quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Meditações Diárias - 20 de Fevereiro

O Regente Cósmico

Minhas silente adorações e prostrações ao Proprietário cósmico, o governante interior, o superintendente,o supremo chefe, o Presidente fundador, o silente Sakshi e o Governador desta maravilhosa fábrica mental! Brahman (Absoluto) é o silencioso Sakshi desta fábrica. Hiranyagarbha é o supremo Diretor dessa fábrica. Cada homem possui sua própria fábrica mental. O Absoluto tem que administrar e supervisionar toda a fábrica cósmica.

Ele que habita no interior da mente, que está no interior da mente, quando a mente não sabe, que é o corpo da mente, e que comanda a mente do interior, é o Regente Interior, Imortal. Saudações ao este Regente Interno que ilumina a mente e a fábrica mental. 

(Daily Meditations - Swami Sivananda - p. 34)

Meditações Diárias - 19 de fevereiro

Agora ou Nunca!

Mantenha-se na vida espiritual a qualquer custo. Aplique-se diligentemente. Não desperdice um único minuto pois a vida é curta e o tempo voa. O amanhã pode nunca chegar.
Agora ou nunca. Levanta-se com firme resolução: "Me tornarei um Yogi nesta vida, neste exato momento". Enfrente com determinação. Pratique severa e  constante Yoga Sadhana. Siga o caminho do Yoga  trilhado por Jnanadeva, Gorakhnath, Sadasiva Brahman e Swami Tailanga.

(Daily Meditations - Swami Sivananda  p. 34)

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Meditações Diárias - 18 de fevereiro

Acalme as Ondas do Lago Mental

Pessoas ignorantes se identificam com o corpo, com a mente e com os Vrittis* da mente. A mente e o corpo são instrumentos. O verdadeiro homem, está de fato, por trás da mente.
Se você se torna um com a mente e suas Vrittis, você experimenta vários tipos de misérias e sofrimentos. Todo o universo é criado apenas por Vrittis da mente. Se essas ondas mentais diminuem, você pode atingir o estado Absoluto, o mais elevado estado de bem-aventurança e paz. Assim como você pode claramente ver na profundeza do lago quando as ondulações na superfície diminuem, ainda assim, você pode conhecer seu verdadeiro self (ser) quando as Vrittis que agitam a mente diminuem. 

*Vrittis: ondulações; modificações da mente.

(Daily Meditations - Swami Sivananda - p. 34)

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018


Vários Métodos de Controle da Mente


Swami Sivananda

A mente pode ser controlada por Abhyasa e Vairagya. Abhyasa é um esforço constante para fixar a mente em Deus ou Atman. Vairagya é desapego ou desapego a objetos sensuais.

Indague-se "Quem sou eu?" Pratique Vichara.  Pratique Japa mental do Om e medite no Atman. Todos os pensamentos morrerão por si mesmos. Você vai descansar em Sat-Chit-Ananda Atman.

Sente-se sozinho e observe os Vrittis (ondas de pensamentos) da mente. Permaneça indiferente. Permaneça como um Sakshi (testemunha). Não se identifique com os Vrittis. A mente então ficará sob o seu controle.

Destrua o combustível do desejo e o fogo do pensamento será extinto. Com a aniquilação de Sankalpa, a realidade de Brahman brilhará. Cultive qualidades divinas como amizade, misericórdia, alegria e indiferença para com a felicidade, a dor, a virtude e o vício. Você terá paz de espírito.

Não pense no passado. Não planeje o futuro. Não permita que a mente construa imagens. Viva no momento presente.

Faça uma coisa que a mente não queira fazer. Não faça nada que a mente queira fazer.

Não tente satisfazer seus desejos. Não crie expectativas. Não almeje nada. Destrua os desejos viciosos através dos desejos virtuosos e destrua os desejos virtuosos também através de um forte desejo de libertação.

A prática do Pranayama destrói Rajas e Tamas, torna a mente firme e unidirecionada.

O estudo de livros religiosos, Tapas, caridade e Satsanga com Mahatmas, Sadhus e Sannyasins supera Samskaras viciosos do mundo (impressões latentes) e pavimenta um longo caminho no controle da mente.

Japa de qualquer Mantra e Upasana (adoração a Deus) destrói as impurezas da mente, interioriza a mente, induz o Vairagya, ajuda a concentração e eventualmente leva ao controle da mente e à obtenção da consciência de Deus.

"Kalau Kesavakirtanam." "Nesta Kali Yuga, a maneira mais fácil de controlar a mente e atingir Moksha é Kirtan ou cantar o Nome do Senhor."

Comida tem influência sobre a mente. Comida sáttvica (leite, frutas, etc.) acalma a mente. A comida rajásica (carne, álcool, etc.) excita a mente. Tome comida sáttvica; pratique Mitahara (moderação na dieta).

Destrua os maus hábitos estabelecendo novos bons hábitos. Controle a mente instintiva inferior através da mente sáttvica superior.

O serviço desinteressado constante com o Atma-Bhava é altamente eficaz na purificação e controle da mente.

Não lute ou brigue com a mente. Seja regular em sua concentração e meditação.

quarta-feira, 28 de novembro de 2018


Onde Encontrar Felicidade

Em todo lugar neste universo, em um aspecto, a condição do homem é a mesma. Não importa quão imensamente diferente ele possa ser na aparência exterior de sua vida, diferentes países, diferentes raças, diferentes culturas, diferentes idiomas, diferentes modos de viver, comer, vestir, etc., ele pode ser completamente diferente em todos esses aspectos, mas há uma coisa que é o mesmo para todos os indivíduos humanos. E é esse fator que os liga a uma unidade global. Se analisada, descobrir-se-á que toda a humanidade está empenhada incessantemente, dia após dia, desde o berço até a morte, apenas na tentativa de evitar experiências dolorosas e de tentar alcançar aquilo que lhes dá felicidade.

No entanto, amado buscador, deixe-me fazer uma pergunta muito importante. Desde o tempo da criação, existe um único indivíduo que nasceu nesta terra que pode se levantar corajosamente e declarar: "Na minha vida nunca experimentei nenhuma tristeza, dor ou sofrimento algum. Toda a minha vida tem sido uma vida plena de alegria, cheia de felicidade, cheia de bem-aventurança ". Você descobrirá que não há nem mesmo um único indivíduo na Terra que não tenha tido, em algum momento ou outro, algum tipo de dor ou sofrimento ou pesar ou tristeza.

Este é um mundo de dor e tristeza. Com alguns minutos de reflexão, você verá que isso é assim. Muitas experiências dolorosas são provocadas por forças naturais além de nosso controle - enchentes, terremotos, maremotos, ciclones, incêndios, fomes. Depois, há sofrimento causado por outras formas de germes, micróbios, bactérias, vírus, insetos, répteis e animais. Mas, de longe, a maior fonte de sofrimento é causada pelo próprio homem. É o sofrimento que é auto imposto, que surge dentro do nosso próprio eu psicológico devido ao desejo e apego por objetos mundanos - amor e ódio, raiva e paixão, medo, preocupação, tensão, ansiedade, inveja, inveja, ganância, frustração e desapontamento. Desilusão, a tristeza da separação, o luto e todas as outras variedades de inquietude da mente devido à nossa multidão de desejos.

Todo mundo acha que a felicidade é encontrada em objetos e experiências. Todos pensam: "Se eu pudesse somente obter certos objetos, se pudesse possuí-los, se pudesse experimentá-los, obteria a felicidade". Apesar de inúmeras decepções e desilusões, o homem nunca aprende. Não há um pingo de felicidade nos objetos terrestres. Nenhum objeto é perfeito. Eles não têm neles o poder ou a capacidade de lhe dar felicidade ou alegria duradouras, porque são finitos e imperfeitos. Caso contrário, eles devem ser capazes de dar um estado homogêneo de felicidade a todos os seres em todos os momentos sob todas as condições. Mas o que você realmente vê? Se você gosta de leite e toma um copo cheio de leite adoçado aromatizado com especiarias, o primeiro copo pode lhe dar satisfação. E se você for pressionado a tomar outro copo, o segundo copo pode dar satisfação, mas não é o mesmo grau de felicidade ou prazer que o primeiro copo. E se o seu estômago já está cheio com dois copos de leite, se você tentar tomar um terceiro copo, se torna desagradável, torna-se indesejável. E se for forçado a um quarto copo de leite produzirá náusea e você terá que vomitar. Onde então está a verdadeira felicidade?

Se o leite possui o poder de dar felicidade, deveria ser capaz de conceder-lhe essa felicidade em todos os momentos, sob todas as condições. Não pode mudar sua natureza. Tais exemplos mostram que todas as experiências derivadas do contato dos sentidos com seus respectivos objetos sensoriais, em última análise, são experiências que terminam em desapontamento.

