sexta-feira, 27 de março de 2020

Sivananda Day-to-day (522)

O Correto Relacionamento com a Mente

Por

Sri Swami Chidananda

Vamos considerar essa faculdade suprema de pensar com a qual Deus nos dotou. Se treinada e purificada, essa faculdade se tornará o meio para atingir a mais alta experiência que proporcionará iluminação e libertação. No entanto, se não for treinada e pura, vincula o indivíduo a esta vida terrena e o arrasta através de experiências intermináveis ​​de tristeza, dor e sofrimento. É ao mesmo tempo o maior legado e a maior responsabilidade. Pode ser sua maior amiga e aliada, mas também pode ser sua pior inimiga. A questão toda depende de como você é capaz de se relacionar com a mente, qual é a sua compreensão do lugar e papel que ela ocupa e desempenha na sua vida.

O entendimento correto de seu lugar em sua vida só pode ser adquirido se você tiver compreendido o verdadeiro propósito de sua vida nesta terra. É sob essa luz que você deve entender os caminhos da mente e o papel que ela deve desempenhar no processo da vida e no desenvolvimento correto de sua vida. A mente é seu instrumento e o poder que permite que você supere tudo o que está entre você e seu destino divino. Seu destino divino é vencer a tristeza, a dor e o sofrimento e ascender a um estado de perfeita felicidade. É um estado de consciência liberada e total destemor. É um estado eterno, onde não há medo de voltar a um estado menor. Esse destino divino é o objetivo da sua vida. Sua vida na Terra aqui é para ser um processo de avançar para este glorioso destino divino que é o seu direito de nascimento. Sua verdadeira identidade interior é a divindade e, portanto, a experiência divina é o seu direito de nascimento. Reivindicar esta primogenitura é o significado central da sua vida.

Para tornar a vida um processo desse tipo, é essencial a total cooperação de seu ser interior. Não importa o quanto Deus tenha agraciado você, se sua mente estiver contra você, todas as suas aspirações serão em vão. A mente é o assunto mais importante do estudo, porque é o fator chave para decidir se sua vida será um sucesso glorioso ou um fracasso miserável. Ele decide se sua vida é algo de satisfação, contentamento e alegria ou de grande insatisfação, frustração e fracasso. Por isso, é que os grandes mestres da sabedoria deram grande atenção ao desvendar os mistérios da mente, compreender suas forças e fraquezas e ver como a mente poderia se tornar nossa maior aliada. Eles deram à posteridade os frutos de seu estudo, e somos mais ricos em razão dessa busca.

A tendência natural da mente é estar ligada aos sentidos. Esse aspecto inferior da mente faz parte da composição normal de qualquer ser humano e deve ser afastada de sua inclinação para os desejos e a realização sensual. Temos que treinar propositalmente a mente, porque a mudança necessária não acontece por si mesma. Se a mente inferior é deixada dia a dia por si mesma, torna-se cada vez mais confusa em sua tendência descendente, porque desejos e anseios são intensificados com a sua realização. Os desejos são infinitos e nunca podem ser satisfeitos. Você nunca pode esperar pôr um fim aos desejos satisfazendo-os. Quanto mais você os satisfaz, maior é a intensidade deles. A única maneira de transcender o desejo é afastando-se do desejo e, com isso, é possível triunfar sobre a mente inferior. É através da renúncia a desejos grosseiros que alguém se estabelece no domínio interno.

Mas então ninguém gosta de desistir de nada. Nem se gosta de ouvir a palavra renúncia. Pensa-se que a renúncia tem algo a ver com pessoas estranhas - monges e outras pessoas - que não são destinadas à sociedade! As pessoas pensam: "Elas são muito excêntricas e peculiares. Deus criou este mundo para nós, e devemos aproveitar essas coisas. O que há de errado em desfrutar desses prazeres sensoriais quando eles são feitos para nós?" Mas esse argumento aparentemente racional precisa ser revisto.

