domingo, 6 de outubro de 2013

YOGA DA SABEDORIA


O corpo é composto pelos cinco elementos e é ignorante. É feito de pele, carne, sangue e ossos. É criado pelo tempo, ação e atributos de Sattwa, Rajas e Tamas.
O Atma é não nascido, não morre, nem pára ou vai a lugar algum. Não é masculino nem feminino ou neutro. É todo penetrante e de duração eterna. É um sem um segundo, sem mácula como o éter, eterno, puro e perfeito conhecimento em si mesmo.
Tristeza tem sua raiz no corpo. O corpo possui Karmas por sua própria causa. A ação ou Karma origina no homem com a noção de “Eu” que é ignorante, é eterno, tendo por Avidya sua principal causa. O egoísmo está sempre associado com a reflexão de Chit como um pedaço de ferro aquecido pelo fogo. Então o corpo torna-se independente com Ahamkara e torna-se possuidor de inteligência.
“Eu sou o corpo” – esta noção surge devido à conexão entre o Self e Ahamkara. A vida mundana que é fonte de prazer e de dor tem a sua raiz na ideia do “Eu” no corpo, em razão dessa identificação do Atma que não se modifica com Ahamkara com a noção de “Eu sou o corpo, eu sou o autor da ação”, a alma individual sempre atua e é forçadamente presa aos resultados. Possuidor de virtude e vício ele vagueia para cima e para baixo. “Certamente tenho feito muito bom trabalho através de sacrifício, doações e outras coisas, e deverei  ir para o céu e desfrutar de felicidade lá – assim ele pensa. Com a mesma falsa ideia de desfrutar no céu de felicidade celestial por algum tempo, ele cai após esgotado seus feitos meritórios.
Enquanto existir conexão entre Ahamkara ou o princípio do egoísmo e o resto com o corpo e os órgãos sensoriais, existirão prazeres e dores e existência transmigratória para o self do Conhecedor. Ahamkara é a ideia de “Eu” e “Meu” nos corpos sutil e grosseiro. O ignorante fica preso ao corpo. Eles não podem se elevar acima do sentido de “eu” e “Meu” no corpo grosseiro. A discriminação eleva-se um pouco acima por meio do conhecimento.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Seguindo os passos do Cristo

Vaidade das vaidades, tudo é vaidade, exceto o amor a Deus e servir apenas a Ele.
Feliz é aquele a quem a própria verdade ensina, não por aparências e palavras que passam, mas ela mesma.
Aquele para quem todas as coisas são uma só, ele que reduz todas as coisas para uma e vê todas as coisas como uma, pode desfrutar de uma mente calma e permanecer pacificamente em Deus.
Toda perfeição nesta vida possui alguma imperfeição misturada a ela, e nenhum conhecimento nosso é desprovido de obscuridade. Um modesto conhecimento de ti mesmo é um caminho mais seguro para Deus do que uma profunda busca após o aprendizado.
Não estime a si mesmo melhor do que os outros, menos talvez na vista de Deus, que conhece o que está no interior do homem, tu estará em pior condição do que eles. Se não existir nenhum bem em ti, acredite que exista muito mais nos outros, dessa forma você possa conservar humildade em ti.
Meu filho, você não pode gozar de perfeita liberdade a menos que você renuncie totalmente a si mesmo.
Devemos ser caridoso para com todos, mas familiaridade com todos não é conveniente.
Enquanto vivermos neste mundo não podemos estar livres de tribulação e tentação. Todos, entretanto, devem ser cuidadosos sobre suas tentações, e vigie-as em oração, para que o mal encontre uma vantagem para desapontá-lo.
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quinta-feira, 26 de setembro de 2013

97º Aniversário de Sri Swami Chidanandaji Maharaj (2013)

Por ocasião do aniversário do honrado Sri Swami Chidananda, a Divine Life Society India, publicou a seguinte mensagem:
 

O Verdadeiro Apóstolo do Yoga-Vedanta
 
Introdução
O generoso Sivananda durante seus últimos dias escutava uma apresentação melodiosa de minha obra prima "O Bharata Shakti Maha-Kavyam", o grande épico do Super Homem. Ele deu-lhe um prefácio brilhante, e comentou: "Bharata Shakti é o mais rico legado que você está deixando para a humanidade.  É preciso traduzi-lo para o Inglês.". "Sim, eu estou preparando uma versão em Inglês e parte dela foi aprovada por Sri Aurobindo". "Publique-a logo..." disse Swamiji.

"Se Deus quiser", eu disse, e exigi dele, " Swamiji, por favor me diga o legado imortal que você deixaria para a humanidade além de seus livros e construções. É a Divine Life Society? Ou é a santa assembléia de Sannyasins por você treinada? ". Swamiji ficou sério por alguns minutos. Ele olhou suas obras empilhadas diante dele. Ele escutava o ruído da impressora trabalhar. Orações fluíam do templo. Sivananda Nagar, embalada na música do Ganga, estava ocupada com atividades variadas ... Mas tudo isso poderia sobreviver a ele somente se houvesse um seguidor dinâmico, que pudesse assumir a responsabilidade onerosa após ele. Sivananda despertando após profunda reflexão. "Claro, Chidananda - Ele é o legado vivo que deixo atrás de mim para continuar, depois de mim, a missão da vida divina." Mas naquela época Chidananda, Venkatesananda e outros não estavam no Ashram. "Ele está chegando", disse o Mestre. Ele veio, mas o seu espírito de renúncia e amor a Deus impediu-o de realizar qualquer responsabilidade que pudesse prendê-lo em ocupações mundanas.

Ele estava decidido a ir para Kedarnath para intensa Tapasya. "Eu vou", disse ele ao Mestre. O mestre olhou profundamente em seus olhos e falou sério ", Chidananda, olha aqui, é para você que tenho desenvolvido Shivanandanagar e você diz agora que irá deixar tudo isso e ir embora". Esta observação assombrosa transformou a mente do discípulo fiel. "Que a Tua vontade seja feita", disse ele e permaneceu ao lado do Mestre e a alma do Mestre entrou nele e levou-o de vitória em vitória na sua vida dedicada à Vida Divina. Após a Mahasamadhi de Gurudev, Chidananda foi eleito presidente da The Divine Life Society por consenso.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

04 julho 2013

Essência da Vida Divina
 
Swami Sivananda
 
· Fale a verdade em todas as situações, fale suavemente com amor, pratique a não-violência e o celibato, contemplar o Senhor em todos os seres, é Vida Divina.

· Amor, verdade e pureza são os pilares do edifício da Vida Divina

· Caráter e devoção são as pedras e a argamassa com as quais você construirá as paredes do Templo da Vida Divina.

· O Templo da Vida Divina possui quatro pilares, a saber, meditação, pureza, amor e retidão.

· Através do serviço, amor e meditação, vive-se a Vida Divina.

· O segredo da Vida Divina está no espírito de serviço e sacrifício.

· Nenhuma filosofia ou religião no mundo pode ensinar algo melhor do que: “Sirva, ame, dê, purifique-se, seja bom, faça o bem, medite e realize-se.”

· Purifique seu coração. Purificação é a própria essência da religião.

· Mortificar o corpo não é Vida Divina.

· Nudez física e cabelos emaranhados não têm nada a ver com Vida Divina.

· Vida Divina não significa rejeitar a vida e suas atividades, mas uma transformação desta em Divina.

· O caminho do dever é o caminho para a glória e felicidade eterna.

· O caminho do dever é o caminho da retidão, e o caminho da retidão é o único caminho para a paz e a felicidade sem fim.

· Aspire incessantemente para viver no Divino. Esforce-se incessantemente para realizar a Verdade.

· Trabalhe incansavelmente para o bem do próximo.

· Possuir fé e devoção, servir ao preceptor e aos santos, praticar meditação e atingir o Auto-conhecimento, é de fato uma benção suprema.

· Sem autocontrole não existe Vida Divina.

· Não se misture muito com as pessoas, mas seja amigável com todos.

· Crianças da Imortalidade! Levante-se, desperte, e viva a Vida Divina da verdade, pureza, amor e bondade.

· Seja misericordioso com todos. Seja gentil com todos. Ame a todos. Renuncie aos prazeres sensoriais. Medite no Divino. Isto é Vida Divina.

· O mundo é um todo. Não considere a idéia de separação. Em seu coração e mente, seja único totalmente.

· O espírito individual precisa fundir-se no Espírito Cósmico. A vida humana deve ser autotransformada em Vida Divina. Este é o objetivo da vida.

· Descubra seu Centro. Mantenha-se sempre neste Centro. Este Centro é o Atman ou o seu Self mais profundo.

· Realize sua verdadeira natureza. Realize seu Atma-svarupa (a natureza essencial do Self). Um leão não deve balir como um cordeiro.

· Não seja pessimista. Não seja negativo em sua abordagem. Seja sempre otimista e positivo.

· Seu único deve é a realização em Deus. Todos os outros deveres servem apenas de meio para atingir esse objetivo final.

· Desperte do sono da ignorância. Seja imparcial. Aprenda a discriminar. Medite. Não espere. Contemple o alvorecer da sabedoria em seu coração.

· Levante o vel das imperfeições humanas. Contemple sua verdadeira natureza.

sábado, 29 de junho de 2013


Autoanálise


Swami Sivananda

Autoanálise ou autoexame diário é um requisito indispensável. Sozinhos podem remover seus defeitos e fazê-lo crescer rapidamente na espiritualidade. O jardineiro observa cuidadosamente as novas plantas. Remove diariamente as ervas daninhas.  Coloca uma forte cerca ao redor. Irriga-as na hora apropriada. Então elas crescem lindamente e, produz frutos rapidamente. Da mesma forma, você deve descobrir seus defeitos ao longo da introspecção e autoanálise diária e então erradicá-los através de métodos adequados. Se um método falhar, você deve adotar um método combinado. Se oração não der resultado, você deve recorrer a satsanga ou companhia de sábios. Pranayama, meditação, alimentação apropriada, introspecção. Você deve destruir não apenas a grande quantidade de orgulho, hipocrisia, luxúria e raiva que se manifesta na superfície consciente da mente mas também suas impressões sutis escondidas nas esquinas da mente subconsciente. Então somente assim estará perfeitamente seguro. Estas impressões sutis são muito perigosas. Elas espreitam como ladrões e atacam quando cochilamos, quando não estamos vigilantes, quando a razão diminui, quando se descuida um pouco da prática espiritual diária e quando se é provocado. Se esses defeitos não se manifestam mesmo sob extrema provocação em várias ocasiões mesmo quando você estiver praticando introspecção diária ou autoanálise, você pode descansar sossegado que as impressões sutis também estão destruídas. Agora você está salvo. A prática da introspecção e autoanálise requer paciência, perseverança, forte vontade, forte determinação, intelecto sutil, coragem. Contudo você obterá um fruto de valor incalculável. O precioso fruto da imortalidade, Paz Suprema e Felicidade Infinita. Você terá que pagar um preço alto por isto. Entretanto, você não deve murmurar quando faz a sua prática diária. Deve aplicar totalmente sua mente, coração, intelecto e espírito na prática espiritual. Só assim será possível rápido progresso. Mantenha um diário espiritual e pratique autoanálise (autoexame) à noite. Anote quantas boas ações foram feitas, quais erros cometeu durante o dia. Pela manhã decida: “Não vou me render à raiva hoje. Hoje praticarei celibato. Falarei a verdade hoje.”