terça-feira, 25 de julho de 2017

32. Você Está se Tornando uma Pessoa Melhor?

A perfeição espiritual segue a perfeição ética. Onde existe dharma (retidão) existe adhyatma (espiritualidade), e onde existe adhyatma é necessário que seja o verdadeiro dharma. Se existe adhyatma, mas falta o verdadeiro dharma, então o adhytma é imperfeito e incompleto. Essas verdades devem ser claramente entendidas e compreendidas. Elas devem ser a base da vida espiritual. Dharma é a fundação, sadhana é a estrutura, adhyatma é o acabamento. Mesmo que a estrutura esteja completa, mas se o telhado ainda não foi colocado, ninguém poderá viver ali. Adhyatma então é aquilo que completa, mas ambas, a estrutura da sadhana e o complemento do telhado da sadhana somente podem ser levantados sobre a fundação do dharma.  

Ninguém é perfeito neste mundo fenomênico criado, mas todos possuem o potencial para a perfeição. A vida é um meio para se elevar da imperfeição para o estado de perfeição. Esta é a razão porque a vida é dada. Sadhana é um sistema científico para se alcançar aquela perfeição. Uma fruta ainda verde num jardim está imperfeita; não é doce nem satisfaz. Não pode ser apreciada porque está imperfeita. Uma fruta que ainda não está madura tem que utilizar toda a natureza ao redor para gradualmente elevar-se acima de seu estado de imperfeição e tornar-se uma fruta madura, suculenta que alegre a todos. Então, todo o processo é uma transformação gradual da imperfeição para a perfeição, da incompletude para a completude, de uma natureza imperfeita para uma natureza bela, toda perfeita e divina. O potencial para essa transformação está dentro de cada indivíduo humano. Deus habita em todos os seres, mas todos os seres não podem tornarem-se conscientes da divindade que habita em seu interior. É somente dado ao homem que pensa, raciocina e expande sua compreensão de si mesmo. A este ser único somente é aberta a habilidade de reconhecer sua missão e se empenhar no esforço proposital de tornar-se perfeito.

Uma das infalíveis aferições da verdadeira vida espiritual é, “O que minha sadhana está me fazendo? ” Bem separado desta conexão com Deus ou nossa Realidade eterna, a vida espiritual também deve ser testada sobre a base de nosso relacionamento com a criação de Deus. A medida que você prossegue em sua vida espiritual, você está se tornando mais e mais compassivo com relação às criaturas de Deus? Você está se tornando uma pessoa mais verdadeira em suas relações, está se tornando uma pessoa de ações mais sublimes e pensamentos puros; está ocorrendo isso? A ausência de maturidade da natureza humana imperfeita gradualmente está dando lugar à maturidade, para uma vida espiritual madura? Em última análise, está se movendo para a perfeição de uma maneira divina? Dia a dia o indivíduo deve testar a si mesmo: “O que minha sadhana está fazendo para mim? Qual processo está tomando lugar dentro de mim, de minha mente, coração e minha abordagem para a vida? ”

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Curso de Culinária - 16 de julho de 2017


Programação Guru Purnima - dia 8 e 9 de julho de 2017

Entrada Gratuita - Aberto ao Público

PROGRAMAÇÃO:

Sábado, 08 de julho
14h30 - Início
Abertura
Canto de Mantras em Grupo
Apresentação de Vídeos
Trabalhos sobre os Ensinamentos do Guru Swami Sivananda
Arati & Prasad
18:30h - Cocktail de Lançamento dos Livros de Swami Sivananda e Swami Chidananda 

Domingo, 09 de julho
14h30 - Início 
Confecções de Guirlandas
16h30 - Abertura - Canto de Mantras em Grupo
Palestra do Mestre Sivaswarupa
Lançamento de Livros
Entrega de Certificados do Curso de Formação de Professores
Ritual Tradicional
Arati & Prasad
Encerramento 18:30h.

OBS.: Os alunos que irão receber os Certificados de conclusão do Curso de Formação Sivananda Yoga deverão vir com a camiseta do Instituto e trazer frutas ou flores.

terça-feira, 6 de junho de 2017

31 . É O QUE VOCÊ É E FAZ QUE CONTA

É o que você é que conta aos olhos de Deus. É o que você faz que frutifica, não aquilo que você conhece. Você possivelmente deve conhecer a estória de Narada que não tinha paz de espírito mesmo quando pensava que soubesse tudo que pudesse ser conhecido. Ele levou seu problema a Santkumara: “Aprendi tudo que pudesse ser aprendido. Possuo um vasto conhecimento, mas contudo, estou sofrendo, não tenho descanso ou paz interior.” Sanatkumara respondeu, “O que você estudou? O que você aprendeu? Que conhecimento adquiriu?” A resposta de Narada foi uma narrativa de todos os livros sagrados que então existia. Então Narada disse, “Seus estudos são admiráveis, seu conhecimento é louvável, mas o Supremo é alcançada vivendo a vida indicada nas escrituras.” O Atman não pode ser aprendido através de discursos, ou pela audição de grande número de exposições. Por isso, se desejamos ser altamente abençoados, se realmente queremos aquele supremo, uma experiência indescritível que lhe confere paz, alegria e bem-aventurança, então devemos viver a vida como os grandes indivíduos viveram e nos ensinam. Siga os passos dos grandes seres; viva até mesmo como eles viveram, e você alcançará o mesmo estado abençoado e divina perfeição, e libertação. Assim nos foi dito.

Às vezes surge o pensamento: “qual a finalidade de tanto discurso e tanto falatório. Dakshinamurti ensinava em silencio; o grande mestre Jesus não se dirigia a grandes audiência – todo o registro de suas palavras cabem num livreto; o Senhor Buda viveu mais tempo e muitas palavras foram escritas sobre Sua vida e passagens, mas Seus verdadeiros ensinamentos somente preenchem um pequeno volume.” Mas, então, seus ensinamentos foram armazenados nos corações humanos e novamente são revividos, imbuídos com nova força com o passar do tempo. Pois seus ensinamentos eram práticas. Nova vida tem sido continuamente dada a seus ensinamentos, infundidos neles, por aqueles que sabiam que é o que somos e o que fazemos que produz resultados. São aqueles que deram o passo de se fazerem a si mesmo personificações desses grandes ensinamentos, praticando-os em toda sua extensão em suas vidas ativas, no dia a dia da vida, que tornaram suas palavras uma realidade vivida por nós ainda hoje.

quarta-feira, 17 de maio de 2017

30. Permaneça em Si Mesmo

A parte mais íntima de seu ser, a essência real, o princípio fundamental e eterno de seu ser é idêntico ao supremo e cósmico Espírito Divino universal. Não é de modo algum diferente, pois o Espírito Universal é a fonte, o substrato e a plenitude, o próprio material da alma individual. Mas algo foi acrescentado a ele, então há uma dualidade. Os fatores acrescentados não alteram de modo algum a divindade essencial e mais íntima do Princípio Divino. Ele permanece o mesmo, invariável. Pois é a realidade, e a realidade não muda. A realidade é sempre a mesma. Há dentro de você uma realidade imutável, além de um aditivo temporário, em constante mudança, que limita sua consciência, o torna incapaz de sentir sua realidade em toda sua glória e grandeza. Esses fatores adicionados que limitam seu Eu real são referidos como acessórios limitadores ou upadhis. São os cinco órgãos da ação, os cinco pranas, os cinco órgãos internos da percepção e o quádruplo instrumento interno do pensamento, sentimento, memória e intelecto.

Você deve ser capaz de perceber claramente essa dualidade. Nisto reside a chave para a libertação e bem-aventurança. Nisto reside a solução para todos os problemas que você pode estar enfrentando. Pois, praticamente tudo o que irá molestar, aborrecer e incomodar está na parte do seu ser constituída por esses acessórios limitadores. Em seu verdadeiro Eu, a parte interna de sua dualidade, não existe problema, nenhum problema de qualquer tipo. Essa parte mais íntima é um centro de bem-aventurança, alegria, paz e serenidade. Lá você encontra a cessação de todos os dissabores e tudo o que o faz sofrer. Eles não existem no seu Eu verdadeiro. Eles são apenas o jogo, os vários humores e modos desta metade exterior. Se você puder pensar profundamente sobre isso e perceber a verdade de que tudo o que torna o ser humano miserável neste plano terrestre pertence apenas à metade terrena desta dualidade, enquanto a solução para tudo isso está na metade interior, na eterna e espiritual metade divina desta dualidade, você irá perceber de repente com surpresa, que dentro do problema está a solução. De repente você se alegrará na realização; "Para todos as moléstias que estou sofrendo, eu sou a solução, eu sou a solução! Se eu praticar a sadhana de ser eu mesmo, de permanecer na minha realidade, então eu estou aplicando a solução e solucionando todos os problemas. Esta sadhana de ser Eu mesmo, num instante irá me libertar de tudo que constitui este samsara ".