sexta-feira, 20 de julho de 2018


PRAZER E DOR
Por
Sri Swami Sivananda


Introdução


Prazer é um estado mental específico. É um tipo de satisfação. Raga (atração) causa prazer. Dvesha (repulsão) causa dor. A mente se expande num momento de prazer. Se contrai num momento de dor. Ambos são apenas estados relativos da mente. Realmente prazer e dor não possuem existência duradoura. O que de fato significa prazer para um homem pode significar dor para outro. O que é prazer para um homem num determinado momento pode ser dor para o mesmo homem em outro momento. Os dois copos de leite iniciais dão algum prazer. O terceiro copo induz à aversão, e o quarto copo pode causar náusea e ânsia de vômito. Não existe verdadeiro e duradouro prazer nos objetos do mundo.

Dor e prazer não são duas entidades separadas por si mesmas. Elas são o verso e o reverso dos lados da mesma moeda. A diferença não está no tipo mas na aplicação. É um par de opostos, cada um interagindo diferentemente. Ambos, prazer e dor, são subjetivos. Ambos podem ser mentalmente convertidos por meio de uma vontade forte, pela mudança em sua Bhavana ou atitude mental. Muitos estudantes vegetarianos na Índia, que vão ao exterior para níveis maiores ou estudos especiais, tornam-se ávidos comedores de carne. A carne era repulsiva a eles quando estavam em suas casas. A mera visão da carne poderia induzi-los ao desgosto. Como é que agora eles passaram a apreciar carne com avidez? Tudo isto ocorre pela simples mudança de atitude na forma de pensar causada por influências externas.

Cultivo das Emoções

Existe oscilação no prazer e na dor. Não existe onda contínua de prazer e de dor na mente. Se existisse uma onda contínua de dor, o homem não seria capaz de viver nem mesmo por poucos dias. A mente não é capaz de sempre lidar com dor ou prazer. É uma benção. Se você mantiver constante medo da morte, então você poderá realmente morrer num curto espaço de tempo. Os variados objetos do mundo atuam como agentes desviantes para a mente.

Entre todos os prazeres de vários tipos, medo, presságio, cautela e preocupação arruínam sua felicidade e lhe causam dor. Existe uma onda de prazer por cinco minutos, e então é seguida por uma onda de dor pelos próximos cinco minutos. Este ritmo continua por toda a vida do homem. Observe atentamente seus sentimentos através da introspecção. Você verá que eles são uma mistura de emoções confusas. Por isso, na vida espiritual, cultivo de emoções constitui uma Sadhana vital. O homem que não possui controle de suas emoções é como uma folha seca agitada pelos caprichos da mente. Aqui o autocontrole e a sublimação desempenham um papel eficaz. Pequenas exaltações podem fazer com que você perca a cabeça. Pequenos sentimentos de depressão, causados por pequenas coisas, não devem partir seu coração.

Errônea Identificação

A maioria dos sofrimentos mentais são causados pela ignorância. Isto é devido à identificação com a personalidade psico-mental do homem e apego ao corpo para aqueles que se associam a ele. Quando esta errônea noção desaparece, você conquista a liberdade do sofrimento mental, ao identificar a si mesmo com a Realidade sem nome e sem forma. Sofrimento mental é somente ignorância. No estado de sono profundo, você não experimenta nenhuma dor. É porque você não está consciente de sua identidade com seu corpo, nesse estado. Quando o filho de outro homem morre, você não se aflige. É porque não existe identificação de sua personalidade com aquela do filho do outro homem.
A dor é causada pela injeção de emoções negativas no cérebro. Ausência de luz é escuridão. Escuridão não é uma entidade real. Escuridão é uma existência negativa. Então, também, Maya possui uma existência negativa. Quando surge a luz, a escuridão desaparece. De igual forma, quando o conhecimento surge, Maya desaparece. Ausência de prazer é dor.

Prazer é o ventre da dor. Os prazeres que nascem do contato com os objetos são verdadeiramente ventres de dor. Eles possuem um começo e um fim. O verdadeiro sábio não se alegra nos prazeres forjados pelos sentidos, nem se aflige por causa das misérias causadas pelos fatores mundanos. Eles estão enraizados na consciência de sua fonte espiritual, que é desprovida de prazer e dor, mas é plena de felicidade supernatural.

Pares de Opostos

Você nunca poderá adquirir felicidade absoluta num plano físico relativo constituído de pares de opostos. Os pares de opostos giram num mesmo eixo. A morte é seguida pela vida. A noite segue o dia. A luz segue a escuridão. A dor segue o prazer. Se você realmente deseja Deus, você tem que elevar-se acima de todos os objetos de sensações prazerosas, e evitar o desejo por eles. Se você realmente quer Deus, você deve crucificar os desejos da carne. Você não pode ter Deus e desfrute sensual ao mesmo tempo. São somente os hipócritas e fracos, incapazes de desistirem do apego aos objetos do mundo, que pensam que podem realizar Deus levando uma vida mundana e fazendo um tipo superficial de Sadhana por alguns minutos todos os dias. A Realização de Deus não é tão fácil assim.

A felicidade surge com a paz da mente. Paz da mente vem de um estado mental onde não existe desejos mundanos, pensamentos de objetos de desfrute. Você esqueceria todas as ideias de sensação de prazer antes de entrar no verdadeiro domínio da paz. A felicidade está em Sattva. Felicidade está também além de Sattva. A felicidade está no Atman. Ela está na meditação. Ela está no estudo dos Upanishads.

O melhor método para livrar-se do sofrimento mental é através da força de vontade para dissociar a identificação do corpo, através do desvio da mente, ou a sua retirada da personalidade individual e fixando-a no ilimitado, sem atributos, sem nome, sem forma, sem desejos, eterno Atman, a fonte da verdadeira e eterna felicidade, algo que jamais é conhecido neste mundo de limitação. Tattvamasi - Tú És Aquilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário