um dia, sob qualquer circunstância, mesmo se você estiver doente! A meditação é um tônico de primeira classe. A onda de meditação removerá todo tipo de doença. Irá infundir força espiritual, dará novo vigor e vitalidade.

Ore fervorosamente: "Ó Senhor Todo-misericordioso! Pela Tua graça, que eu realize a Verdade. Que eu sempre tenha pensamentos sublimes. Que eu me realize como a Luz Divina. Que eu sirva a humanidade com Atmabhava. Que eu seja livre da ganância, luxúria, egoísmo, ciúme e ódio. Que eu possa contemplar o doce e imortal Ser em todos os seres. Permita-me perceber Brahman com puro entendimento.

"Que aquela Luz das luzes sempre me guie. Que Ele purifique minha mente de todas as impurezas. Que Ele me inspire. Que Ele me dê poder, coragem e força. Que Ele remova o véu da mente. Que Ele remova todos os obstáculos no caminho espiritual. Que Ele torne minha vida feliz e frutífera. Eu me inclino a Ti, ó Deus dos deuses, ó Brahman dos Upanishads, Suporte de Maya e Isvara, a Ponte para a Imortalidade. "

Sem o Self tudo é vazio. É um fato bem conhecido que qualquer número de zeros não tem valor intrínseco, a menos que um número seja colocado antes deles. Mesmo assim, a riqueza de todos os três mundos não é nada, se você não levar uma vida espiritual, se você não tentar adquirir a riqueza espiritual. Você terá que viver no Ser interior. Você pode influenciar os outros, irradiar alegria e paz para milhões de pessoas, longe e perto, se você atingir a autorrealização. Você será afogado no oceano da bem-aventurança e conhecimento infinito.
(Sivananda Day-to-Day 500)

Nenhum comentário:

Postar um comentário