terça-feira, 3 de julho de 2018


O Que É Saúde?


Por

Sri Swami Sivananda



Introdução


O que é saúde? É aquele estado de equilíbrio dos três fluídos corporais, ou seja, Vata, Pitta e Kapha (éter, bile e fleuma), nos quais a mente e todos os órgãos do corpo trabalham em harmonia e consonância e o homem desfruta de paz e felicidade e realiza suas atividades diárias com conforto e facilidade.


Saúde é aquela condição na qual o homem possui uma boa digestão, bom apetite, respiração e pulso normais, boa quantidade e qualidade de sangue, nervos fortes e uma mente calma, uma mente sã num corpo são, funcionamento normal dos intestinos, urina em estado normal, bochechas rosadas, rosto brilhante e olhos reluzentes

Saúde é aquele estado no qual o homem pula, canta, sorri, gargalha, assobia e se move de lá para cá com alegria e êxtase. É a condição na qual ele pode falar e pensar propriamente, e agir com espontaneidade, agilidade e cautela.

Saúde é aquele estado no qual um homem dorme bem, possui boa digestão, está bastante à vontade, é livre de qualquer tipo de doença ou preocupação. Quando você está em um estado de perfeita saúde, todos os órgãos, ou seja, coração, pulmões, cérebro, rins, fígado, intestinos, trabalham em perfeita harmonia e em consonância e desempenham suas funções satisfatoriamente. O pulso e a respiração estão em perfeita ordem. A temperatura corporal está normal. Este estado é cobiçado por todos. Uma vida com perfeita saúde de fato é uma grande benção.

Saúde é um Grande Tesouro

Uma boa saúde é um item valioso para o homem. É um grande tesouro. Ela concede felicidade e prosperidade. Saúde é essencial para a felicidade. Saúde não é meramente ausência de doença. Ela inclui pleno desenvolvimento dos poderes físico, mental e espiritual do homem. Saúde é uma condição de bem-estar  físico e mental: um estado normal do corpo e mente na qual todas as partes e órgãos realizam suas funções regularmente, fácil e satisfatoriamente e estão livres de doença, dor e fraqueza.  Uma pessoa que é dotada de boa saúde, digere bem sua comida, dorme satisfatoriamente e realiza seu trabalho diário satisfatoriamente. Ela está sempre feliz e entusiasmada. Você deve ter uma clara ideia do que é a doença e como ela é causada. Somente então você será capaz de preveni-la. Doenças podem ser evitadas se você compreender as leis biológicas que governam a vida, as regras de saúde e higiene e a importância da limpeza. Um conhecimento geral das leis da saúde podem ajudá-lo consideravelmente na prevenção de doença e morte e melhorar a saúde das pessoas.

De cada centena de mortes que ocorrem na Índia, Europa e outros países, sessenta por cento são causadas por doença, que podem ser, em sua maioria, se não totalmente, prevenidas, se as pessoas forem sábias e tomarem aquelas medidas divulgadas pela vigilância sanitária.

Algumas pessoas nascem com corpos sadios e saudáveis: infelizmente outras não. A que se deve isso? A doutrina do Karma lhe dará a melhor resposta. Aqueles que fizeram boas ações nas vidas passadas possuem boa saúde e corpos fortes; aqueles que cometeram ações más, obtém corpos fracos e doentios.

Muitas pessoas fazem mal a si próprias comendo demais e ao não se alimentar de modo correto e na hora correta. Quais são as coisas habituais ao seu redor que o ajudarão a mantê-lo em boa saúde? Elas são o Sol, ar fresco e água pura. A luz do sol ajuda no crescimento e dá vigor. Respire ar puro, tome sol, coma comida nutritiva e saudável, beba água pura e observe limpeza; você possuirá um alto nível de saúde, energia, vigor e vitalidade.

A vida aqui é uma contínua batalha. É uma aventura sem fim. Existem dragões a serem destruídos. Você declarará guerra contra os inimigos da saúde, a saber,  água impura, má ventilação, excesso de trabalho, comida insalubre, germes causadores de doenças, pestes domésticas como mosquito, moscas, ratos e pulgas.  Você está cercado por todos os lados por inimigos invisíveis patogênicos, micróbios e bactéria. Você deve certamente aprender tudo que puder sobre seus inimigos, seus caminhos, hábitos e poder. Em alguns casos você terá que atacá-los diretamente. Em alguns outros casos você deve privá-los. Você deve adotar as armas mais modernas que a moderna ciência sanitária e remédios preventivos lhe dão. Você deve utilizar de todos os recursos da melhor forma possível.

A saúde pública não é uma questão que diz respeito somente à Sanitária, Municipalidades ou Departamentos de Saúde. Cada cidadão, cada indivíduo, está direta e intimamente preocupado na preservação da saúde e bem-estar, não somente de si mesmo, mas da comunidade como um todo. 

Muitas das doenças que são prevenidas são produzidas por alguns germes específicos os quais são carregados pelo ar ou água ou comida ou roupa ou outros insetos. Um estudo da história da vida dessas doenças causadas por germes e dos métodos de exterminá-los serão extremamente úteis para a saúde e bem-estar da comunidade. Ar impuro, água impura, comida infectada, sujeira das casas e seus arredores, má disposição ou imprópria da excreção, exerce uma parte vital na disseminação de doença.

Casa indivíduo deve ser educado na ciência da higiene e saneamento, de forma que seja capaz de apreciar o valor da higiene, não somente para sua própria saúde mas também para a comunidade como um todo.

A criança deve estar protegida antes do nascimento por precauções pré-natais. A saúde e bem-estar da criança é a fundação primeira de sua educação. Grávidas e lactantes devem também estar protegidas. Centros de maternidade e bem-estar da criança devem ser criados em cada aldeia e distrito.  As pessoas devem estar protegidas das doenças como varíola, praga, cólera, tifoide, etc, recorrendo à imunidade através da injeção de vacinas.

Que todos vocês possuam boa saúde e vitalidade observando as regras de saúde e higiene e pelo estudo da ciência do saneamento e da medicina preventiva!

O Necessário Para Boa Saúde


De que adianta riqueza e posses, se um homem não pode se alimentar bem devido à doenças do estômago, se não pode caminhar devido a reumatismo ou paralisia, se ele não pode ver um belo cenário da natureza devido a catarata ou visão imperfeita, se não pode copular devido a impotência? Um grande pensador diz, "Dê-me saúde e um dia, e eu tornarei ridícula a pompa dos imperadores." Vida sem boa saúde é uma condição miserável, mesmo se o indivíduo for o senhor de toda a terra.

Devemos ter boa saúde para adquirir os quatro tipos de Purushartha, ou seja, Dharma, Artha, Kama e Moksha (integridade, riqueza, desejo e libertação). Sem boa saúde, você dificilmente poderá esperar sucesso em qualquer caminhada da vida. Mesmo para as conquistas espirituais boa saúde é um pré-requisito. Sem boa saúde você não poderá penetrar nas profundezas ocultas do vasto oceano da vida interior e atingir a beatitude final da vida. Sem boa saúde você não pode declarar guerra aos turbulentos sentidos e a tempestuosidade da mente.

Boa saúde é o seu maior patrimônio. Sem boa saúde você não pode conquistar nada. Sem boa saúde você não pode fazer nenhum serviço público. Sem boa saúde você não pode rezar e meditar. Sem boa saúde você não pode praticar Asanas e Pranayamas. Esta é a razão porque as escrituras declaram que este corpo é um bote a cruzar este oceano de Samsara,  um instrumento para feitos virtuosos e alcançar Moksha. Esta é a razão porque no Charaka Samhita você encontrará: "Arogyam Moolam Uttamam. Saúde é a melhor coisa neste mundo."

O que é aquela coisa preciosa que faz com que a vida valha a pena ser vivida? É a saúde. Você irá cantar hoje a música de "Sariram Adyam Khalu Dharmasadhanam, o corpo é de fato a coisa mais essencial para se atingir o propósito da existência humana (em outras palavras, ele é certamente o primeiro meio importante no cumprimento do objetivo da vida humana)." Charaka Maharshi diz em seu Samhita, "Dharmarthakamamokshanam arogyam moolamuttamam, Rogastasyaapahartarah sreyaso jivitaya .... saúde é a melhor causa da virtude, riqueza, desfrute e emancipação, e é a benção da vida. As doenças são as destruidoras da saúde."

Meios Para Boa Saúde

Boa saúde física pode ser obtida e mantida observando-se rigidamente as leis da Saúde e Regras de Higiene, tomando-se comida saudável, leve, substancial, de fácil digestão, nutritiva, ou dieta Sátvica, inspirando ar puro, exercício físico regular, banho frio diário, observando-se moderação no comer, beber, etc. Boa saúde mental pode ser obtida e mantida com Japa, meditação, Brahmacharya, prática de Yama, Niyama e reta conduta, reto pensar, reto sentir, reto falar e ação correta, Atma Vichara, mudança de pensamento, relaxamento mental deixando a mente entretida em pensamentos agradáveis, recreação mental e a prática da alegria.

Todo o universo, do poderoso Sol ao minúsculo átomo, é controlado por lei. Existe perfeita ordem em todo lugar. O Sol realiza seu papel de forma bastante regular. Ele nasce no tempo próprio e se põe no tempo devido. As estrelas e planetas giram de maneira ordenada. Eles são governados por leis. Existem leis no plano mental. Existem leis da física, da astronomia, da matemática. Existem leis de higiene e saúde que governam nosso próprio ser. No vasto universo, apenas o homem infringe leis e viola regras. Ele é o único exemplo de ilegalidade e discórdia. Ele intencionalmente despreza as leis da saúde, leva uma vida de dissipação e então se espanta porque sofre de doenças e desarmonia! Ele deliberadamente ignora as regras de higiene e correto viver e então lamenta quando está doente de um mal incurável.

Quão maravilhosa é está máquina mágica, o corpo humano, o templo móvel de Deus ou a carruagem do espírito! Mãe Prakriti expôs sua maravilhosa habilidade e máxima destreza na construção dessa máquina maravilhosa. Se você ponderar seriamente por um momento sobre a estrutura e trabalho desta máquina maravilhosa que é o seu corpo, você ficará impressionado e maravilhado.

Todos vocês deveriam possuir algum conhecimento elementar de doenças e seus tratamentos com remédios populares e seus usos, de fisiologia que trata das funções dos diferentes órgãos do corpo, de anatomia que lida com a estrutura do corpo humano, do primeiro socorro ao ferido. Se você possui esse conhecimento, você pode ajudar a si mesmo assim como a humanidade que sofre em grande parte. Este conhecimento o ajudará em emergências, antes que você esteja apto a obter ajuda de um médico. Tenha um conhecimento desses pontos importantes para preservar a saúde, para prestar primeiros-socorros ao ferido, para tratar de casos de envenenamento.

Estudo de anatomia e fisiologia, higiene e ciência da dieta, o ajudarão a manter o corpo numa condição saudável e forte de forma que todo esse mecanismo possa trabalhar harmoniosamente, deve ser seu primeiro estudo. Você ignorou as leis da saúde e as regras de higiene. Por isso você possui uma saúde ruim, físico ruim e um corpo dilapidado.

A prática regular de exercícios de Yoga ou Yoga Asanas, mesmo por quinze minutos por dia o manterá bem em forma e em breve o tornará robusto e caloroso. Você terá abundante energia, força muscular e força nervosa, uma personalidade encantadora e terá vida longa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário