quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Contemple a Luz das Luzes – O Atman


por Sri Swami Chidananda


Dipavali ou Divali significa uma "fileira de luzes". Este festival cai nos últimos dois dias da metade escura de Asvina (setembro-outubro). Para alguns é um festival de três dias: o primeiro dia é Naraka-Chaturdasi, o segundo é Lakshmi-Puja no dia de Lua Nova e o terceiro é Bali-Padya. O festival de Dipavali é celebrada como a alegre comemoração da vitória das forças divinas sobre as trevas. Neste dia, de acordo com a tradição antiga, Sri Krishna matou o demônio Narakasura. Em nossos próprios corpos, o egoísmo ou Ahankara é o verdadeiro Narakasura. Mate esse egoísmo através da espada de Atma-Jnana ou conhecimento do Self, e funda-se em Sri Krishna, a Luz Suprema do mundo, e assim desfrute da Dipavali espiritual ou da iluminação interior.

Muitos festivais de Dipavali vieram e se foram e, no entanto, os corações da vasta maioria das pessoas estão tão sombrios quanto a noite de Lua Nova. As casas são iluminadas com luzes brilhantes, mas os corações estão cheios de trevas da ignorância. Ó homem! Desperte do sono da ignorância, erradique completamente o seu ego ou Ahankara (o verdadeiro Asura), e realize a eterna Luz da Alma, através da meditação, e Vichara ou investigação, e dissipe as trevas da ignorância, e alcance plena iluminação interior. 
A tela que obscurece o esplendor e a luz do Atman é chamada de véu de Ajnana ou Maya. Maya é Trigunatmika, Sattva, Rajas e Tamas combinadas, Ajnana é manifestada na consciência individual em três formas: Mala (impureza), Vikshepa (distração) e Avarana (véu). Após a destruição das duas primeiras, é na destruição final do Avarana que todas as dualidades deixam de existir e a mais elevada consciência não-dual do Atman resplandece ali em toda a sua radiância e brilho. Essa verdade nos é trazida pela batalha entre o Atma-Sakti, representada por Sri Krishna e pelo demônio Narakasura, que é aniquilado no final.

O aspecto final de Ajnana (Maya) nada mais é do que o ego humano que continua persistindo até o fim, e é uma luta prolongada pela qual o Sadhaka finalmente o supera e tem Aparoksha Anubhuti ou realização direta. O ego do homem persiste até o limiar do Nirvikalpa Samadhi. Dizem-nos que, sempre, em um dos tipos mais elevados de Savikalpa Samadhi, quando todos os outros aspectos da consciência de Jiva são completamente erradicados; o mero sentimento do "eu sou" (Asmita) persiste. Aprendemos com isso que é somente quando começamos a nos aprofundar e aprofundar em Dhyana que certos obstáculos, profundamente ocultos Vasanas e Samskaras de experiências passadas, começam a se fazer sentir. Nos primeiros estágios superficiais da meditação, a maioria dos Vasanas profundamente submersos não surge na forma de Vrittis, porque eles estão no fundo do inconsciente do indivíduo. É somente quando a meditação avança e se torna profunda que esses Vasanas ocultos de repente surgem na vida e começam a distrair a meditação interior do Sadhaka. É a aguçada pontualidade da mente meditativa, a fixidez absoluta da concentração, a Tivra Ekagrata, a Brahmakara-Vritti que é gerada e mantida firmemente que vence: o último ataque das Vasanas ocultas, subitamente despertados, em um assalto final.

Do que foi dito, uma grande verdade nos é revelada, isto é, o ego é muito difícil de identificar, fixar, capturar e destruir, pois não sabemos de que forma particular ele realmente persiste. Portanto, mesmo o maior dos sábios, o mais sério e sincero dos que buscam e o mais inteligente dos iogues são também frequentemente enganados pelas diferentes formas e disfarces, que o ego Bahupupi (todo formado) assume. É um mestre estrategista. Estaremos procurando o ego de alguma forma específica com uma noção particular de sua natureza; mas vamos descobrir que ele não está lá. E nós seremos pegos de surpresa; seremos descuidados com uma falsa suposição de que o ego foi completamente removido. Mas, para nossa surpresa, notaremos que o ego sempre esteve lá, que mudou tão completamente sua forma que não a encontramos na forma em que pensamos, mas está em uma forma totalmente diferente que nós não reconhecemos de forma alguma.  Ego é o primeiro filho de Maya, é um excelente ator. Nenhuma vigilância será o bastante da parte do buscador, se ele estiver determinado a rastrear o ego até sua última posição e destruí-lo.

O ego pode enganar e escravizar todas as partes do buscador, mas não aquela parte que é formal e totalmente entregue ao Divino. O Divino não pode ser enganado. O único seguro contra o engano do ego é uma alma inteira que se entrega ao Divino, de modo que nos tornamos completamente fundidos no Divino e permitimos que o Divino tome posse completa de nós. Pois é somente o Senhor quem pode vencer Maya. Nenhuma esperteza do indivíduo poderá ser suficiente para erradicar este produto de Maya, ego, porque o próprio fato da individualidade está dentro do reino de Maya. A consciência individual flui da Mula-Avidya (ignorância primordial). Enquanto você estiver em Ajnana, nunca poderá perceber sua natureza em todos os seus aspectos sutis. É através de uma entrega completa de nós mesmos ao Divino que seremos capazes de ir além do limite de nossa ignorância ou Avidya. Esta é uma verdade muito sutil que só será aparente depois de muita reflexão, Vichara.
Deve-se desenvolver um forte Vichara shakti (poder de discriminação). Vichara é o maior amigo do aspirante, benquerente e guia em cada estágio da Sadhana, até o final, até que ele seja fundido em Samadhi. Aspectos progressistas da mais refinada e mais refinada Vichara Sakti são companheiras indispensáveis ao Sadhaka em todos os estágios da ascensão. Se o líder é indicado, mas o exército não está unido em sua disposição de aceitá-lo, é provável que haja divergências dentro das fileiras, o que dificultará o bom andamento e o resultado da campanha. Do mesmo modo, se a personalidade do Sadhaka estiver dividida contra si mesma, e há algumas partes que não estão dispostas a aceitar as novas implicações da oração respondida e do trabalho da Graça, essas pequenas partes podem trazer um grande atraso no progresso, evolução espiritual e expansão da consciência. Com Vichara Sakti constantemente ativo, com resolução firme, com fé firme e profunda no Senhor, a pessoa terá que passar pelo estágio crítico; e uma vez que haja uma total aceitação da Graça e total rendição aos pés do Divino, não pode haver medo. Aqui está o jogo do Divino, e a parte do indivíduo é uma e apenas uma de um desejoso mudo seguidor. De agora em diante a Sadhana prossegue em um plano superior.

Aqui, a aniquilação final da ignorância é produzida. Podemos comparar esse estágio com os estágios Pratyahara, Dharana e Dhyana do caminho do Yoga, onde a destruição de Ajnana em seus aspectos mais sutis acontece. Novamente nos é dito nas escrituras que Brahma-Jnana não é uma coisa a ser adquirida, é algo que já existe em nós eternamente. A única exigência é que a coisa que a obstrui tenha que ser removida.

A verdade que as diferentes observâncias sagradas e festivais simbolizam é melhor compreendida e vislumbrada quando a escritura sagrada é imparcialmente estudada. Comece a meditação diária regular (aqueles que não são regulares, tome uma decisão sobre a ocasião sagrada de Dipavali) e Vichara, e sinta por si mesmo o maravilhoso poder que você obtém dela. Esse é o poder real dos poderes. Ele irá protegê-lo de todos os perigos, dar-lhe força infinita para superar todos os obstáculos e levá-lo-á ao auge do esplendor, poder, paz e iluminação.

Ó homem, Desperte, Levante-se! Cante os nomes do senhor. Adore e medite na Deusa Lakshmi, a Morada de todas as virtudes. Faça Vichara. Vire uma nova página no livro da sua vida. Acenda a lâmpada da sabedoria em seu coração e separe as trevas da ignorância - a percepção do nome e da forma. Contemple agora a Luz das luzes, o Atma dentro de você. Que todos os corações dos homens sejam iluminados com sabedoria!
Sivananda Day-to-day (507)


Nenhum comentário:

Postar um comentário