quarta-feira, 3 de outubro de 2018



Ganesh Chaturthi


por Sri Swami Sivananda

SAUDAÇÕES ao Senhor Ganesha que é o próprio Brahman, que é o Supremo Senhor, que é a energia do Senhor Shiva, que é a fonte de toda felicidade, e que o doador de todas virtudes, qualidades e sucesso em todos os empreendimentos.

Mushikavaahana modaka hastha,
Chaamara karna vilambitha sutra,
Vaamana rupa maheshwara putra,
Vighna vinaayaka paada namasthe

SIGNIFICADO: "Oh Senhor Vinayaka! o removedor de todos os obstáculos, o filho do Senhor Shiva, com uma forma que é muito pequena, com o rato como Teu veículo, com doces na mão, com orelhas largas e trombas, Eu prostro-me a Teus pés de Lótus!”

Ganesh Chaturthi é um dos festivais hindus mais populares. É o aniversário do Senhor Ganesha. É o dia mais sagrado para o Senhor Ganesha. Ele ocorre no 4º dia da quinzena brilhante da lua de Bhadrapada (Agosto-Setembro). Ele é comemorado em toda Índia, assim como por todos os devotos hindus em todas as partes do mundo.

Imagens de barro da Deidade são feitas e após serem adoradas por dois dias, ou em alguns casos dez dias, elas são atiradas na água.

Senhor Ganesha é o Deus com cabeça de elefante. Ele é adorado inicialmente em muitas orações. Seus Nomes são repetidos primeiros antes do início de algum trabalho auspicioso começar, antes de algum tipo de adoração é iniciado.

Ele é o Senhor do poder e da sabedoria. Ele é o mais velho dos filhos do Senhor Shiva e o mais velho irmão de Skanda ou Kartikeya. Ele é a energia do Senhor Shiva e então Ele é chamado o filho de Shankar e Umadevi. Pela adoração do Senhor Ganesha as mães esperam obter para seus filhos as reais virtudes de Ganesha.

A seguinte história é narrada sobre Seu nascimento e como Ele veio a ter a cabeça de um elefante:

Uma vez, a Deusa Gauri (consorte do Senhor Shiva), enquanto se banhava, criou Ganesha como um puro ser branco com a lama de fora de Seu Corpo e O colocou na entrada de sua casa. Ela disse a Ele para não permitir a entrada de ninguém enquanto ela estivesse no banho. O Próprio Senhor Shiva estava retornando a casa com muita sede e foi parado por Ganesha no portão. Shiva ficou bravo e cortou fora a cabeça de Ganesha pois Ele pensou que Ganesha fosse um estranho.

Quando Gauri veio a saber disso ela ficou muito angustiada. Para consolá-la, Shiva ordenou a Seus serviçais que cortassem e trouxessem para Ele a cabeça de qualquer criatura que estivesse dormindo com a cabeça voltada para o norte. Os serviçais foram em sua missão e encontraram somente um elefante naquela posição. O sacrifício foi então feito e a cabeça de elefante foi trazida perante Shiva. O Senhor então uniu a cabeça de elefante ao corpo de Ganesha.

Senhor Shiva fez de Seu filho digno de culto no início de todos os empreendimentos, casamentos, expedições, estudos, etc. Ele ordenou que a adoração anual de Ganesha deveria acontecer no 4º dia de metade brilhante da lua de Bhadrapada.

Sem a Graça de Senhor Ganesha e Seu auxílio nada pode ser alcançado. Nenhuma ação pode ser empreendida sem Seu apoio, Graça ou bênção.

(Sivananda Day-to-Day 502)

Nenhum comentário:

Postar um comentário