sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Navaratri Durga Puja, Seu Significado
Por
Sri Swami Sivananda

Os rituais religiosos, a adoração tradicional e os Vratas às vezes têm mais de um significado. Além de ser a adoração do Divino, eles são comemorativos de ativos eventos passados, alegóricos quando interpretados do ponto de vista Oculto e, por último, indicadores profundamente significativos e guias reveladores do Jiva em seu caminho para a Realização.

Exteriormente, a adoração de nove dias de Devi ou da Mãe é da natureza de um Vijaya-Utsava. Estes nove dias de triunfo são oferecidos à Mãe por Sua luta bem-sucedida contra os formidáveis demônios liderados por Sumbha e Nisumbha. Mas para o aspirante espiritual em sua vida de Sadhana, a divisão particular dos Navaratri em conjuntos de três dias para adorar diferentes aspectos da Deusa Suprema tem uma verdade muito sublime, mas completamente prática, para revelar. Em seu aspecto cósmico, ele simboliza os estágios da evolução do Homem em Deus, de um Jiva até um Siva. Em sua importância individual, mostra o curso que sua Sadhana espiritual deve seguir.

Agora, o propósito central da existência é reconhecer sua identidade eterna com o Espírito Supremo. É crescer na imagem do Divino. O Supremo incorpora a mais alta perfeição. É pureza imaculada, Niranjana. Reconhecer sua identidade com Aquilo, para alcançar a união com Aquilo, é realmente crescer na mesma semelhança do Divino. O Sadhaka tem, portanto, como o passo inicial, livrar-se antes de tudo das inúmeras impurezas e dos elementos não-divinos que se apegaram a ele em seu estado corporificado. Então ele tem que adquirir virtudes elevadas, qualidades divinas auspiciosas. Assim purificado e tornado cheio de Sattva, o Conhecimento brilha sobre ele como os brilhantes raios do Sol sobre as águas cristalinas de um lago perfeitamente calmo.

Este processo da Sadhana implica determinação resoluta, esforço determinado e luta árdua. Em outras palavras, a força, a infinita Sakti, é a principal necessidade. É a Mãe Divina, Suprema Sakti de Brahman, que tem que operar através do aspirante. Depois, considere como, nos primeiros três dias, a Mãe é adorada como Poder, Força - Durga, a Terrível. Você reza a Mãe Durga para destruir todas as suas impurezas, seus vícios, seus defeitos. Ela deve lutar e aniquilar as qualidades animais mais básicas do Sadhaka, o Asura inferior em sua natureza. Além disso, Ela é o Poder que protege sua Sadhana de seus muitos perigos e armadilhas. Assim, os primeiros três dias, marcando o primeiro estágio de destruição de Mala (impurezas) e determinado esforço e luta para derrotar as malvadas Vasanas em sua mente, são separados para a adoração do aspecto destrutivo da Mãe.

Uma vez que você tenha cumprido sua tarefa do lado negativo, o de quebrar as Vasanas impuras, propensões e velhos hábitos, o próximo passo é construir uma personalidade espiritual sublime, para adquirir qualidades positivas no lugar das qualidades Asuricas eliminadas. As qualidades Divinas, Daivi Sampat que o Senhor Krishna enumera no Gita, devem ser adquiridas. O Sadhaka deve cultivar e desenvolver todas as qualidades auspiciosas. Ele tem que acumular imensa riqueza espiritual para capacitá-lo a pagar o preço pela joia rara da sabedoria divina (Jnanaratna). Se esse desenvolvimento das qualidades opostas (Pratipaksha Bhavana) não for levado a sério, a velha natureza assúrica levantará sua cabeça repetidas vezes. Portanto, esse estágio é tão importante na carreira de um aspirante quanto o anterior. A diferença essencial é que a primeira é uma aniquilação impiedosa e determinada do eu inferior egoísta e imundo; o último é um esforço ordenado, constante, calmo e sereno para desenvolver a pureza. Este lado mais agradável da Sadhana do aspirante é representado pelo culto da Mãe Lakshmi. Ela concede aos seus devotos a riqueza inesgotável de Daivi Sampat. Lakshmi é o aspecto de Sampat-Dayini de Brahman. Ela é a própria Pureza. Assim, a adoração da Deusa Lakshmi é realizada durante o segundo conjunto de três dias.

Uma vez que o aspirante consiga eliminar as propensões do mal e desenvolver as puras qualidades Sátvicas, ele se torna um Adhikari. Ele está pronto agora para receber a Luz da Sabedoria Suprema. Ele está apto a obter o Conhecimento Divino. Neste estágio surge a devotada adoração de Sri Sarasvati, que é o Conhecimento Divino personificado, a Incorporação de Brahmajnana. O som de Sua Veena celestial desperta as notas das sublimes Mahavakyas e dos Pranava. Ela concede o Conhecimento do Supremo Naada e, em seguida, dá Atmajnana como representado por seu puro e deslumbrante traje branco como a neve. Propiciar Sri Sarasvati, a Doadora de Jnana, é portanto o terceiro estágio.

O décimo dia - Vijaya Dasami - marca a aclamação triunfal do Jiva por ter atingido Jivanmukti através da descida do conhecimento pela graça da Deusa Sarasvati. O Jiva repousa em Seu próprio Ser Supremo de Sat-Chit-Ananda (Existência-conhecimento-Bem-aventurança Absoluta). Este dia celebra a vitória, a conquista do objetivo. A bandeira da vitória voa no alto. Veja! Eu sou Ele! Eu sou Ele!!

Chidananda Rupah Sivoham, Sivoham, Chidananda Rupah Sivoham, Sivoham.

Esse arranjo também tem um significado especial na evolução espiritual do aspirante. Ele marca os estágios de evolução que são indispensáveis para todo Sadhaka, através do qual cada um deve passar. Um naturalmente leva ao outro e para curto-circuito isso inevitavelmente resultaria em um fracasso miserável. Hoje em dia muitos sadhakas ignorantes visam diretamente a aquisição do Conhecimento sem as preliminares de purificação e aquisição de Daivi Sampath e reclamam que eles não estão progredindo no Caminho. Como eles podem? O conhecimento não descerá até que as impurezas sejam lavadas e a pureza seja desenvolvida. Nem a planta Sattvica pode crescer em solo impuro.

Siga este arranjo, seus esforços serão atendidos com sucesso. Este é o seu caminho. Naanya pantha vidyate ayanaaya, nenhum outro caminho é conhecido para salvação. Destrua uma qualidade má, desenvolva a virtude oposta. Por este processo, você logo se elevará a essa perfeição que culminará nessa identidade com Brahman, que é o seu objetivo. Então todo o conhecimento será seu; você será onisciente, onipotente, sentirá sua onipresença. Você vai se ver em tudo. Você será um Jivanmukta. Você terá alcançado a vitória eterna sobre a roda do nascimento e da morte, sobre o demônio Samsara. Não mais dor, não mais miséria, não mais nascimento, não mais morte. Vitória, que a Vitória seja sua!

Glória à Divina Mãe! Deixe-a levá-lo passo a passo, ao topo da escada espiritual e uni-lo ao Senhor!

(Sivananda Day-to-day 506)

Nenhum comentário:

Postar um comentário