Sim, Deus criou este mundo e todos os objetos nele e colocou você aqui no meio deles, mas Ele também criou outra dimensão espiritual maravilhosa. Uma pequena gota dessa experiência espiritual instantaneamente envergonha-rá todos os prazeres sensoriais do mundo inteiro. Digamos que você reuniu toda a gama possível de prazeres sensoriais e experiências agradáveis ​​de todo esse universo e os colocou em um prato de enorme escala. Então, se você colocar um pequeno grão da bem-aventurança suprema do espírito no segundo prato, ele superará os prazeres do primeiro prato em um grau infinito. Essa é a verdade.

Quando essa possibilidade é oferecida, o que você acha que isso significa? Você está destinado a essas experiências temporárias que num momento dão prazer e que o picam no segundo momento? Os Upanishads finalmente declararam que a verdadeira felicidade está apenas na plenitude. A alegria é encontrada lá - não no fragmentário e passageiro. A experiência passageira e fragmentária é variável, finita e condicionada pelo tempo e pelo espaço. Somente o que está cheio - transcendendo todas as limitações - pode lhe proporcionar uma alegria que nunca desaparecerá. As experiências dos místicos ocidentais, como São Francisco de Assis, São João da Cruz e muitos outros, confirmam esta grande declaração dos Upanishads. São Francisco chama essa experiência divina de "a alegria perfeita".


Lidando com os Objetos dos Sentidos

Deus não apenas criou todos esses objetos dos sentidos e o colocou entre eles, mas também criou outra dimensão, em relação à qual esse mundo de objetos dos sentidos é como um pequeno verme diante do sol do meio-dia em um céu claro de verão. O grande Mestre Sri Ramakrishna teve uma resposta ao argumento contra a renúncia aos objetos dos sentidos. "Oh, por que uma pessoa deveria pensar em renúncia? Deixe-me dizer-lhe. Pense no que os agricultores fazem quando querem armazenar grãos em seus celeiros. Há uma praga de ratos, e os ratos entram e comem todo o grão. Então, os agricultores descobrem onde estão os buracos dos ratos e, em frente a cada buraco, colocam um grão inferior que não era bom o suficiente para ser vendido. Os ratos saem do buraco e comem imediatamente o grão inferior e o de alta qualidade permanece intocado. É isso que uma pessoa está fazendo se não pode renunciar às coisas inferiores que estão diante dela em favor das grandes coisas que Deus tem reservado ".

O verso de abertura do primeiro Upanishad diz, tudo bem, se você acha que tudo isso é bom, deve apreciá-lo. Desfrute de todos os modos, mas não faça deles o objetivo da sua vida, pois há algo mais elevado. Nem todas as pessoas se tornarão completamente renunciadas, mas enquanto você ainda estiver envolvido com as coisas do mundo, baseie sua vida no princípio da renúncia. Mesmo enquanto você participa dessas coisas, mire no grande objetivo e tenha desapego por dentro. Não seja escravo do desejo. Sempre mantenha o objetivo em vista e avance em direção a ele.

Os Upanishades diz para participar desses prazeres inofensivos da vida enquanto está estabelecido em renúncia. Participe deles, mas exercite seu bom senso e não se depare com indulgências que prejudicam seu bem-estar. Não é necessário colocar óleo de mamona no rosto! Tenha as coisas boas da vida - mas apenas aquelas que não lhe prejudicam. A propósito, eles não incluíram bebidas fortes, cigarros e outras coisas semelhantes na categoria "as coisas boas da vida". Qualquer coisa que afete negativamente o bem-estar do corpo físico ou do poder vital interno ou da mente deve ser evitada. Seja discriminador e saiba o que é propício para o seu bem-estar mais elevado.

A mente pode ser amiga de você e do veículo pelo qual você vai para o destino mais alto, ou pode se tornar a corrente que o liga a essa vida inferior. O insight dado pelo Senhor Krishna na Gita é que a tendência da mente indisciplinada é continuar meditando sobre os objetos dos sentidos e seu prazer. Assim, pensando nos objetos dos sentidos, ela se apega a eles, dando origem ao desejo e, a partir do desejo, surge a raiva, resultando em confusão da mente. Quando o intelecto está assim confuso, perde-se o poder de raciocínio, perde-se o controle sobre si mesmo e, assim, perde-se completamente.

É preciso afastar a mente dessa tendência habitual de refletir sobre os objetos dos sentidos. Isso significa que é preciso fortalecer a mente, porque essa tendência natural de se mover em direção aos objetos dos sentidos se deve a uma fraqueza da mente. A chave para fortalecer a mente é desenvolver o poder da concentração. Muitos dos estados mentais angustiantes que atormentam nossa vida cotidiana se devem à fraqueza da mente. Pelo simples fato de treinar gradualmente a mente em concentração e, assim, fortalecê-la, muitos desses estados mentais dolorosos desaparecem. A maioria dos problemas psicológicos que nos afetam continuamente desaparecem à medida que crescemos em concentração e força mental.

A concentração mental pode ser desenvolvida por meio de Pranayama todos os dias. Purifica a mente e aumenta Sattva, e com o aumento de Sattva, a concentração se desenvolve porque Sattva exerce um efeito salutar sobre a natureza flutuante e contínua das coisas da mente. As duas características da flutuação e da imaginação estão presentes em um grau muito grande numa mente indefinida e grosseira. Uma mente Sattvica perde sua grosseria e se torna sutil e refinada. A concentração aumenta automaticamente na mente sutil, porque onde há pureza da mente, há um refinamento do material da mente. A concentração é tão natural para uma mente refinada e purificada quanto a flutuação e a imaginação para uma mente impura e grosseira.

O Poder da Renúncia

Devemos desenvolver o poder da renúncia, porque somente a renúncia pode finalmente superar a natureza do desejo da mente. A natureza do desejo faz parte da mente inferior instintiva e a discriminação faz parte da mente superior. O aspecto inteligente do raciocínio da mente deve ser visto com muita clareza que o desejo é insaciável, e a única maneira de lidar com a natureza do desejo da mente é transcendê-lo. Mas se a natureza do desejo tem sido uma parte integrante de sua própria psique, rejeitar a natureza do desejo parece ser como negar uma parte de si mesmo. Parece ser um auto sacrifício negar a atividade de uma parte de você que se tornou sua segunda natureza através de uma longa indulgência. Renunciar à natureza do desejo é, de certa forma, uma espécie de morte parcial, porque você tem que morrer para uma parte de si mesmo que até agora se tornou sua identidade. Renúncia significa abnegação, auto sacrifício e controle dos sentidos, mas isso é doloroso e ninguém gosta. Quem gostaria que morresse uma parte de sua natureza?

Talvez esse não seja o entendimento correto da renúncia e haja outra maneira de encará-la. Vamos dar uma outra olhada na renúncia, onde vemos que não é um processo negativo no qual estamos perdendo alguma coisa. Pelo contrário, pode ser visto como um passo positivo, pelo qual afirmamos algo mais elevado. Olhada do ângulo certo e entendida na perspectiva correta, a renúncia está realmente emergindo da morte para a vida. Enquanto você se entrega à natureza do seu desejo, você está realmente em um estado de sono.

Sua identidade eterna está enterrada em uma espécie de morte temporária, e você não está vivendo nessa dimensão em que realmente é o que é. Renunciar a presente vida de sensações físicas grosseiras não é morte. Pelo contrário, essa vida de indulgência dos sentidos é a morte, porque quem é apenas ativo no plano sensual não começou a viver. Quando você renuncia, na verdade a vida começa, porque a renúncia é um despertar para a vida verdadeira. A renúncia é um grande ganho, porque traz para a sua vida a maior consciência, alegria e sabedoria interior que você perdeu durante todos esses anos.

Suponha que alguém lhe peça para esvaziar sua sacola de centavos de cobre para que ela seja enchida com de moedas de ouro. Quem pensaria que esvaziar o saco de moedas de cobre é uma grande perda e quem hesitaria em fazê-lo? Renúncia é exatamente isso. É o chamado estimulante a esvaziar-se de tudo o que é mesquinho, para que seu ser seja preenchido com algo precioso além da descrição. Renúncia significa deixar de correr atrás das sombras e se abrir para o que é de valor eterno. É um enriquecimento da vida. No momento em que você realmente renuncia, você se sente liberado, e somente nesse momento você experimenta a verdadeira alegria da liberdade.

Supondo que alguns ladrões atropelassem um homem, pegassem tudo dele, amarrassem-no com uma corda, e depois de algum tempo ele conseguisse afrouxar as cordas e escapar. Este homem lamentaria a perda dessas cordas que o mantinham em cativeiro? Ele os jogaria fora - boa viagem! De maneira semelhante, se a renúncia é entendida corretamente, é vista como uma libertação de si mesmo da escravidão do desejo. Que experiência maravilhosa seria se, com um esforço determinado de sua parte, você se libertasse desses laços!

A restrição dos sentidos à primeira vista parece ser algo negativo, mas, com uma análise mais profunda, será considerado algo tremendamente desejável que enriquecerá sua vida. A restrição coloca você no controle de si mesmo. Essa disciplina de renúncia não é um passo único, mas é um processo lento de investigação e análise filosófica de sua própria experiência. Você precisa descobrir que as experiências sensoriais são uma coisa quando imaginadas, outra quando abordadas e outra quando realmente obtidas. A imaginação de uma coisa é muito mais agradável e atraente do que a experiência real dela.

Através da renúncia, você precisa triunfar sobre o desejo, e essa transcendência do desejo transmite uma força tremenda e força de vontade à sua mente. O desejo é uma das fontes mais prolíficas de inquietação da mente e, no momento em que você transcende o desejo, um grande equilíbrio entra na mente. A mente requer paz, e a paz é o pré-requisito para a felicidade e a força mental. Quando a mente é agitada pelo desejo, ela não pode ser estabelecida numa inteligência firme, e a firmeza da inteligência vem através da aquisição desse equilíbrio interior. Mais uma vez, quando o desejo é transcendido pela renúncia, a renúncia se torna uma coisa de alegria.

O cultivo da vontade exige que você economize sua energia. Quando o desejo é restringido, ele próprio desenvolve uma grande quantidade de poder dentro de você. Afinal, o desejo é uma força dinâmica que é dissipada em sua realização, mas se for mantida sob controle, essa força dinâmica se acumula. É, então, um ativo valioso que permite alcançar o sucesso em seu esforço de avançar em direção à meta. A energia mental está sendo desperdiçada devido à nossa vida impensada e desorganizada, mas se esse desperdício for cuidadosamente observado e verificado, isso também gera um grande aumento de energia. Gurudev costumava identificar os vários canais pelos quais a energia se esvai e deu instruções muito elaboradas em seu livro A Mente -Seus Mistérios e Controle - sobre como esse vazamento de energia deveria ser verificado.

Superando a Preocupação e o Medo

Uma das maiores formas de vazamento de energia é através de preocupações desnecessárias. É uma das maiores doenças da mente moderna. Digo "preocupação desnecessária", porque a preocupação nunca resolve um problema. A preocupação drena sua energia mental e o torna menos capaz de resolver o problema. Há alguma esperança de sucesso se você apenas enfrentar o problema. Mas se você se preocupa e, assim, se reduz a um estado muito negativo, isso o deixa em uma posição desvantajosa, porque você está esgotado e, portanto, menos capaz de lidar com o problema e superá-lo. Muitas vezes, a coisa com a qual você está se preocupando nunca acontece. Você continua se preocupando, antecipando e temendo, mas isso nunca acontece. Esse hábito inveterado de preocupação deve ser verificado, e é preciso recusar-se a dar lugar à preocupação. Imediatamente envolva sua mente em pensamentos positivos e, através de um esforço gradual, pode-se superar esse grande esgotamento da energia mental.

Preocupações desnecessárias precisam ser superadas através de um entendimento mais profundo de que nossa vida é o resultado de nossas próprias ações passadas. As experiências pelas quais passaremos nesta vida já estão definidas e traçadas; portanto, é irracional se preocupar com essas experiências. A atitude correta é um robusto "sim" à vida e uma forte confiança na capacidade de passar por essa experiência e emergir mais forte por ela. A preocupação também pressupõe uma falta básica de fé na inteligência, bondade e justiça do Ser universal que dirige nossa vida. Se você confiar nesse Ser e souber que Ele está ao seu lado e que Seu plano para você é apenas para o seu bem maior, essa confiança tornará a preocupação supérflua. A implicação metafísica da preocupação é que, mesmo que você acredite em Deus, não confia na bondade Dele. Você não tem a profunda fé de que Ele nunca fará nada que seja prejudicial a Seu filho. Desenvolva fé em Deus e confie em Sua bondade.

Evite a preocupação ao decidir encarar a vida como ela é e ganhar com a experiência. Conquiste a preocupação pela fé em Deus, confiando em Sua bondade. Vamos ver isso de forma pragmática. Se você quiser se preocupar, reserve um tempo específico para isso e, quaisquer que sejam os itens com que se preocupar, faça uma lista. Se esses itens começarem a aparecer em sua mente fora do horário designado, diga: "Não, agora não, não é o seu tempo" e se recuse resolutamente a prestar atenção neles. Eles têm seu próprio tempo e, quando chegar a hora, você se senta com calma, coloca a lista de itens preocupantes à sua frente e faz todo o necessário para se preocupar. Quando você terminar de se preocupar, retire os itens da lista. Essa é a maneira prática de lidar com as preocupações e, por ser sistemática, a preocupação não se torna uma coisa contínua, que drena sua energia.

O medo é outro grande esgotador de energia mental que causa estragos na mente não treinada. Surgem medos vagos que podem nunca acontecer. Mesmo que eles aconteçam, você pode lidar com eles naquele momento. Dizem que os covardes morrem muitas mortes, mas os bravos morrem apenas uma vez. O homem de medos passa por experiências terríveis várias vezes, mas a experiência da vida real talvez nunca venha. Quantos acidentes de carro, grandes operações ou desastres financeiros a pessoa sofre dentro de sua própria cabeça? O medo é uma coisa terrível - pode causar pressão alta, problemas cardíacos e sono perturbado. Os processos do corpo inteiro podem ser afetados adversamente por muito medo.

O medo pode ser vencido através de uma fé inabalável em Deus. "Nada pode me tocar. Eu sou o imortal, o não-nascido, o espírito divino imortal. O que poderá qualquer coisa que aconteça aqui neste pequeno planeta me causar? Armas não podem me ferir, fogo não pode me queimar, água não pode me molhar; eu sou o eterno não-nascido, Atman. Essa é a minha natureza. " Essa é a grande doutrina do destemor baseada na verdade. A verdade é a maior força; portanto, medite em sua realidade. Evoque a consciência de sua natureza eterna e divina e tente basear sua vida em sua verdadeira identidade. Seja o que você é e seja destemido.

Desenvolvendo a Concentração

Todas essas coisas que estou lhe dizendo são ajudadas com o desenvolvimento da concentração. Desenvolva a atenção em tudo - faça o que fizer da manhã até a noite, não importa o que seja, tente fazê-lo com atenção concentrada e total. Esse é o segredo para se adquirir concentração. Não é uma técnica específica feita em uma determinada hora do dia; ao contrário, continua durante o dia em todas as suas atividades. Gradualmente, treine-se para concentrar sua atenção total em qualquer coisa que você esteja envolvido. Isso gradualmente fará a mente desenvolver o poder da concentração.

A mente e você - quem lidera e quem segue? Considere esta questão. Se a mente lidera e você segue, as perspectivas não são boas! Você deve liderar, e a mente deve seguir. Deixe sua consciência sempre ligada à inteligência do raciocínio ou ao coração sensível, e não à mente inferior, ligada aos apetites e desejos dos sentidos. Então, sozinho, você está em uma posição segura e a situação está sob controle. Quando a mente, através de sua atração habitual, tenta ir em direção aos sentidos, rejeite imediatamente essa tendência inferior. Seja muito rigoroso com isso e não dê clemência à mente. Se você der clemência à mente, estará perdido. Até agora, ela tem sido a violinista principal e você está dançando ao som da música - mas não estará mais à mercê dela. Portanto, seja rigoroso com a mente.

Quando surgirem pensamentos espontâneos que o levem ao prazer dos sentidos, não permita que eles permaneçam na mente. Quando um pensamento quebra a superfície na mente consciente, é inofensivo e não tem poder, e você pode simplesmente afastá-lo. Mas se você permitir que ele seja ampliado na imaginação, a partir deste estágio, ele se tornará dinâmico. Se você permitir que ele permaneça por mais tempo e começar a prestar atenção, ele se expandirá para a imaginação e assumirá a forma de um desejo específico. A partir daí, o mal começa.

Rejeite prontamente os pensamentos que não são necessários para você e não lhes permita muito tempo. Gurudev usou a expressão "beliscá-los pela raiz", o que significa não permitir que eles tomem uma forma diferente. Lance uma campanha de não cooperação com a mente. Se a mente não quiser fazer algo porque diz que é desagradável, faça-o! Isso é bom para você. Se a mente insistir em fazer algo, não faça. Você faz exatamente o oposto do que a mente quer fazer. Isso é algo para se lembrar. Desenvolva a força de vontade e fortaleça a mente.

Observe o silêncio por algumas horas diariamente, à medida que desenvolve o poder da concentração. O princípio do silêncio desenvolve força de vontade e também impede o vazamento de energia. Temos o hábito de falar demais, e isso também é um desperdício de energia. Seja moderado na fala e, para compensar o excesso de conversas, observe períodos de silêncio. Pensar apenas nas coisas que precisam ser pensadas também é algo que desenvolve o poder da vontade. Por que continuar desnecessariamente pensando em centenas de coisas diferentes? Para combater isso, você pode criar dentro da mente algum background de pensamento, seja pelo hábito de japa mental, seja por se manter ocupado com algum interesse que torne um ponto focal para a atenção da mente.

Por último, mas não menos importante, é preciso estar atento à excessiva indulgência sexual, do ponto de vista físico e mental. Isso também deve ser mantido sob restrição racional. O sexo faz parte da natureza humana e tem um lugar definido na vida de alguém, mas sair dos limites racionais é algo que não é natural. Tudo tem seu tempo, seu lugar e também seu limite, e você deve usar a sabedoria. O homem é um animal racional, portanto, a parte animal deve estar sob o governo da parte racional.

Se essas coisas são feitas, a mente torna-se gradualmente mais forte, dia após dia. O poder da vontade também se desenvolve e, dessa maneira, a verificação dos desejos inferiores aumenta Sattva em sua natureza. Sattva refina as coisas da mente e, por sua própria natureza, começa a desenvolver o poder da concentração. Onde há aumento de Sattva, há concentração.

Esses tópicos são todos de amplo espectro no estudo do gerenciamento da mente. Que Deus o abençoe e lhe conceda a perspicácia de buscar o relacionamento correto entre você e sua mente. Que sua mente purificada o leve em direção à meta. É o maior patrimônio que um homem pode ter para tornar essa vida um sucesso. Que as bênçãos de Gurudev Swami Sivananda estejam com você, e que a graça do Senhor e as bênçãos de todos os santos lhe permitam tornar a vida um processo ascendente em direção à iluminação divina. Hari Om Tat Sat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário