quinta-feira, 16 de abril de 2020

Sivananda Day-to-day 525

O Que É Samadhi?

Por
Swami Sivananda

Mente e respiração são como leite e água. Raja Yoga é o controle da mente. Quem quer se tornar um yogi perfeito e experimentar o maravilhoso samadhi deve controlar a mente e a respiração. Ele deve praticar continuamente o Yoga e observar as regras. Ele deve superar completamente os cinco Tattvas.
  
A restrição da mente (Nirodha) leva a Jnana. Nirodha é o culminar de Sankhya e Yoga. É Nirodha que subjaz a todos os Sadhanas ou exercícios espirituais. A restrição da mente é a essência de toda adoração. Estes são Jnana e Dhyana. O fim mais elevado é alcançado pela restrição da mente. A mente deve ser completamente contida nos objetos. A mente deve ser restringida até atingir a dissolução no coração.

Atman ou Brahman é o seu Eu imortal. É a única realidade ardente. Se você conhece apenas este Atman, pode alcançar a perfeição. A perfeição pode ser sua nesta vida. Atman deve ser reconhecido, ser conhecido como o seu ser mais íntimo através do Samadhi. Se você conhece este Atman, que é a Realidade Suprema, que é a Perfeição, apenas sua vida se torna existência útil e real. O conhecedor do Atman, a perfeição interior, atravessa todas as tristezas e se torna livre. Se você não conhece este Atman, então há uma grande perda para você.

Samadhi não é um mero entusiasmo emocional ou uma alegria de sentir. É a experiência intuitiva única direta da Verdade ou Consciência Absoluta ou da Realidade Suprema. Está além de todo sentimento, latejante e emocionante. Existe uma perfeita consciência em Samadhi, que está além da expressão e do sentimento. O aspirante repousa agora em seu centro - o objetivo de sua busca e realiza a absoluta liberdade, independência e perfeição.

Assim como um homem que procura ansiosamente os meios de escapar do meio de uma casa em chamas, também o aspirante deve ter um desejo ardente de se libertar do fogo de Samsara. Só então ele será capaz de entrar em profunda meditação e Samadhi.

A mente se torna o próprio Brahman, quando é purificada e trazida ao estado de Samadhi. Em Samadhi não há percepção da dualidade, que é a causa do medo. Avidya está ausente em Samadhi.

Samadhi o instala no Atman. Através de Samadhi, o eu finito é absorvido na Consciência Infinita ou Absoluta. Em Samadhi não há tensão mental. Há perfeita quietude ou equilíbrio perfeito. Existe inibição mental total. Samadhi segue a meditação. A meditação profunda é Samadhi. A mente que é dotada de uma disciplina acabada em intensa contemplação pode entrar no Nirvikalpa Samadhi.

Em Samadhi, a mente se retira de sua ocupação natural ou habitual e se fixa ao Atman, que não é tocado pela mente. A mente não funciona de modo algum em Samadhi. É absorvida em Brahman. Se você pode induzir conscientemente um estado de sono profundo, ele não é mais sono profundo, mas é Samadhi. É o sono sem sono, em que os sentidos e a mente cessam completamente seu funcionamento, e o véu da ignorância é destruído pelo fogo do conhecimento. O aspirante desfruta de perfeita alegria da liberdade e de experiências infinitas, supra cósmicas, vastas e do silêncio supremo do Imperecível.

Em Samadhi, a mente purificada se retira dos objetos externos, olha para dentro e concentra-se no Eu Interior ou no Atman. Ela se resolve no Atman, sua fonte, e se torna o próprio Atman. Ele toma a forma do Atman, assim como a cânfora se torna o próprio fogo. O conhecimento de Brahman ou Atman é uma experiência real e não um mero conhecimento. Conhecer Brahman é tornar-se Brahman "Brahmavid Brahmaiva bhavati" - esta é a declaração enfática dos Upanishads.

Em Samadhi, há revelação, insight ou intuição. O Jnana Chakshus ou Divya Chakshus é aberto. O terceiro olho da sabedoria se abre quando o Brahmakara Vritti é levantado. O sábio nascido da experiência de Samadhi se estabelece em seu próprio Ser. Ele é dotado de visão cósmica e conhecimento divino transcendental.

Enquanto você estiver em Samadhi Nishtha, existe apenas Brahman ou o Absoluto. Nirantara Samadhi não significa sentar de olhos vendados, mas a renúncia ao apego ao corpo e considerar a alma individual e a Alma suprema como uma só e saber que o praticante em si é Paramatman e age com base nesse conhecimento. Samadhi significa aniquilação ou absorção da mente. Onde quer que vá, ele contempla o Eu único em todos os lugares. Nem a autoabnegação nem o autoconhecimento são suficientes, mas a coexistência de autoabnegação e autoconhecimento constitui Nirantara Samadhi. O autoconhecimento é Brahma-Nishtha. Quem adquiriu isso não tem corpo.

O estado em que a mente permanece livre de sensações é Mukti. Vishaya significa a função dos sentidos. Portanto, o estado da mente que permanece desconectado com os sentidos ou com as próprias funções ou ações da mente, como esperanças, medos etc., é Mukti. A mente sem se misturar com Brahman não pode ser desconectada das sensações. A mente se torna uma com Brahman. Isto é Mukti. Este é o estado de Nirvishaya.

