quinta-feira, 9 de abril de 2020

Sivananda day-to-day 524

Como Surgem As Experiências?

Sri Swami Chidananda


Radiante Atman imortal! Divindades abençoadas! Filhos do Divino! Amados buscadores do Senhor! Aspirantes espirituais! Praticantes de Yoga no caminho do Yoga prático! Estou muito feliz em recebê-lo nesta Satsanga de sábado à noite.

Neste dia, como minha humilde e amorosa contribuição a esta Satsanga, gostaria de oferecer um pensamento para consideração e reflexão. Posso prometer que isso trará um entendimento adicional sobre as experiências pelas quais você passa na vida.

Qual é a base das experiências humanas? Elas realmente existem fora de você? Elas têm uma existência independente além de você? Suas alegrias e tristezas, seu riso feliz e suas lágrimas de choro - essas coisas existem neste mundo fora de você? Elas vêm e se chocam em você? Ou o verdadeiro estado ou afazeres são algo diferente?

Quem te faz feliz? Quem te faz chorar? Você pode apontar o dedo para alguém ou alguma coisa e dizer: “Essa é a causa da minha felicidade; esta é a causa da minha tristeza”? É isso que todos nós fazemos. Pensamos que todos somos pessoas maravilhosas e inocentes; mas que esse mundo “fora” nos trata muito mal. Somos incomodados pelo mundo de uma forma muito injusta. Estamos buscando os motivos.

Mesmo supondo que admitimos por um tempo que possivelmente existe algo fora de nós que nos torna feliz ou infeliz - mesmo assim, não é devido a outra pessoa! Esta é a grande visão e sabedoria da compreensão védica da vida. Em última análise, você é a raiz do que quer que chegue até você - mesmo quando parece que vem de fora. Você é a causa de todas as suas experiências - sejam elas quais forem - sejam mais ou menos, positivas ou negativas, alegria ou tristeza. Você não pode culpar alguém, muito menos acusar alguém. Ninguém é responsável.
Mas a dimensão ainda mais essencial e primordial é essa primeira pergunta - há algo lá fora? Este mundo é capaz de nos dar experiências? Atribuímos uma grande quantidade de poder a este mundo. Mas isso é merecido? Este é um mundo de coisas inertes, e somos seres conscientes. Quem é superior? As coisas inertes podem dar experiências aos seres conscientes? Não estou falando de você quebrar uma perna em um acidente de carro - isso é algo físico, pelo qual o corpo sofre exatamente como doenças, velhice, enfermidades, sofrimentos e dores, tosses e resfriados. Além disso, as experiências internas de nossa frustração, decepção, satisfação, felicidade, tristeza - isso também vem de fora? Isto existe separado de nós?

Um grande sábio descartou toda essa coisa. Ele deu uma resposta curta e rápida. Ele disse: "Apenas considere o que acontece todos os dias, depois de ter um dia inteiro de trabalho, atividades sociais etc., e você está exausto. Você vai para cama e dorme. E no momento em que você sai desse estado de consciência desperta e entra no estado de sono profundo, todos os seus problemas, tristezas e experiências deste mundo exterior deixam de existir! Eles simplesmente desaparecem de vista. Tudo o que prevalece durante a sua consciência desperta - a partir do momento em que você acorda de manhã, durante todo o dia - está acabado. Você não tem problemas, não sente infelicidade - sem medo, sem decepções, sem frustração, sem ansiedade, sem tensão, nada! Você entra num estado sereno onde tudo é tranquilo, pacífico e silencioso. "

E se esse estado não chegar a você por dois ou três dias seguidos, você fica chateado e quer ir ao médico ou tomar uma pílula. Todas as pessoas em todo o mundo buscam esse estado - pode ser um prisioneiro condenado em sua cela ou algum homem cumprindo pena de prisão perpétua, ou pode ser um vagabundo que vive apenas de restos ou doações, ou pode ser um multimilionário, um imperador. Não importa qual seja a vida exterior - ela pode ser cheia de luxo, e mesmo assim ele precisa procurar esse outro estado, noite após noite. Supondo que você diga: "Por que você quer dormir? Por que não continuar desfrutando desses luxos e riquezas?" "Não. Não. Não." Chega o momento em que esse estado parece ser mais cobiçado. E, portanto, o imperador e o mendigo, ambos, procuram entrar em um estado em que este mundo não existe - não há relacionamento humano, não há problemas psicológicos, nenhum problema ou complicação de qualquer tipo. Tudo é 'Shanti, Shanti, Shantih' (Paz, Paz, Paz). Isso não é maravilhoso? O que nos leva a entrar nesse estado em que as coisas deixam de existir? Bem, você pode entender, porque quando você entra nesse estado, tudo desaparece instantaneamente, magicamente! Esse grande sábio disse: "Isso não é tudo. Veja o que acontece no momento em que você acorda. Todas essas coisas voltam para você! Por que elas desaparecem quando você dorme; e por que elas começam mais uma vez quando você retorna para o estado desperto?" 

Elas desaparecem porque a mente deixa de ser ativa. No momento em que você entra nesse estado, a mente para - não há pensamentos. No momento em que você acorda, a mente começa a se tornar ativa e no momento em que a atividade mental começa, o mundo inteiro com todas as suas experiências volta. Portanto, o chefão de toda essa questão é a atividade da mente. Isso significa que, se somos capazes de mudar a natureza da atividade da mente, temos a chave para provocar uma mudança na natureza das experiências que podem vir até nós de fora.

Agora, aqui não estamos preocupados com todas as coisas. Estamos preocupados com alegria e tristeza, porque esse é o cerne da situação humana. Não queremos tristeza e dor - queremos felicidade e alegria. É isso que todos estão procurando. Portanto, essa pergunta em particular é mais imediata e relevante para nós.

Todas as suas experiências são criadas por você. Você faz sua própria felicidade e sua própria miséria. Essa é a verdade. Reflita sobre essa verdade de novo e de novo. Logo no início, se você se recusar a permitir que algo neste mundo o afete dessa maneira ou daquela maneira, então você já garantiu o que acontecerá com você e o que não acontecerá com você. E mesmo que não seja feito logo no início - supondo que ocorra um episódio devastador repentino, algo terrível acontece, e você é pego de surpresa - ao vê-lo, ao se deparar com ele, em um relâmpago de momento você pensa: "Ah, não! É assim que vou reagir a isso. Não vou permitir que isso me devaste". Chegar a essa decisão instantânea pode fazer toda a diferença entre desmoronar e se sentir infeliz, ou ficar de pé como uma pedra, não importa o que aconteça.

Mas então, essa decisão esclarecedora do momento, nessa fração de segundo, está por trás todo o conhecimento do que você se treinou para ser, do que ouviu, o que aprendeu como lições de vida, e como você cultivou a si mesmo - hereditariedade, ambiente, educação de seus pais, o que eles fizeram com você, o que eles disseram; e então, suas próprias observações da vida, compreensão gradual das pessoas, do mundo e de suas experiências; e depois, se Deus quiser, você começará a procurar a fonte da sabedoria, escrituras, livros filosóficos e entrar em contato com aqueles que seguiram esse caminho antes de você, que reuniram discernimento e sabedoria, e você começou a ouvir e absorver essas verdades. Portanto, existe todo esse conhecimento que você fez de si mesmo, como se moldou - que finalmente permite que você chegue com sucesso a uma decisão em uma fração de segundo sobre qualquer experiência. Para uma pessoa cuja formação é discriminação, investigação filosófica, observação aguçada, análise, compreensão mais profunda e visão superior, o mundo não tem o poder de abalá-lo. Não pode dobrá-lo.

Mas se esse conhecimento não estiver presente, você será um brinquedo nas mãos de tudo o que estiver fora de você. Tudo terá o poder de empurrar, puxar, sacudir e fazer você chorar ou rir. Não é prudente dar esse poder às coisas externas para gerenciar sua vida interior. Você deveria ser o dono de sua própria casa - de sua própria situação interior. E, portanto, você deve se cultivar seriamente, seguir a discriminação, pensar profundamente e também aprender lições observando a vida de outras pessoas. Você deve saber claramente: "É isso, é a vida". Foi isso que os grandes sábios fizeram. Eles viram.

Existe um belo ditado: "Ó Senhor! Dê-me a coragem de mudar o que pode ser mudado, a serenidade de aceitar o que não pode ser mudado e a sabedoria de saber a diferença." Dessa forma, eles viram o inevitável, aceitaram e chegaram a um acordo com ele. Eles disseram: "É assim. Eu devo aceitá-lo. Eu devo aprender a me relacionar da maneira certa". Nossas experiências, nossa felicidade, nossa miséria, alegria e tristeza são em geral 95% - uma questão de como nos conhecemos e de como nos relacionamos com nossa vida interior.

Vou dar alguns exemplos. Aqui, estou falando com você como buscadores em quem a investigação já surgiu na mente. Todos nós ouvimos falar recentemente sobre o bebê, que nasceu com algum defeito no coração e foi especialmente transportado da África do Sul para a América. Eles tentaram salvá-lo. Havia muita ansiedade nos pais. E, finalmente, o bebê morreu. Grande tristeza.

Agora, aparentemente, a morte de uma criança é um evento externo - "aparentemente". Mas a filosofia quer que você se pergunte: “Quantas crianças não nascem assim? E quantos não morrem assim? Talvez no nosso bairro, na família vizinha - mas isso não faz muita diferença para mim! Isso não me deixa em uma tristeza terrível. No entanto, está acontecendo. Há pessoas doentes e morrendo de câncer - hospitais de câncer estão cheios de pacientes com câncer, hospitais infantis estão cheios de crianças terrivelmente doentes e moribundas - e, no entanto, continuamos como se essas coisas nunca existissem! Por que, quando isso acontece em "sua" família, com você, você fica cheio de tristeza e sofre?

Não é porque a criança morreu ou porque alguém sofre de câncer que você está sofrendo muito. É por causa do filho do “meu” filho” ou do “meu” irmão, ou “meu” sobrinho, a quem eu amo muito. É porque a mente concebeu um relacionamento particular. Então você segue a experiência do estado da sua mente, para a maneira especial pela qual a mente se relacionou com essa coisa.

Eu te dou outro exemplo. Suponha que você esteja esperando no ponto de ônibus. Carros de bombeiros estão correndo, sinos tocando, sirenes tocando. Você não está seriamente muito preocupado. Mas, durante a sua jornada, alguém lhe diz que parece que o fogo está na “área”, na “estrada” - então um calafrio se apodera de você. Você é dominado pela ansiedade, é um ser transformado. Imediatamente você está em um estado terrível, não tem paz de espírito - "Ó Deus! Será na “minha” casa?" E se, na verdade, é a sua casa, terminou! Seu mundo está desmoronando.

Esse é o meu estado de espírito especial em relação a esse objeto ou coisa em particular. Se um banco ou empresa financeira entrar em falência e entrar em liquidação, você não será incomodado - desde que não tenha investido nele! Você simplesmente continua sua xícara de café. Mas se for o seu banco onde todas as suas finanças estiverem investidas - a maior parte de seus ganhos e economias - Oh! Seu café cai e você corre para o telefone. Então você é como o gato proverbial em tijolos quentes. O que é isso? Você já ponderou sobre isso? Não é porque “'algo aconteceu” que as experiências o atingiram. É porque já existe algo em você em relação a essa coisa em particular. E quando você se cansa, vai para a cama e adormece - sem ansiedade, sem miséria, sem tristeza, sem decepção. Tudo está bem. Você desfruta com um príncipe. Por quê? A mente não está ativa!
Em última análise, sua experiência se deve a dois fatores. Uma é essa maneira especial pela qual a mente pensa em uma coisa, evento ou circunstância específica. Se uma guerra civil começar em algum país e sua nora e seu genro estiverem morando lá, isso se tornará muito importante para você. Mas se ninguém que pertence a você está nesse país, é como qualquer outra coisa - distante, algo acontecendo, muitas pessoas preocupadas, muitas sendo mortas - mas isso não o incomoda nem um pouco!

O segundo fator, como já mencionado a você, é a maneira pela qual você cultivou e treinou sua mente para receber, encontrar e enfrentar as coisas. Se for negativo, toda experiência tem o poder de desequilibrá-lo. Se é positivo, criativo e correto, você passa uma vida serena e sem ser afetado - existe um pouco de impacto, mas, ao mesmo tempo, você já criou dentro de você um núcleo de força. Chame de filosofia, sabedoria superior, entendimento mais profundo ou equanimidade - ou todos esses ingredientes juntos. É este segundo fator que determina de que maneira você enfrenta e conhece a vida, e de que maneira você se move através dos inevitáveis altos e baixos, vicissitudes e variações. O cerne dessa questão da experiência humana é a sua mente e como você se relaciona com ela. Você é um fantoche em suas mãos? Ou você é seu mestre? Ou você é fraco e desamparado, incapaz de fazer algo sobre sua própria situação interna? Você tem que decidir.

É o mesmo com seus sentidos. O Gita diz que os sentidos controlados de uma pessoa são seus maiores amigos, e os sentidos descontrolados são seus maiores inimigos. Se seus sentidos estão sob seu controle, eles não podem lhe trazer sofrimento; e se seus sentidos não estão sob seu controle, eles se tornam a causa do seu sofrimento - qualquer número de experiências dolorosas, doenças e sofrimentos. Há um limite para o qual os sentidos podem causar sofrimento, porque eles operam principalmente no nível físico. Ainda mais é a mente; até que ponto a mente pode afetá-lo - o céu é o limite!

Portanto, reconheça o fato de que você é o criador de todas as suas experiências; e, portanto, você pode alterá-las. Se você for capaz de provocar uma situação alterada, seu progresso em direção à Realidade Suprema pode continuar sem impedimentos. Mas se você não pode mudar isso, apesar de suas maiores aspirações, melhores intenções, amor por ideais etc. - você sempre terá armadilhas. Você sempre será atormentado e incomodado por essa coisa interior. A cada passo, você encontrará alguma dificuldade e, portanto, o progresso será lento.

Não sem razão os antigos homens de sabedoria da Índia disseram:

Mana eva manushyanamkaranam bandhamokshayoh

Somente a mente dos seres humanos é a causa de sua escravidão e liberação.

A paz esteja com todos os seres, a paz esteja com todos vocês e a alegria do Senhor!

Hari Om Tat Sat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário