segunda-feira, 15 de outubro de 2018

A Religião é Única

Por
Sri Swami Sivananda

Crianças do Ser Imortal!
Que a Paz esteja em todos! Sem paz não há alegria, e uma vida sem alegria é uma existência sem valor, pois é uma luta, uma dor, um processo de se tornar um "não-ser, uma discrepância no eu". O reino da paz, portanto, significa a liberdade da vida, a libertação da humanidade, a salvação de todos os seres. Todos lutam pela paz, todos querem uma felicidade imperturbável. Todos anseiam pela vida eterna. Se pensamos e respiramos, é para esse propósito; se o vento sopra e a água flui, é para esse fim. Nada muda, e nada se move nem que seja por pouco, se não para aperfeiçoar a si mesmo, tornar-se o todo e autossuficiente, quebrar as barreiras que limitam seu escopo e jurisdição de existência. Ao processo desse tipo de impulso e movimento em pensamento e ação, o homem chama de religião.

A religião não é um dogma ou uma fantasia confortável ou um hobby de um certo grupo de pessoas. A religião é a expressão do impulso universal de viver a vida divina, um impulso inerente ao qual ninguém pode resistir. Cada pessoa pensa de maneira diferente e, no entanto, pensa em direção ao Supremo Ser Único. Diferenças estão nas estradas e nas escadas e não na cidade atingida ou o telhado escalado. As distinções inferiores podem ser reunidas e reconciliadas apenas à luz da unidade superior da Verdade. O homem é uma combinação do animal e do divino, Deus e o bruto entrelaçados em um ponto. Todo indivíduo possui essas duas características. A propensão brutal o leva à diferença, à miséria, à batalha, ao derramamento de sangue e à morte, e a realidade Divina eleva-o ao rico e esplêndido reino da plenitude glorificada e purificada da Essência imortal. A religião é a resposta ao chamado deste ímpeto superior do único Deus Real que está sentado no coração do Universo como sua própria vida.

Portanto, religiosos fervorosos! Vocês não podem explicar as guerras religiosas, a pobreza, a tristeza, a inquietação? A semente da perpetração do mal é semeada pela falta de capacidade de apreender a natureza da sabedoria, verdade e justiça. Não é a aspiração humana, mas a propensão subumana que destrói os próprios valores da vida através do desprezo pelo temperamento alienígena e pelo ódio aos outros habitantes da terra. É um grande erro que meninos e meninas de hoje estejam empregando seus esforços em "educação para um trabalho, pão e conforto", negligenciando as realidades centrais da verdadeira civilização e cultura. É imperativo que todas as escolas e faculdades, se pretendem trabalhar pela felicidade e liberdade da humanidade, incluam como o item mais importante no currículo, a arte da vida perfeita, dos valores essenciais da vida - virtude, amor, pureza, verdade, universalidade, sabedoria e justiça, que constituem o coração da religião, religião que se eleva até a possibilidade da salvação cósmica. Não há vida na educação se ela é destituída da consciência religiosa, pois a religião é o próprio significado do propósito da vida, o único objetivo da luta pela existência. Se a religião é rejeitada, nada sobra no mortal, exceto um amontoado de ossos e uma massa de carne.

Se o homem moderno tem desprezado a religião é porque ele entende por religião uma explosão do espírito irracional. Longe disso! A religião é a luz que estimula a vida mais racional, a manifestação do brilho eterno da inteligência que espreita até o mais poderoso gênio do mundo. Não pode haver civilização sem religião se ela é destituída de espiritualidade. Aquela religião que visa nada mais do que uma vida feliz no mundo é apenas utilitarismo materialista e não uma religião consoladora. O materialismo é o produto bruto de uma ausência de esclarecimento adequado e insight sobre a verdadeira essência e, portanto, não é digno de consideração. Um coração impuro e um cérebro convencido não podem entender a religião. A verdadeira religião começa onde o intelecto termina. A religião não é emoção nem erudição, mas o conhecimento que é direto e imediato, uma fé nascida dos Vedas e dos Upanishads, o Evangelho de Buda, os ensinamentos de Cristo, todos surgiram de uma fonte impessoal, e se fizeram conhecidos por nós somente quando se expressou através de personalidades. Nenhum homem inteligente do mundo pode dizer que atingiu o apogeu da inteligência; o conhecimento cresce e se amplia quando a experiência se aprofunda. Muitos materialistas se transformaram em grandes heróis espirituais, o que mostra que o mundo superficial não pode satisfazer o espírito profundo do homem. Este único Espírito é comum a todos e, portanto, a religião deve ser uma, e não duas ou muitas. Embora camisas e casacos possam ser muitos, a pessoa que os veste é a mesma.

Portanto, não briguem, não discutam, não sejam intolerantes, oh felizes filhos de Deus! Vós sois flores alegres desabrochadas no jardim da terra. Não há asiático, nem europeu ou americano, nem hindu, nem cristão, nem muçulmano, mas há filhos de Deus que o adoram no templo do universo, há buscadores da verdade que estudam na vasta escola da natureza, há seres humanos que estão marchando em direção ao Ser Divino, existe o finito se estendendo ao Infinito. Portanto, a paz é o teu direito de primogenitura, a religião é o caminho, a fraternidade universal é o ideal, a perfeição espiritual é o único objetivo de todo e cada habitante desta vasta terra. Mero pão para o corpo não é suficiente, a religião é o pão da alma, sem a qual a vida é apenas a morte e a civilização é uma mera zombaria.

Que todos vocês percebam o objetivo da verdadeira religião. Que a paz perfeita reine sobre todo o mundo! Que o Senhor Todo-Poderoso abençoe a todos!

(Sivananda Day-to-Day 504)

Nenhum comentário:

Postar um comentário