quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020


A Glória dos Santos
Por Sri Swami Sivananda

Introdução

Um santo é um deus na terra. Para ele, o mundo inteiro é mera palha. Para ele, ouro e pedra são iguais. Para ele, prazer e dor são os mesmos.

Um santo vive em Deus. Ele realizou Deus. Ele conhece a Deus. Ele se tornou Deus. Ele fala de Deus. Ele mostra o caminho para Deus. Ele está intoxicado por Deus. Ele é o próprio Deus. Ele é um com Deus.

Santos são agentes de Deus na terra. Deus se revela em um santo em Sua glória total, poder infinito, sabedoria e bem-aventurança.

Os santos constituem uma escada para os peregrinos no santuário de Deus. Onde quer que santos e sábios fiquem por meio segundo, então lá são locais sagrados como Varanasi, Prayag e Brindavan.

Um santo é uma bênção na terra. Os santos são os símbolos vivos da religião e são os verdadeiros benfeitores da humanidade. Ao longo da história, os santos tiveram um grande papel na preservação dos valores espirituais no mundo.

Um santo é um lavador espiritual. Ele aplica o sabão da devoção e do conhecimento e remove as manchas de pecado nas pessoas do mundo. Em sua presença, o homem se torna santo.

No momento em que a mente pensa em um sábio, imediatamente todos os desejos maus, paixões básicas, são deixados de lado. Meditar na vida dos santos é igual a companhia sagrada. O estudo de seus ensinamentos é igual a companhia sagrada.

Pensar nos santos, viver em sua companhia, ter a sorte de receber suas bênçãos é atrair uma chuva de pureza, inspiração e consciência divina.

A Natureza de um Santo

Um santo está livre do eu e do meu. Ele está livre da luxúria, raiva e ganância. Ele ama todos os seres como seu próprio ser. Ele é dotado de desapego e misericórdia. Ele fala a verdade e serve a todos. Ele sempre medita no Senhor. Ele não fala mal dos outros. Ele tem a mesma visão. Ele vê Devi ou mãe em todas as mulheres. Ele é sempre alegre e pacífico. Ele canta a glória do Senhor. Ele tem conhecimento divino. Ele é destemido e generoso. Ele nunca implora, mas dá. Ele é majestoso e nobre. Tal pessoa é rara no mundo inteiro. Ele não é facilmente encontrado. Ele não nasce em todo lugar.

O amor é o próprio alento de um santo. Misericórdia é a sua própria natureza. Seu coração transborda de compaixão. Ele não olha para as falhas dos outros. Ele retorna o bem com mal e abençoa aqueles que o amaldiçoam.

O coração de um sábio é uma chama de amor e todo o seu ser tem sede por elevação da humanidade sofredora. Ele se esquece completamente e vive mais para o bem dos outros.

Um santo vê o mundo inteiro como a projeção de sua própria alma. Um sábio vê unidade na diversidade. Ele se torna um com o mundo inteiro.

Um sábio é um jovem entre os jovens, envelhecido entre os velhos, corajoso entre os corajosos, uma criança entre crianças. Ele sente a dor e o sofrimento entre os que sofrem.

A Vida de um Santo

A vida de um santo é clara, simples e atraente. Está cheio de graça. É metódico. Um santo é sempre de bom ânimo. Ele não conhece nenhum mal da vida. Para ele, a vida é alegria. Ele não experimenta nenhuma prova de miséria. Ele é destemido. Nenhum monarca exerce domínio sobre ele.

A vida de um santo é sempre uma vida de quietude, de quietude indistinta, de solidão e indiferença. Ele é intocado pelas mudanças do mundo. Nenhum acontecimento externo pode tirá-lo de seu equilíbrio. Ele está centrado em seu próprio Atman ou Consciência Absoluta.

Um sábio não deseja e, portanto, está sempre feliz. Um rei possui tudo e por isso é feliz. Mas, a felicidade de um sábio é infinita, porque ele vive em seu próprio Atman, o oceano de bem-aventurança Bhramânica. Um rei está cheio de medos e preocupações. Ele tem medo de que seus inimigos o conquistem um dia e, portanto, ele é inquieto e infeliz.

A felicidade de um sábio liberado não é um prazer sensual. É a felicidade de Atman. Ele gosta do mundo inteiro simultaneamente como o Eu de todos os objetos. Sua felicidade não está no tempo. É uma felicidade transcendental.

Um sábio sozinho é realmente rico. Multimilionários com ânsias e desejos são mendigos. Um santo é superior a um imperador, a Indra, o Senhor do céu.

Um sábio despertou do sonho da vida. Ele goza de felicidade eterna. Para um sábio Iluminado, o mundo inteiro se rende.

Um Sábio não Precisa ser um Gênio

O sábio se move entre os homens, mas ele não é visto por todos; ele é tido por eles como um homem comum.

Somente um sábio pode conhecer um sábio. Ele às vezes aparece como um Sarvajna, um conhecedor. Às vezes, ele aparece como um Ajnani, um homem ignorante. Ele sabe quando agir como um Brahma-nishtha e quando se comportar como um tolo. Não o julgue. Se você se aproximar dele com o Bhava apropriada, com fé, devoção e sede espiritual, ele lhe dará o mais alto conhecimento. Se você se aproximar dele com um motivo ruim, ele se comportará como um louco e você será enganado. Grande será sua perda então.

Um Brahma-jnani ou sábio liberado não precisa ser um gênio. Ele não precisa ser um eloquente orador, palestrante ou professor. Mas ele é calmo, sereno e tranquilo. Ele é taciturno e silencioso. O seu silêncio é uma eloquência superior. Ele tem serenidade e mente equilibrada. Ele tem a mesma visão. Ele tem Samata e Sama-drishti. Ele é um Mouni, Maha Mouni e Muni. Ele tem sabedoria divina e conhecimento intuitivo. Na sua presença, todas as dúvidas são esclarecidas

Os Santos Não têm Casta

Não há casta entre santos e sábios. Um sábio é como um leão fora da gaiola, livre de grilhões de casta, credo, profissão, tradição e escritura. Não olhe para a casta de santos e sábios. Você não será beneficiado. Você não pode absorver suas virtudes. Na religião superior, não há casta nem credo. Sapateiros, tecelões e intocáveis se tornaram os melhores santos.

Não há diferença real entre um cristão místico e um santo hindu. Suas palavras nunca se chocam. As mensagens dos santos são essencialmente as mesmas. Eles sempre foram um chamado para os homens descobrirem a Sabedoria do Ser ou Atman.

Sábios Diferem em Conduta

O conhecimento é o mesmo em todos os sábios, mas a conduta deles é diferente. Sri Vasishtha era um Karma-kandi; ele fez Havans e sacrifícios. Raja Janaka era um bhogi; ele governou seu domínio; ele gostava de prazeres reais. Sri Dattatreya era um andarilho; ele era um Avadhuta, um faquir nu. Kakabhusundhi era um yogue. Alguns até se casam.

Sábios como Dattatreya e Jadabharata vagam alegremente. Eles não têm quartos nem roupas. Todas as dualidades foram extintas. Eles não podem trabalhar para o bem-estar do mundo como Raja Janaka e Sri Sankara. Mas, sua mera presença eleva as pessoas.

O outro tipo de sábio é o sábio benevolente - como Raja Janaka e Sri Sankara - que trabalha pela solidariedade do mundo. Ele tem compaixão por todos. Ele escreve livros, ministra aulas, funda mosteiros ou ashrams. Você pode perguntar: "Qual dos dois tipos é superior?". A resposta é: "Ambos estão no mesmo nível".


Um Sábio não é Egoísta

Pessoas ignorantes dizem: "Um sábio está tentando se Autorrealizar. Ele é extremamente egoísta. Ele não tem utilidade para a sociedade". Isto é um erro grave. Um sábio é o super-homem mais benevolente. Ele é extremamente gentil e compassivo. Ele eleva imediatamente todas as pessoas que entram em contato com ele. Além disso, ele faz Sakti-sanchar através de seu Divya-Drishti. Ele descobre os aspirantes merecedores e os eleva através de Sankalpa Sakti, mesmo enquanto permanece em uma caverna ou Kutir no distante Himalaia.

Um Jnani não é um homem egoísta como os homens do mundo pensam. Suas vibrações espirituais purificam o mundo. Sua própria vida é exemplar e elevadora. Ele dá esperança e incentivo a outros para trilhar o caminho espiritual. Ele é o único verdadeiro amante da humanidade. Ele sente a presença de Deus em todos. Ele ama o próximo como a si mesmo. Um Jnani apenas presta um verdadeiro serviço altruísta, pois sente a presença de Deus em todos os seres. Ele é o verdadeiro altruísta e humanitário.

Não Julgue um Santo

Você não pode aplicar o critério mundano para medir a grandeza dos santos. Não sobreponha defeitos neles por causa do seu mau olhado. Você não é capaz de julgar seus méritos.

Brahma-nishtha são como fogo. Eles podem consumir qualquer coisa. O seu toque purifica tudo. Eles estão além do bem e do mal; eles mesmos são o bem supremo. Não imite suas ações. Suas ações são estranhas e misteriosas. Eles estão além do seu intelecto. Se você cometer roubo e disser: "Krishna não roubou manteiga?", você estará irremediavelmente arruinado. Krishna levantou a colina Govardhana com o dedo mindinho. Você consegue erguer uma pedra grande com toda a sua força? Siga a Upadesa dos santos e Mahapurushas; você alcançará Brahma-Jnana aqui e agora.

Como Se Beneficiar da Companhia dos Santos

Para se beneficiar da companhia dos santos, você deve se preparar primeiro. Não tenha nenhuma noção preconcebida ou preconceito. Vá com uma mente aberta e receptiva. Vá sem expectativas. Aproxime-se deles com humildade e respeito. Assimile o que lhe agrada. Se alguns de seus ensinamentos não lhe interessam, não forme uma opinião precipitada. Se você não gosta deles, não precisa levá-los a sério. O que pode ser adequado para outro pode não ser adequado para você. No entanto, no que diz respeito aos fundamentos gerais, não pode haver diferença de opinião.

Quando você estiver diante de um sábio, não faça perguntas por mera curiosidade. Sente-se em sua presença humildemente. Observe-o. Ouça-o sem preconceitos. Faça a ele apenas as perguntas sobre as quais você realmente precisa de esclarecimentos. Faça a ele apenas perguntas pertinentes. Não o atraia para a política ou para discussões públicas.

Medite na presença de um sábio. Você receberá luz interior que esclarecerá suas dúvidas

Santos como Conselheiros


A própria companhia de sábios e santos tem um tremendo efeito transformador na vida dos verdadeiros buscadores. Ele os eleva à alturas sublimes, pureza e espiritualidade. Não deixa de afetar nem mesmo os materialistas inveterados.

Toda escola, toda faculdade, toda pensão, toda prisão, toda instituição, toda casa deve ter um santo para a orientação de seus membros.

Somente santos e sábios podem se tornar verdadeiros conselheiros dos reis, porque são altruístas e possuem a mais alta sabedoria. Só eles podem melhorar a moralidade das massas. Só eles podem mostrar o caminho para alcançar a felicidade eterna e a imortalidade. Shivaji tinha Swami Ramdas como seu conselheiro. O rei Dasaratha tinha Maharishi Vasishtha como seu conselheiro.

Os santos estão em abundância. Mas você não os. Você não deseja abordá-los. Você não deseja servi-los. Você não aspira à coisas mais elevadas. Você está perfeitamente satisfeito com algumas conchas quebradas e pedaços de vidro. Não há sede ou fome espiritual em você por alcançar maior conhecimento divino e paz interior.

Oportunidade espiritual é um privilégio raro. Não perca essas oportunidades. Recorra à companhia de sábios e santos. Um momento na companhia de um Santo se constrói um navio para atravessar este oceano da vida.

Deus é o grande purificador. Um santo também é um grande purificador. Deus encarna como santos e sábios quando é sentida a necessidade deles.

(in sivanandaonline.org)




terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Meditação Diária - 31 de Dezembro

Oração ao Ser Supremo


  Oh Beleza! Oh Riqueza Espiritual Imperecível e Inesgotável! Oh Doce Mel! Oh luz dos Céus! Oh luz dos Devas ou seres celestiais, Oh meu caro parente, Tu és meu corpo. Tu és o Óvulo. Tu és a célula germinal. Tu és o primeiro elemento da vida.
    Tu és meu olho. Tu és a parte escura do olho. Tu és a pupila interior que se move no interior dos olhos. Proteja-me. Não permita que o mal me toque. Deixe-me esquecer este mundo. Deixe sempre me lembrar de Ti. Leve-me ao Teu doce seio. Faz-me habitar em Ti para sempre.
(Daily Meditations - Swami Sivananda - p. 155/156)

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Meditação Diária - 30 de Dezembro

Saudação! Oh Senhor dos Senhores!

   O Amor oculto que permeia todos os objetos! A força que sustenta todo este vasto universo! Oh! Luz Auto-luminosa que dá luz ao sol, à lua, às estrelas e ao intelecto! Oh! adorável Senhor deste universo! Oh! Deva dos Devas! Oh! Senhor dos Senhores; Tu és o ventre dos Vedas! Tu és o Diretor e Governador deste universo. Tu és a vida de minha vida. O Espírito de meu espírito, Prana dos Pranas, a Mente de minha mente, o Olho de meus olhos; o Ouvido de meus ouvidos, Tu és a beleza nas flores e nas paisagens. Tu és o charme na face e na pele. Tu és o Pranava dos Vedas. Tu és o doce silêncio. Tu és a Paz que reside no coração. Tu és Bem Aventurança Eterna. Tu és o destruidor de Avidya ou ignorância. Tu és o doador da imortalidade.
(Daily Meditations - Swami Sivananda - p. 155)

domingo, 29 de dezembro de 2019

Meditação Diária - 29 de Dezembro

Fé - O Indicador do Caráter

   O Senhor Krishna diz na Gita, "Esta fé dos encarnados é tríplice de acordo com a sua natureza - pura, apaixonada e obscura (Sátvica, Rajásica e Tamásica). A fé de cada um é moldada de acordo com sua própria natureza, Oh Bharata. O homem é feito de fé; qualquer que seja a sua fé, assim mesmo ele é."
  A fé indica qual o caráter do homem. Tenha uma vida verdadeira e perfeita, firme fé em Deus, em Sua graça, no poder de Seu Nome. Medite e se abra para a Luz Divina. Você será transmutado em Divindade. A fé remove montanhas e pode lhe dar paz, força espiritual interior, alegria, liberdade, imortalidade e bem aventurança.
(Daily Meditations - Swami Sivananda - p. 155)

sábado, 28 de dezembro de 2019

Meditação Diária - 28 de Dezembro

Isto é Beleza!


  Menos pele, roupa, ornamentos, o corpo humano não é nada. Apenas imagine por um momento que a pele seja removida. Você terá que permanecer com uma longa vara para afastar os corvos e os abutres. A beleza física é superficial, ilusória e evanescente. A pele é apenas superficial. Não se iluda com as aparências externas. É o malabarismo de Maya. Vá à fonte - Atman, a beleza das belezas, a beleza eterna.
  Se a cabelo torna-se branco, é a primeira garantia do Senhor Yama. Você deve estar pronto para encontrá-lo. As rugas no rosto e o curvar do corpo o lembrarão da garantia.
(Daily Meditations - Swami Sivananda - p. 154)

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Meditação Diária - 27 de Dezembro

Glória da Auto-Rendição

   Auto-rendição é um dos nove tipos de Bhakti. A vontade do devoto torne-se una com a vontade do Senhor e ele desfruta de todo o esplendor divino do Senhor.
   Os obstáculos que estão no caminho da auto-rendição são o desejo e o egoísmo. A auto-rendição deve ser totalmente sem reservas, generosa e incondicional. Às vezes o devoto mantem certos desejos para sua própria gratificação. O egoísmo é muito inflexível e obstinado. É como um duro granito. Ele deve ser implodido através de constante marteladas do cinzel de Bhakti.
(Daily Meditations - Swami Sivananda - p. 154)


quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Meditação Diária - 26 de Dezembro

Upasana - A Prerrogativa Humana


   Comer, beber, dormir, temer, copular, etc, é comum nos seres brutos e humanos; mas aquilo que faz um verdadeiro homem ou bom homem é Upasana. Upasana transmuta um homem numa divindade abençoada.
  Você encontrará no Gita - "Mas com devoção a Mim somente, Eu posso então ser percebido, Arjuna, e conhecido e visto em essência, e absorvido, Oh Paranthapa."
  Aquele que leva uma vida meramente sensual e exteriorizada sem praticar nenhuma Upasana é apenas um animal embora ele vista externamente a forma do ser humano.
(Daily Meditations - Swami Sivananda - p. 153/154)