Portanto, o grande mestre do mundo, o Senhor Krishna teve este insight muito importante para nos comunicar quando disse: "Ó Arjuna, todas essas experiências provocadas pelo contato de um ou outro dos cinco sentidos com seus respectivos objetos dos sentidos, essas experiências são, em última análise, fonte de tristeza. Não há felicidade real nesses contatos sensoriais e experiências sensoriais. Elas são apenas meras sensações momentâneas que depois lhe causam dor. "

Uma pessoa sábia que percebe a natureza real dos objetos terrenos, que eles são impermanentes, fugazes, vazios de conteúdo, que eles não podem dar felicidade, tal pessoa nunca se inclina para deleitar-se nesses objetos insignificantes desse mundo materialista.

No entanto, a felicidade duradoura deve estar em algum lugar, caso contrário, o Criador não teria colocado esse impulso interior dentro de cada alma humana. Em algum lugar deve haver uma fonte de felicidade eterna e imutável que todos os desejos se tornam ao mesmo tempo totalmente realizados. Existe uma experiência que concede ao mesmo tempo satisfação total e felicidade eterna, que leva o indivíduo para sempre além de toda a tristeza, dor e sofrimento? Esta é uma importante questão. Foi para a resolução deste enigma da vida que os antigos sábios e videntes da Índia dedicaram toda a sua vida. Implacavelmente eles perseguiram essa busca até que finalmente alcançaram uma experiência de alegria inexprimível que os levou para sempre além de toda tristeza, dor e sofrimento.

Esses sábios, estando cheios de amor universal por todos os seres, não queriam manter essa experiência para si mesmos. Portanto, eles declararam a todos: "Ó mortais, lutando e lutando neste plano terrestre, chorando, lamentando, fustigados pelas vicissitudes da vida aqui, nós encontramos uma grande descoberta. Há algo além dessas aparências, esses nomes e formas que compõem esse universo. Há algo além que forma a própria fonte e suporte de todos esses objetos do mundo fenomenal Por que você procura em vão por felicidade do lado de fora. Venha, venha, a felicidade reside dentro de você. Pare suas andanças em meio a este deserto de objetos vazios terrestres, em meio a essa selva de sensualidade, e vire seu olhar para dentro. Mergulhe dentro. A felicidade está dentro. Deus está dentro de você. Medite sobre a Realidade interior. "

Eles haviam descoberto uma Realidade Suprema, atingindo o qual o indivíduo vai além de toda experiência relativa, toda dualidade, e entra em um estado abençoado de Felicidade Absoluta, um estado além de toda tristeza. Alcançar esse estado no qual até mesmo a tristeza mais pesada é impotente para abalar alguém é o direito de nascença de toda alma individual.

Se a Riqueza for perdida,
nada estará perdido.
Se a Saúde for perdida,
algo estará perdido.
Se o caráter estiver perdido,
tudo estará perdido.

(Extraído e traduzido de sivanandaonline.org. –
 Spiritual Life)

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Contemple a Luz das Luzes – O Atman


por Sri Swami Chidananda


Dipavali ou Divali significa uma "fileira de luzes". Este festival cai nos últimos dois dias da metade escura de Asvina (setembro-outubro). Para alguns é um festival de três dias: o primeiro dia é Naraka-Chaturdasi, o segundo é Lakshmi-Puja no dia de Lua Nova e o terceiro é Bali-Padya. O festival de Dipavali é celebrada como a alegre comemoração da vitória das forças divinas sobre as trevas. Neste dia, de acordo com a tradição antiga, Sri Krishna matou o demônio Narakasura. Em nossos próprios corpos, o egoísmo ou Ahankara é o verdadeiro Narakasura. Mate esse egoísmo através da espada de Atma-Jnana ou conhecimento do Self, e funda-se em Sri Krishna, a Luz Suprema do mundo, e assim desfrute da Dipavali espiritual ou da iluminação interior.

Muitos festivais de Dipavali vieram e se foram e, no entanto, os corações da vasta maioria das pessoas estão tão sombrios quanto a noite de Lua Nova. As casas são iluminadas com luzes brilhantes, mas os corações estão cheios de trevas da ignorância. Ó homem! Desperte do sono da ignorância, erradique completamente o seu ego ou Ahankara (o verdadeiro Asura), e realize a eterna Luz da Alma, através da meditação, e Vichara ou investigação, e dissipe as trevas da ignorância, e alcance plena iluminação interior.