A alma individual se torna Alma Suprema. Isto é Mukti. Assim como o sal misturado à água se torna água, a mente misturada com Brahman acaba se tornando o próprio Brahman. Quando a mente se torna Brahman, este mundo que é a criação da mente também se derrete em Brahman e se torna o próprio Brahman. Portanto, Tudo Isto é Brahman virá para casa apenas para quem praticou este Nishtha.

Segundo o Vedanta, a aniquilação de Avidya ou a ignorância leva a Samadhi. Segundo Rishi Patanjali, o aspirante alcança Samadhi removendo o domínio de Prakriti pela prática e disciplina.

O Vedantin desfruta da felicidade eterna e da facilidade natural de Sahaja Samadhi. Ele permanece como uma Sakshi ou testemunha silenciosa. Ele não faz nenhuma tentativa séria de controlar a corrente psíquica ou a corrente de pensamento. Ele eleva o Brahmakara Vritti meditando sobre o significado do Mahavakya "Tat Tvam Asi". O Chitta é modificado na forma de Brahmakara Vritti. Todas as outras modificações são retiradas. Este Vritti aniquila a ignorância e morre por si mesmo, e Brahman brilha quando o aspirante realiza sua identidade. Quando o Vritti é contínuo, é alcançada a forma mais alta de Samadhi, isto é, Nirvikalpa Samadhi. Quando é intermitente, o sábio alcança Savikalpa Samadhi.

O Samadhi no Jnani é fácil e espontâneo. "Yatra yatra mano yaati tatra tatra samadhayah" - onde quer que a mente vá, ela experimenta Samadhi. Ele repousa sempre em Samadhi. Não há 'em Samadhi' e 'fora de Samadhi' para um sábio. Ele experimenta Samadhi sempre sem nenhum esforço. Por isso, é chamado Sahajavastha ou Sahaja Samadhi. Ele desfruta de liberdade, felicidade e paz, em todos os momentos de sua vida. Ele bebe o néctar da imortalidade nesta mesma vida.

O Samadhi Yogi é analítico e discriminativo. Neste Samadhi, maior ênfase é colocada na discriminação entre os Prakriti e Purusha. Em Jnana Samadhi, nenhuma discriminação é necessária. Brahmakara Vritti, criada por uma tentativa de se tornar idêntico ao Ser Supremo ou Brahma Chintana, destrói Avidya e morre por si mesmo.

Obstáculos ao Samadhi

Sejam corajosos, amigos! Você encontrará vários obstáculos ao tentar controlar a mente e entrar em Samadhi. Você terá que conquistar Laya (inatividade mental), Vikshepa - (distrações), Kashaya (paixão) e Sukharaga (gosto pelo prazer).

Laya ou inatividade mental é um estado equivalente ao sono profundo. Isso é tanto uma fonte do mal quanto paixão.

Acorde a mente em Laya. Mesmo que você tenha conquistado Laya e a distração pela prática repetida, por Vairagya e Jnanabhyasa ou Brahma Chintana, a mente ainda não entrará em um estado de perfeito equilíbrio ou serenidade. Estará num estágio intermediário. A mente ainda não está livre de Raga ou apego, que é a semente de toda a sua atividade na direção de objetos externos. Ainda há uma paixão oculta ou Vasanas ou Kashaya ocultos. Você terá que restringir a mente repetidamente por Vichara e fazer meditação e prática rigorosas de Samprajnata ou Savikalpa Samadhi. Finalmente, você deve descansar em Asamprajnata ou Samadhi sem sementes (Nirbija Samadhi).

Você não é capaz de entrar em Samadhi, porque não é capaz de praticar meditação. Você não é capaz de fazer meditação profunda, porque não é capaz de fixar a mente com firmeza ou se concentrar. Você não é capaz de se concentrar adequadamente, porque não é capaz de praticar Pratyahara ou a retirada dos sentidos dos objetos completamente. Você não é capaz de praticar Pratyahara completamente, porque não obteve domínio sobre Asanas e Prana através de Pranayama e não está estabelecido em Yama e Niyama, que são a base do Yoga.

O aspirante que deseja alcançar Samadhi deve ter paciência como a do pássaro Tittibha, que tentou esvaziar o oceano com o bico. Uma vez que ele resolva com firmeza, os deuses vão ajudá-lo da mesma maneira que Garuda ajudou Tittibha. A ajuda invariavelmente vem de todos os seres em um ato justo. Até os macacos e esquilos ajudaram Rama a resgatar Sita. Aquele que é dotado de domínio próprio, coragem, coragem, intrepidez, paciência e perseverança, força e habilidade, pode conseguir qualquer coisa. Você nunca deve desistir de sua tentativa, mesmo se encontrar dificuldades insuperáveis.

Sempre que o desejo incomodá-lo, tente alcançar Vairagya observando os defeitos da vida sensual. Cultive desapego ou indiferença aos prazeres sensuais. Pense que o prazer produz dor e vários problemas e tudo é perecível. Retire a mente repetidamente dos objetos e fixe-a no Eu Imortal ou na figura do Senhor. Quando a mente atinge um estado de equanimidade, quando é libertada da distração e de Laya, não a perturbe.

Você deve afastar a mente do prazer de Savikalpa Samadhi, que é chamado Rasasvada. Rasasvada também é um obstáculo. Isso impede que o aspirante atinja o Nirvikalpa Samadhi. Alguns aspirantes obtêm falso contentamento ao atingir essa felicidade e param seu Sadhana. Eles não tentam atingir o estado de Nirvikalpa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário