O Que É a Mente
Por
Sri Swami Sivananda
A mente é a causa da escravidão e
da liberdade do homem. Uma mente que está cheia de Vasanas impuros tende a
escravidão; enquanto uma mente que é desprovida de Vasanas tende a liberdade. A
mente não é mente quando os Vasanas são destruídos. Você torna-se desprovido da
mente. Quando você se torna desprovido da mente, a intuição surge e você é
dotado do olho da sabedoria. Você desfruta de paz indescritível.
A mente é Vasanamaya. Este mundo
é Vasanamaya Jagat. A mente se agarra a objetos sensuais através dos Vasanas e
constantemente pensa em objetos. Se os Vasanas perecem, a mente deixa de pensar
em objetos e alcançamos o estado de ausência de pensamentos.
Um dos hábitos mais comuns da
mente é o hábito errante. Ela não é capaz de se fixar num ponto, como é da
natureza do ar. Sri Krishna diz: "Ó poderosamente armado (Arjuna)! A mente
é difícil de conter e está inquieta; mas pode ser contida pela prática
constante e pelo desapego".
A destruição dos desejos e o controle
dos indriyas são os passos essenciais para o controle da mente. É o desejo que
deixa a mente inquieta. Os indriyas correm atrás dos objetos e a mente também
segue os indriyas, assim como um cão segue o seu dono. Portanto, se você quiser
aquietar essa mente errante, você terá que renunciar a todos os tipos de
desejos e controlar os indriyas primeiro. Só então você será bem-sucedido na
prática da concentração, meditação, domínio da vontade, da memória e do pensamento.
O ponto vital na concentração é
trazer a mente para o mesmo ponto ou objeto de novo e de novo, limitando seu
movimento a um pequeno círculo no começo. Esse é o objetivo principal. Chegará
o tempo em que a mente irá se ater a apenas um ponto. Este é resultado de sadhana
constante e prolongada. Deve haver uma linha de pensamento. Deve haver uma
continuidade de pensamento, como o fluxo constante de óleo de um vaso para
outro, como o som contínuo de um sino de igreja.
Você deve ser regular em sua
prática de meditação. Você deve se sentar diariamente de manhã e à noite e nas
mesmas horas. O humor meditativo ou Sattvic Bhava se manifestará por si mesmo
sem esforço. Você deve se sentar no mesmo lugar, na mesma sala. A regularidade
na meditação é um grande desiderato e condição sine qua non.
Mesmo que você não perceba nenhum
resultado tangível na prática, você deve mergulhar na prática com sinceridade,
seriedade, paciência e perseverança. Seus esforços serão certamente coroados
com sucesso depois de algum tempo. Não pare esta prática mesmo por um dia, sob
qualquer circunstância, mesmo se você estiver doente! A meditação é um tônico
de primeira classe. A onda de meditação removerá todo tipo de doença. Irá
infundir força espiritual, dará novo vigor e vitalidade.
Ore fervorosamente: "Ó
Senhor Todo-misericordioso! Pela Tua graça, que eu realize a Verdade. Que eu
sempre tenha pensamentos sublimes. Que eu me realize como a Luz Divina. Que eu
sirva a humanidade com Atmabhava. Que eu seja livre da ganância, luxúria,
egoísmo, ciúme e ódio. Que eu possa contemplar o doce e imortal Ser em todos os
seres. Permita-me perceber Brahman com puro entendimento.
"Que aquela Luz das luzes sempre
me guie. Que Ele purifique minha mente de todas as impurezas. Que Ele me
inspire. Que Ele me dê poder, coragem e força. Que Ele remova o véu da mente.
Que Ele remova todos os obstáculos no caminho espiritual. Que Ele torne minha
vida feliz e frutífera. Eu me inclino a Ti, ó Deus dos deuses, ó Brahman dos
Upanishads, Suporte de Maya e Isvara, a Ponte para a Imortalidade. "
Sem o Self tudo é vazio. É um
fato bem conhecido que qualquer número de zeros não tem valor intrínseco, a
menos que um número seja colocado antes deles. Mesmo assim, a riqueza de todos
os três mundos não é nada, se você não levar uma vida espiritual, se você não
tentar adquirir a riqueza espiritual. Você terá que viver no Ser interior. Você
pode influenciar os outros, irradiar alegria e paz para milhões de pessoas,
longe e perto, se você atingir a autorrealização. Você será afogado no oceano da
bem-aventurança e conhecimento infinito.
(Sivananda Day-to-Day
500)