quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Tornai-vos Krishnas
por
Sri Swami Sivananda


Filhos de Deus!

A vida de Bhagavan Sri Krishna é uma ilustração de como uma vida ideal e elevada deve ser vivida. O melhor comentário sobre o Bhagavad Gita é a vida de seu próprio autor. Sri Krishna viveu o que ele ensinou e ensinou o que é do mais alto e do maior valor. Sri Krishna era uma pessoa integral que levou a vida integral com a consciência da Realidade integral. Ele era um dos seres mais ocupados possíveis, um estadista incomparável, um especialista em todas as artes, vivendo no meio de uma grande família de temperamentos heterogêneos, comprometendo-se a trazer paz à terra destruindo forças antagônicas e elevando o oprimido Dharma. E, no entanto, com todas essas atividades multifacetadas de um tipo todo abrangente, ele estava continuamente enraizado na Consciência Onipresente, Eterna e Absoluta. Ele era uma síntese do Um e de muitos, uma reconciliação do Não-manifesto e do manifesto, um a solda do Infinito e do relativo. Para Krishna, não há nada para adquirir e nada para renunciar, pois Ele é a Verdade Consciente dentro de ambos os opostos. Ele é um homem sintético que age com prudência neste mundo, cujas ações não se baseiam em interesses pessoais, mas na consciência da Verdade, não no particular, mas no Ser Universal. Portanto, tornar-se completo e perfeito é tornar-se um Krishna que foi completo e perfeito.

Em todos, existe esse ideal, Krishna, escondido dentro de nós. Todo mundo é um Krishna em potencial. A consciência de Krishna já está em você; você só tem que manifestar através da autodisciplina e meditação. Viver a filosofia do Gita significa tornar-se o próprio Krishna. Apesar das distrações do mundo, Krishna mantém a relação ininterrupta de identidade própria com o mais alto Espírito. Jamais apareceu na terra nenhum grande homem ou Divindade maior do que Sri Krishna. O mesmo Krishna, o amigo dos vaqueiros simples, o mesmo humilde servo que lavou os pés dos convidados no sacrifício real de Yudhishthira, era aquele Virat que a tudo devora, o Ser Universal, que deslumbrou o representante do homem, Arjuna, e o atingiu com todo temor. Não encontramos outro para ser comparado com este exemplo glorioso, seja como um indivíduo aperfeiçoado ou como a revelação do Ser Supremo.

O ideal de Sri Krishna é aquele a ser combatido por todos através da renúncia em prol do conhecimento do Ser. Estar no mundo e, ainda assim, fora do mundo, ver o universo da pluralidade à luz da unidade, ser homem e, ainda assim, conhecer o Espírito no homem, trabalhar no mundo e, mesmo assim, ser intocado pelos seus caminhos, trabalhar como mestre, viver como Deus, trabalhar como um servo dedicado e humilde de todos, praticar o relativo enquanto descansa no Absoluto, é a lição que Sri Krishna ensina ao mundo.

Torne-se você mesmo Krishna, o Ishwara movendo na terra, pela prática do Yoga de síntese que é o tema do Imortal Bhagavad Gita.
Que todos vocês brilhem como Krishnas!

(Sivananda Day-to-day 501)

Nenhum comentário:

Postar um comentário