quarta-feira, 18 de março de 2020

Essência do Yoga Vasishtha
Por
Sri Swami Sivananda


Se os quatro sentinelas que esperam nos portões de Moksha - Shanti (paz), Vichara (investigação Átmica), Santosh (contentamento) e Satsanga (associação com os sábios) - são amigos, então não haverá obstáculo para a consecução do objetivo. emancipação final. Mesmo que um deles seja amigo, ele apresentará você ao resto de seus companheiros.

Se você obtiver conhecimento do Eu ou Brahma Jnana, será libertado dos trilhos do nascimento e da morte. Todas as suas dúvidas desaparecerão e todos os Karmas perecerão. É somente através dos próprios esforços que é possível obter o assento Brahmic imortal e todo-feliz.

O matador do Atman é apenas a mente. A forma da mente é apenas Sankalpas. A verdadeira natureza da mente consiste de Vasanas. Somente as ações da mente são realmente denominadas ações (Karmas). O universo nada mais é do que a mente que se manifesta como tal através do poder de Brahman. A mente que contempla o corpo se torna o próprio corpo e, então, enredada nele, é atingida por ele.

A mente se manifesta como o mundo externo na forma de dores ou prazeres. A mente subjetivamente é consciência. Objetivamente, é esse universo. Por seu inimigo, a discriminação, a mente é levada ao estado de repouso de Para Brahman. A verdadeira felicidade é aquela que surge quando a mente, despojada de todos os desejos através do eterno Jnana, destrói sua forma sutil. Os Sankalpas e Vasanas que você gera, envolvem você como uma rede. Somente a luz própria de Para Brahman está aparecendo como a mente ou este universo.

As pessoas que não estão sob investigação átmica verão como real este mundo, que nada mais é do que a natureza de Sankalpas. Somente a expansão dessa mente é Sankalpa. Sankalpa, através de seu poder de diferenciação, gera esse universo. A extinção de Sankalpas sozinha é Moksha.

O inimigo do Atman é apenas essa mente impura, cheia de ilusões excessivas e hostes de pensamentos mundanos. Não há outra embarcação nesta terra para atravessar o oceano de renascimentos além do domínio da mente antagônica.

O broto original do doloroso Ahamkara, com sua tenra haste de renascimentos, ramifica-se por toda parte com seus longos ramos "meu" e "teu" e produz seus frutos verdes da morte, doença, velhice e tristezas. Esta árvore pode ser destruída até sua raiz somente pelo fogo de Jnana.

Todos os heterogêneos visíveis, percebidos através dos órgãos dos sentidos, são apenas irreais; o que é real é Para Brahman ou a Alma Suprema.

Se todos os objetos que têm uma aparência encantadora se tornam desagradáveis ​​e apresentam exatamente o contrário de seus sentimentos anteriores, a mente será destruída. Todas as suas propriedades são inúteis. Toda riqueza o leva a perigos. Livrar-se dos desejos o levará à morada eterna e feliz.

Destrua Vasanas e Sankalpas. Mate o egoísmo. Aniquile essa mente. Equipe-se com os "quatro meios". Medite no Eu puro, imortal e onipresente, ou no Atman. Adquira conhecimento do Eu e alcance a imortalidade, paz eterna, felicidade eterna, liberdade e perfeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário