terça-feira, 24 de julho de 2018


Permaneça Como uma Rocha, 
Não Importa o que Aconteça


Por Swami Chidananda



Os grandes sábios do passado descobriram a Realidade Suprema. É o único Ser que está eternamente presente. É Aquilo que está além das percepções dos sentidos, e que é a profundidade de sua própria consciência. Eles não lhe deram nenhum nome em particular; eles só disseram que é "That" ou Tat. Só isso existe; Só isso é. É a existência eterna. Eles disseram que você não é diferente disso. A citação em sânscrito é Tat twam asi, ou "Tu és Aquilo".

No entanto, a soma total do conhecimento sobre todas as coisas neste universo físico material é compreendida apenas através dos sentidos. Esses fenômenos, como as imagens refletindo numa tela de cinema, vêm e vão, mas são possíveis graças à presença da tela. Sem o substrato da tela, seria impossível projetar quaisquer imagens. A tela estava lá antes mesmo de começar a projeção do filme, está presente durante toda a exibição e permanece quando o show termina. Só ela persiste mesmo quando o jogo de imagens termina. Mas ninguém nunca pensa naquela tela silenciosa no teatro de cinema; todos estão interessados apenas na projeção das imagens. No entanto, essa tela é a verdadeira realidade, enquanto as imagens são apenas uma projeção de imagens. Os grandes sábios disseram que a Realidade não é o mesmo que este show passageiro e que não é nada do que você conheceu até agora através dos sentidos

Qual é a base das experiências humanas? Essas experiências realmente existem fora de você? Elas têm uma existência independente além de você? Agora vamos torná-lo mais concreto. Suas alegrias e tristezas - essas coisas existem neste mundo fora de você? Quem te faz feliz e quem te faz chorar? Você pode apontar o dedo para alguém ou algo e dizer: "Esta é a causa da minha felicidade, e esta é a causa da minha tristeza?" Esse dedo apontando é o que todos nós fazemos. Todos nós pensamos que somos todos pessoas maravilhosas e inocentes, mas é este mundo exterior que nos coloca num moinho. Somos sempre incomodados por este mundo injusto, e tentamos encontrar as causas da nossa infelicidade nas coisas exteriores. 

Existe alguma coisa fora? Este mundo é capaz de nos dar experiências? Se pensamos que é, então atribuímos uma grande quantidade de poder a este mundo, mas ele merece o poder atribuído a ele? Um grande sábio descartou a coisa toda. Ele disse, considere o que acontece todas as noites quando você entra em sono profundo. Naquele exato momento de entrar no sono profundo, todos os seus problemas, tristezas e experiências do mundo exterior desapareceram. Nada prevalece da sua consciência desperta e tudo é empacotado. Você não tem nenhum problema - sem preocupação, sem decepção, sem frustração - nada, nada, nada. Você entra em um estado sereno, onde tudo é tranquilo e silencioso.

Tudo é tão desejável nesse estado de sono profundo, que se você não consegue dormir bem por dois ou três dias, fica terrivelmente perturbado. Você pode ser um prisioneiro condenado em sua cela, ou um vagabundo mendigo ou um multibilionário, não importa qual seja sua vida exterior, todos procuram entrar em um estado onde esse mundo não existe. Esta situação não é muito, muito interessante? Você tem que ver o que é que nos faz querer entrar nesse estado. Você pode entender, porque quando você entra nesse estado, todos os seus problemas e ansiedades desaparecem magicamente.

No momento em que você acorda, todas essas coisas voltam para você. Por que elas aparecem quando você volta ao estado de vigília, e por que elas mais uma vez desaparecem quando você entra no sono? Elas desaparecem porque a mente deixa de estar ativa. No momento em que você entra no estado de sono profundo, a mente fica parada, mas quando você acorda, a mente começa a se tornar ativa. No momento em que a atividade mental começa, o mundo inteiro e todas as experiências aparecem novamente. Este grande sábio que mencionei disse que o estado de vigília não é a Realidade suprema. Então, ele diz, a responsável por toda essa questão é a atividade da mente.

Se você for capaz de mudar a natureza da atividade da mente, então você terá a chave para provocar uma mudança correspondente na natureza da experiência que você tem. Se numa condição particular da mente, uma certa qualidade de experiência chega até você, se você provocar uma transformação no estado interior de sua mente, isso significa que sua experiência também será transformada. É como mudar o canal da sua TV. Você muda o canal e imediatamente esse programa desaparece e algum outro programa aparece.

Você Pode Fazer Sua Própria Felicidade

Nós não queremos tristeza e dor; Nós queremos felicidade e alegria. Isso é o que todo mundo está procurando. Você cria todas as suas experiências - você pode fazer sua própria felicidade e desfazer sua própria miséria. Essa é a verdade; por favor, pondere sobre isso de novo e de novo. Se você se recusar a permitir que qualquer coisa neste mundo o afete, então você já garantiu o que acontecerá com você e o que não acontecerá com você. É essa decisão que pode fazer toda a diferença entre causar-lhe sofrimento ou permitir-se ser capaz de permanecer como uma rocha - não importa o que aconteça. Mas então, essa decisão relâmpago de momento tem por trás todo o pano de fundo do que você aprendeu a ser, o que aprendeu como lições de vida e como se cultivou. O mundo não pode abalar a pessoa cuja experiência é repleta de discriminação, investigação e análise.

Se essa experiência não estiver lá, então você é um brinquedo nas mãos de qualquer coisa que esteja fora. Tudo tem o poder de te sacudir e fazer você rir ou chorar. Não é prudente continuar dando as coisas externas esse poder para afetar sua vida interior. Você deve ser o mestre da sua própria situação e, portanto, você deve se cultivar seriamente. Você tem que continuar com discriminação e pensamento profundo, e depois observar e aprender lições da vida de outras pessoas. Essas coisas que nos chegam são inevitáveis - elas são parte integrante da vida. Não adianta gritar sobre algo que não se pode mudar.

Os grandes sábios entenderam a oração: "Dai-me a coragem de mudar o que pode ser mudado, dá-me a serenidade para aceitar aquilo que não pode ser mudado e dá-me a sabedoria para conhecer a diferença". Desta forma, eles viram o inevitável e, em seguida, chegaram a um acordo com ele. Eles disseram: "Isto é como é, então eu deveria aceitá-lo, e eu deveria aprender a me relacionar da maneira certa". Nossa felicidade, miséria, alegria ou tristeza são na verdade noventa e cinco por cento uma questão do quão bem nos conhecemos e como nos relacionamos com nossa própria vida interior.

Vou dar-lhe alguns exemplos da sabedoria de relacionamento adequado com a nossa experiência. Um tempo atrás, havia um bebê com um defeito cardíaco que foi levado para um hospital especial, e o caso foi relatado nos jornais e deu muita atenção. Eles tentaram salvar o bebê, mas acabou morrendo. Foi, naturalmente, uma grande tristeza para os pais. Tal coisa é aparentemente apenas um evento externo, mas a filosofia quer que você veja as coisas não apenas como externas, mas também relacionadas ao eu interior. Quantos bebês nascem assim e depois morrem - talvez em seus próprios bairros ou talvez na família vizinha. Mas isso não faz grande diferença para você, a menos que você esteja pessoalmente identificado com a situação. A tragédia de outra pessoa não coloca você em espasmos terríveis de ansiedade e tristeza, e você pode continuar sua vida normal. No entanto, a tragédia está acontecendo.

As pessoas estão doentes com câncer, os hospitais pediátricos estão cheios de crianças terrivelmente doentes e moribundas, e ainda assim continuamos como se essas coisas nunca tivessem existido. No entanto, quando algo assim acontece em sua família ou em você, por que você se torna tão cheio de tristeza e sofrimento? Não é porque uma criança morreu, ou porque alguma pessoa está sofrendo de câncer, que você está sofrendo e com muita tristeza. Torna-se doloroso quando é seu filho ou parente que está sofrendo. É porque a mente concebeu um relacionamento particular e olha para a coisa toda de um modo particular. Em última análise, você rastreia a experiência até a maneira especial pela qual a mente se relacionou com esse ser ou com aquela coisa.

Outro exemplo pode ser, digamos, se você está esperando no ponto de ônibus e os carros de bombeiros passam correndo. Você não está muito preocupado, porque sabe que as chances do incêndio estar em sua casa são muito baixas. No entanto, se alguém lhe disser que o fogo está diretamente na área em que você mora, nesse momento você pode ser tomado pela ansiedade. "Oh Deus, pode ser o meu lugar!" Se na verdade é sua casa, então sua ansiedade e medo serão tremendos. Da mesma forma, se um banco quebra e entra em liquidação, você não se incomoda, desde que você não tenha investido nele. Você vai esquecer e continuar bebendo sua xícara de café. Mas se acontecer de ser o banco onde todas as suas finanças estão investidas, é claro que você ficará bastante perturbado. Esta é a "mina" ou o estado especial de ligação mental a um objeto em particular

Você já refletiu sobre isso? O mais importante não é que você tenha certas experiências positivas ou negativas, mas como você se relaciona com essas experiências. Em última análise, sua experiência se deve a dois fatores: um é esse modo especial em que a mente pensa em uma coisa, pessoa ou evento em particular, e segundo, como já mencionei para você, também depende do modo como você treinou sua mente para receber coisas. Se a mente recebe as coisas de maneira negativa, toda experiência tem o poder de desequilibrá-lo. Se a mente os recebe de maneira positiva e criativa, você possui uma vida serena e não afetada. Você se disciplinou tanto que criou uma personalidade integrada caracterizada pela força. Se você já estiver enraizado em um centro forte, você será capaz de lidar serenamente com os inevitáveis altos e baixos.

Vamos dar outro exemplo de alguém que se permite ser governado por sua experiência externa. Vamos imaginar um jovem que tenha um bom emprego, muitos amigos e uma vida muito agradável. Um dia, ao chegar do escritório em seu carro esporte, ele para no semáforo e, casualmente, olha para a direita. Lá na outra pista está uma garota devastadoramente bonita sentada em um carro da mesma marca e cor. Eles se olham e talvez ele quebre o gelo e fale com ela. Então, naquele momento, esse homem se apaixona perdidamente.

Infelizmente para ele, ele não foi capaz de conhecê-la totalmente ou descobrir quem ela é. Daquele dia em diante, ele está sempre pensando: "Quero vê-la novamente. Talvez eu a encontre em outro ponto de trânsito". Ele está em um estado de ansiedade e não consegue manter sua mente em seu trabalho. Mas um dia eles se encontram novamente apenas por acidente. Ele não perde tempo em corrigir seu erro anterior, e ele vai conhecê-la. Mas, coitado, o que ele não percebeu foi que ela já estava noiva! Quando ele a convida para sair, ela diz: "Oh, sinto muito. Vou sair para jantar com meu noivo", e ele é repentinamente impelido para uma condição totalmente infeliz.

Agora, quem criou sua miséria? Essa miséria existia em algum canto esperando para vir sobre ele? Essa infelicidade que agora começou a destruí-lo não existia em lugar algum. Ele mesmo criou. A garota não criou isso; na verdade, ela não tinha nada a ver com isso. Ele poderia ter visto tantas garotas, mas seu coração pulou quando viu aquela em particular. Sua mente entrou em um estado peculiar, e daí surgiu toda a série de eventos. Se ele fosse uma pessoa sábia, ele diria: "O que isso importa? Se ela já está noiva para se casar, bem, é isso". Ele dá a sua mente uma boa bronca e aceita esta situação e a esquece. Tudo está bem. Por quê? Porque ele sabia que não deveria chorar por leite derramado. Ele foi um tolo no primeiro caso, mas agora ele pode corrigir sua loucura. Se ele chega a um acordo com as coisas através de uma maturidade de compreensão e é capaz de fazer a mente entender, então está tudo bem. Se, no entanto, ele continuar meditando sobre sua perda e tornando-se infeliz, então ele não será capaz de entender o fato de que a miséria não tem existência independente separada da mente.


Vamos usar esse mesmo rapaz para também ilustrar algo que eu disse antes sobre o sono profundo. Este mesmo sujeito, se ele passar uma noite miserável pensando na menina, uma vez que ele entre em sono profundo, toda a experiência será apagada. Nenhuma garota, nem amor, nem miséria, nem decepção - tudo está bem. Ele está aproveitando o melhor descanso, e a qualidade de sua paz e descanso não é menor que a paz e o descanso de um imperador ou de um multimilionário que tem tudo. É a mesma qualidade. Por quê? Por causa do simples fato de que a mente não está ativa. O cerne de toda essa questão da experiência humana é o modo como a mente foi educada e treinada. Você está se comportando como se fosse um fantoche nas mãos da mente, ou o seu relacionamento com a mente é o de um mestre sobre um servo? Você tem que decidir.

(Sivananda day-to-day 495)


Nenhum comentário:

Postar um comentário