sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Somos Supremamente Abençoados
por
Sri Swami Chidananda

Você é verdadeiramente abençoado e favorecido por ter sido escolhido. De incontáveis seres, apenas uns poucos se esforçam para atingir um estado de perfeição que leva a pessoa além da tristeza e que concede felicidade eterna e suprema paz. Entrar em tal caminho é em si uma grande graça. Você pode ser um Sannyasin, um chefe de família, um homem de negócios ou um estudante, mas se você escolheu seguir o caminho da bondade e da retidão, saiba que é supremamente abençoado.

Neste mundo de ódio, conflito, injustiça, desonestidade, guerra, velhice, sofrimento e morte, o Jivatma - tendo nascido como um ser mortal, humano, físico, biológico e psicológico - está sofrendo das três aflições: aflições causadas por forças naturais além do nosso controle, aflições causadas por outras formas de seres vivos e aflições criadas por nós a partir de dentro. De dentro e de fora, a alma individual encarnada como indivíduo humano nesta jornada terrestre está sujeita a essas três aflições.

As aflições internas surgem de Raga-Dwesha e dos inimigos de seis tipos que persistem em nossa própria natureza inferior: desejo, raiva, ganância, ilusão e arrogância que é intoxicada pelo ego, inveja e ciúme. São seis tendências negativas internas que mantêm a pessoa sempre em estado de inquietação e agitação e sem paz. Assim sujeito às aflições internas e externas, o indivíduo humano vagueia no estado de vigília sem paz de espírito. Por essa razão, algumas pessoas buscam alívio no sono e, se não dormem, ficam muito perturbadas. O sono é a pequena misericórdia da natureza, uma retirada temporária do estado de aflição.

Em um mundo que causa mais inquietação ao invadir sua mente através do rádio, da TV, dos jornais e das fofocas, você foi escolhido para entrar no caminho da justiça que leva além do sofrimento, à paz e à suprema felicidade. Não é uma pequena graça; é uma grande graça. Não é uma bênção comum; é uma bênção rara e extraordinária. Você é supremamente afortunado, supremamente abençoado.

Entre as almas abençoadas, você é especialmente abençoado por estar envolvido em um grande modo de vida exposto por uma alma perfeita e iluminada. Transforma sua natureza terrena em pureza e piedade, trazendo assim uma qualidade de divindade aos seus sentimentos, suas atitudes e princípios de vida. Ele eleva a sua vida a um nível muito alto de espiritualidade e a um plano sublime de beleza e bem-aventurança. Esse é o presente especial concedido à humanidade moderna, abrindo a possibilidade de uma vida que é como o ouro quando comparada à vida normal das pessoas mergulhadas na ignorância.

Gurudev abriu os portões para a suprema bem-aventurança para nós, mesmo enquanto estamos neste plano terrestre trabalhando em nosso Prarabdha Karma e desfrutando de pequenos prazeres e sofrendo pequenos sofrimentos. Ele mostrou o caminho para uma ascensão para a Divindade através de um certo modo de vida, que é destinado a todo indivíduo humano - em todas as esferas da vida, vivendo em qualquer lugar e sem fazer nenhuma mudança radical, atividade ou padrão de vida. Esse modo de vida produz uma mudança sutil, mas definida, no ângulo de visão do indivíduo, na compreensão de si mesmo e de como a vida deve ser. Isso traz uma mudança na abordagem, compreensão, atitude e ângulo de visão. Isso também traz uma mudança de Bhav, que é a coisa mais importante. Assim, ele nos deu uma chave para transformar a vida em um caminho divino para a experiência de Deus.

Ao mudar o ângulo de visão e por uma transformação de Bhav, sua vida começa a assumir um novo significado, sem que nenhuma mudança em suas circunstâncias externas precise ocorrer. Você se torna um ser diferente de dentro. Você agora olha para a vida e as coisas deste mundo com uma nova visão. Você contempla algo que nunca viu antes. Você começa a se envolver nas mesmas atividades, mas com uma nova perspectiva e um novo sentimento. A vida muda seu significado e começa a produzir resultados espirituais nunca antes obtidos.

Gurudev nos ensinou como tornar a vida comum divina, o que significa trazer a qualidade de Deus para ela, trazendo a Realização de Deus para ela, trazendo para ela um movimento divino chamado Sadhana. Significa trazer uma ascensão e progresso em direção à Deus, chamado Yoga Abhyasa. Ele cunhou o termo "Yoga na vida cotidiana" - a vida cotidiana comum do taxista, do professor e do lojista. Ele trouxe Yoga para você onde você está. Ele disse que o Yoga é possível para todas as pessoas. Este foi o dom extraordinário da vida divina que o amado Mestre Santo deu, e é importante de tempos em tempos chegar à fonte deste novo modo de vida e recarregar suas baterias. Você mais uma vez entra nesta experiência e volta para sua casa sentindo-se renovado, revigorado e revigorado. Ter uma visão esclarecida não é uma pequena bênção.

Vocês são uns poucos afortunados; portanto, você deve cooperar com essa bênção que foi derramada sobre você pelo Divino. Você deve alegremente aproveitar essa oportunidade, levá-la em sua mão e entrar plenamente no espírito dela com muita sinceridade, determinação e entusiasmo. Este é o segredo do sucesso. É a chave mestra interna para utilizar ao máximo o que foi livremente dado a você por Deus.

Esteja constantemente ciente dessa bem-aventurança para que você não esqueça. O ditado "familiaridade gera desprezo" significa que uma coisa que está disponível em abundância perde seu valor, ou uma coisa sobre a qual alguém fala constantemente perde o seu significado e logo se torna comum e banal e não recebe mais atenção. Essa é uma desgraça criada por uma certa falta interna; é um ponto cego no próprio buscador que de modo algum diminui o grande dom concedido por Deus e pelos grandes santos.

Assim, se alguém quiser evitar essa armadilha e desejar manter viva a consciência do valor do que foi concedido, deve se empenhar constantemente em lembrar-se dia após dia. O método que nos foi concedido pelos nossos anciões para essa consciência constante é Svadhyaya - estudo do Gita, Upanishads, Vivekachudamani ou qualquer livro inspirador de Gurudev. Este estudo abre nossos olhos e nos mantém constantemente despertos para o valor do que nos rodeia em todos os lugares e que entrou em nossa vida - a consciência do significado da vida e a grandeza do objetivo.

O Svadhyaya diário dessas grandes escrituras - Gita, Upanishads, Puranas - nos lembra de quão preciosa é a vida humana, quão glorioso é o objetivo e quão extremamente afortunado é aquele que se volta para esse objetivo. Todos os grandes sistemas de Yoga insistiram em Svadhyaya, e assim, com regularidade infalível e grande entusiasmo, você deve abordar Svadhyaya dia após dia com a ânsia aguda de um pesquisador científico conhecer cada vez mais. Hari Om.

(Sivananda Day-to-day 505)

Nenhum comentário:

Postar um comentário