terça-feira, 28 de agosto de 2018

Verdadeira Renúncia
Por
Sri Swami Sivananda

A verdadeira renúncia consiste na renúncia ao "eu" e  ao "meu" e desejos. Moksha não significa a separação física de todos os assuntos mundanos, mas apenas um estado de espírito desprovido de todos os Vasanas impuros ou apego às coisas mundanas, e ainda trabalhando como sempre entre eles.

A Rainha Chudalai, na forma de Kumbha Muni, disse a Raja Sikhidhwaja, seu marido, que estava na floresta: "A sua renúncia não é a verdadeira. Embora você tenha desistido do seu reino e do resto, isso não constituirá verdadeira renúncia". Você ainda tem desejos por todos os objetos. É somente a completa rejeição deles que você pode esperar alcançar a Felicidade Brahmica dos sábios. Ai de mim! Você não renunciou a nada. Todas as suas renúncias ilusórias são em vão. " Sobre isso, o rei refletiu e disse: "Só me resta esse corpo composto de ossos brancos e carne, no qual as serpentes dos cinco órgãos dos sentidos sibilam. Eu vou imediatamente descartá-lo sem cuidado. Você logo verá. "Assim dizendo, ele subiu ao topo de um penhasco alto e estava prestes a lançar seu corpo para baixo, quando o supremo Kumbha Muni o prendeu com estas palavras:" Que tolice é essa que você está prestes a fazer? Como, oh! ignorante homem, esse seu corpo impediu seu progresso? Como a morte de alguma maneira o ajudará? Embora você deva cair e destruir este corpo, como um touro que está zangado com um bezerro novo, ainda assim você não completará a verdadeira abnegação. Mas, se você, ó rei, desistir daquilo que é a causa do movimento neste corpo, e que produz a semente de todos os nascimentos e Karmas, então a verdadeira renúncia será feita. Esta é a Verdade não qualificada ".

Aquele homem que tem uma mente vacilante e sentidos turbulentos, e que não tem treinamento ético, nunca pode obter este Atman.

Não há salvação obtida através da mero ajuntamento ao grupo ou a cabeça careca ou outro disfarce ou através de observâncias ostensivas. Sentado por seis horas em um Asana à distância e lendo o Gita ou o Bhagawata por duas horas, não pode dar a Mukti a um homem. Embora o homem esteja sentado com os olhos fechados, ele pode ter um sonho de dia e muitos pensamentos maus. Ele pode não possuir conduta correta e cultura ética. Ele conta muitas mentiras diariamente. Ele fere os outros. Ele faz fofocas e intrigas. Ele possui um visual indecente. Ele tem ciúmes. A purificação da mente e o cultivo de qualidades virtuosas são de vital importância. Então somente a luz divina descerá. Então somente o vaso será forte o suficiente para manter a luz divina.

O espelho deve estar bem limpo. Só então o reflexo do rosto no espelho ficará bem claro. A turbidez da água no lago deve ser removida. Então só você pode ver o fundo do lago. Mesmo assim todas as impurezas da mente devem ser removidas. Os sentidos devem ser subjugados. A mente deve ficar bem firme. A perambulação mental deve ser erradicada pela prática constante e pela erradicação de Vasanas. Então, somente o aspirante pode realizar o Self neste self. Então só ele pode obter Atma-Sakshatkara. Os aspirantes não se movem nas linhas corretas. Eles não praticam o tipo certo de Sadhana e o tipo certo de Tapas. Eles não tentam controlar os Indriyas. Essa é a razão pela qual eles não fazem nenhum progresso real no caminho espiritual.

Assim como há muito pus dentro da úlcera aparentemente curada ou ferida, também há muitas impurezas na mente dos aspirantes, embora eles se movam da Caxemira para Brindawan, de Gangotri para Badri-Narayan, sob a influência de pretexto de almas realizadas. Este é o estado real das coisas. Há apenas Rupantara-Bheda ou diferença na cor e no vestido. Ninguém quer fazer qualquer sadhana rígida com paciência. Ninguém faz introspecção e cuidadosa auto-análise e correção dos erros, fraquezas e defeitos. Eles sopram vazios e sem energia "SIVOHAM, SIVOHAM e AHAM BRAHMA ASMI". Eles amontoam alguns Slokas aqui e ali, algo de Panchadasi, algo de Upanishads e os repetem como papagaios na presença de algum chefe de família egoísta, seus chamados admiradores e Bhaktas (Bhagawatha) que estão esperando com falsas esperanças de obter alguma riqueza ou um filho ou algum Bhooti (erva do Himalaia) deles. Esta é a sua autorrealização. Grande pena! A vida é desperdiçada! Nenhuma melhoria real chegou!

A renúncia não é letargia, escapismo, frustração ou irresponsabilidade. A renúncia é se livrar do egoísmo, desejos e ânsias. Quando todos os desejos são aniquilados, então esse mortal torna-se imortal. Liberdade é felicidade suprema. Dependência é extrema miséria. A renúncia se move de mãos dadas com a paz.

(Sivananda Day-to Day 498)

terça-feira, 14 de agosto de 2018

Efeito do Ego


Por

Sri Swami Chidananda


É bom lembrar que Sattva, Rajas e Tamas têm seus próprios ganchos que mantêm o Sadhaka de volta e o impedem de voar para os reinos transcendentais. O gancho Sátvico é o mais sutil de todos e, portanto, mais difícil de discernir e detectar. Com Sannyasa flutua o Sannyasa Abhiman, com Tyaga se arrasta em Tyaga Abhiman - mais sutil e mais perigoso, quase impossível de superar. 
Swami Sivananda


Eu tenho tentado explicar a você por que Gurudev disse, Suporte Insulto, Suporte Injúria - A mais elevada Sadhana. Por que ele disse isso? É extremamente difícil suportar insultos e acusações. Todo mundo tem respeito próprio, uma forma sutil de ego, que não permite que você sofra insultos, e que o ego é nosso maior inimigo que nos separa de Deus. É o muro entre nós e ele. Enquanto essa parede não for completamente destruída, aniquilada, estaríamos de um lado do muro e Deus permaneceria do outro lado; e não seríamos capazes de alcançá-Lo, não teremos o Seu vislumbre. Seja Advaita Vedanta ou Bhakti Marga ou qualquer outro pensamento, todos enfatizam esse ponto. Seja o Cristianismo, o Islamismo, o Budismo ou qualquer outra religião ou qualquer santo que tenha mergulhado profundamente no espiritualismo e no misticismo, todos reconhecem essa verdade básica de que a sadhana não pode ser completa sem a completa aniquilação, a completa dissolução do ego.

Existem três moradas do ego:

1) O ego grosseiro ou tamásico: é completamente demoníaco e faz a pessoa sempre pensar e agir de maneira negativa. Sempre mantém a pessoa longe do Senhor e das qualidades divinas de paz e alegria. Ele mesmo se torna a causa de todas as suas misérias e tristezas enquanto mergulha apenas nos prazeres sensuais. Ele está sempre inquieto, sempre reclamando. Sua vida é cheia de infelicidade.

2) O ego rajásico: é devido à ilusão e apego ao mundo material. A pessoa torna-se cega à razão, à discriminação e ao objetivo da vida por conta de seu envolvimento nas coisas mundanas, suas amarras e atitude "meu e minha". Ele não é tão infeliz quanto a pessoa grosseira do ego. Mas ele também perde o caminho certo devido à ilusão. O resultado é que ele cria mais e mais Karma-bandhana e mergulha cada vez mais fundo no pântano de Samsara e no deserto do ciclo de nascimento e morte. Portanto, o resultado final é o mesmo do ego tamásico. Ambos são igualmente ruins no sentido de que ambos nos mantêm longe de nosso destino divino. Nesse sentido, não há muito o que escolher entre os dois.

3) O ego sutil ou sátvico: Isto é desejável e útil no início do advento do caminho espiritual, pela simples razão de que nos mantém fora dos egos tamásico e rajásico e suas conseqüências, e nos coloca no caminho certo, o caminho espiritual. É um bom terreno para começar a Sadhana espiritual. Mas, por mais sátvico ou sutil que seja, é o princípio do ego e assim permanece. Assim, enquanto o ego mais sutil existir, não se pode ter a realização de Deus, a Experiência Divina. Ausência de egoísmo, compaixão e simpatia pelos outros são os alicerces do ego sutil. Pode ser na forma de "Deus é meu pai e tudo em todos. Tudo pertence somente a ele. Nada é meu. Eu deveria servi-lo em todas as suas formas. O mundo inteiro é sua criação, sua forma. Então eu deveria servir aos outros, eu deveria fazer Paropakara.



segunda-feira, 13 de agosto de 2018

O Coração do Guru
Por
Sri Swami Chidananda


Estamos agora nos aproximando do grande dia anual de adoração daqueles que trazem luz para dissipar as trevas da ignorância espiritual em nosso interior, que nos levam das irrealidades para a Realidade, que nos permitem ir além da roda de nascimento sempre recorrente e revolvente roda de nascimento e morte naquele reino de vida eterna e sem renascimentos. A celebração do Guru Purnima é uma homenagem àqueles seres, aqueles grandes que, tendo alcançado essa morada, tendo se libertado para sempre, voltaram e se empenharam em iluminar os outros, em libertar os outros.

O que está no coração desses grandes professores? Por que eles agem e engajam-se no trabalho incessante quando não têm motivação para agir, tendo cumprido tudo o que tem que ser cumprido? Eles fizeram tudo o que tem que ser feito, alcançaram tudo o que tem que ser alcançado. Eles não têm mais desejos, não mais necessidades, não mais intenções, não mais  sankalpas.

terça-feira, 24 de julho de 2018


Permaneça Como uma Rocha, 
Não Importa o que Aconteça


Por Swami Chidananda



Os grandes sábios do passado descobriram a Realidade Suprema. É o único Ser que está eternamente presente. É Aquilo que está além das percepções dos sentidos, e que é a profundidade de sua própria consciência. Eles não lhe deram nenhum nome em particular; eles só disseram que é "That" ou Tat. Só isso existe; Só isso é. É a existência eterna. Eles disseram que você não é diferente disso. A citação em sânscrito é Tat twam asi, ou "Tu és Aquilo".

No entanto, a soma total do conhecimento sobre todas as coisas neste universo físico material é compreendida apenas através dos sentidos. Esses fenômenos, como as imagens refletindo numa tela de cinema, vêm e vão, mas são possíveis graças à presença da tela. Sem o substrato da tela, seria impossível projetar quaisquer imagens. A tela estava lá antes mesmo de começar a projeção do filme, está presente durante toda a exibição e permanece quando o show termina. Só ela persiste mesmo quando o jogo de imagens termina. Mas ninguém nunca pensa naquela tela silenciosa no teatro de cinema; todos estão interessados apenas na projeção das imagens. No entanto, essa tela é a verdadeira realidade, enquanto as imagens são apenas uma projeção de imagens. Os grandes sábios disseram que a Realidade não é o mesmo que este show passageiro e que não é nada do que você conheceu até agora através dos sentidos

Qual é a base das experiências humanas? Essas experiências realmente existem fora de você? Elas têm uma existência independente além de você? Agora vamos torná-lo mais concreto. Suas alegrias e tristezas - essas coisas existem neste mundo fora de você? Quem te faz feliz e quem te faz chorar? Você pode apontar o dedo para alguém ou algo e dizer: "Esta é a causa da minha felicidade, e esta é a causa da minha tristeza?" Esse dedo apontando é o que todos nós fazemos. Todos nós pensamos que somos todos pessoas maravilhosas e inocentes, mas é este mundo exterior que nos coloca num moinho. Somos sempre incomodados por este mundo injusto, e tentamos encontrar as causas da nossa infelicidade nas coisas exteriores. 

sexta-feira, 20 de julho de 2018


PRAZER E DOR
Por
Sri Swami Sivananda


Introdução


Prazer é um estado mental específico. É um tipo de satisfação. Raga (atração) causa prazer. Dvesha (repulsão) causa dor. A mente se expande num momento de prazer. Se contrai num momento de dor. Ambos são apenas estados relativos da mente. Realmente prazer e dor não possuem existência duradoura. O que de fato significa prazer para um homem pode significar dor para outro. O que é prazer para um homem num determinado momento pode ser dor para o mesmo homem em outro momento. Os dois copos de leite iniciais dão algum prazer. O terceiro copo induz à aversão, e o quarto copo pode causar náusea e ânsia de vômito. Não existe verdadeiro e duradouro prazer nos objetos do mundo.

Dor e prazer não são duas entidades separadas por si mesmas. Elas são o verso e o reverso dos lados da mesma moeda. A diferença não está no tipo mas na aplicação. É um par de opostos, cada um interagindo diferentemente. Ambos, prazer e dor, são subjetivos. Ambos podem ser mentalmente convertidos por meio de uma vontade forte, pela mudança em sua Bhavana ou atitude mental. Muitos estudantes vegetarianos na Índia, que vão ao exterior para níveis maiores ou estudos especiais, tornam-se ávidos comedores de carne. A carne era repulsiva a eles quando estavam em suas casas. A mera visão da carne poderia induzi-los ao desgosto. Como é que agora eles passaram a apreciar carne com avidez? Tudo isto ocorre pela simples mudança de atitude na forma de pensar causada por influências externas.

Cultivo das Emoções

Existe oscilação no prazer e na dor. Não existe onda contínua de prazer e de dor na mente. Se existisse uma onda contínua de dor, o homem não seria capaz de viver nem mesmo por poucos dias. A mente não é capaz de sempre lidar com dor ou prazer. É uma benção. Se você mantiver constante medo da morte, então você poderá realmente morrer num curto espaço de tempo. Os variados objetos do mundo atuam como agentes desviantes para a mente.

Entre todos os prazeres de vários tipos, medo, presságio, cautela e preocupação arruínam sua felicidade e lhe causam dor. Existe uma onda de prazer por cinco minutos, e então é seguida por uma onda de dor pelos próximos cinco minutos. Este ritmo continua por toda a vida do homem. Observe atentamente seus sentimentos através da introspecção. Você verá que eles são uma mistura de emoções confusas. Por isso, na vida espiritual, cultivo de emoções constitui uma Sadhana vital. O homem que não possui controle de suas emoções é como uma folha seca agitada pelos caprichos da mente. Aqui o autocontrole e a sublimação desempenham um papel eficaz. Pequenas exaltações podem fazer com que você perca a cabeça. Pequenos sentimentos de depressão, causados por pequenas coisas, não devem partir seu coração.

Errônea Identificação

A maioria dos sofrimentos mentais são causados pela ignorância. Isto é devido à identificação com a personalidade psico-mental do homem e apego ao corpo para aqueles que se associam a ele. Quando esta errônea noção desaparece, você conquista a liberdade do sofrimento mental, ao identificar a si mesmo com a Realidade sem nome e sem forma. Sofrimento mental é somente ignorância. No estado de sono profundo, você não experimenta nenhuma dor. É porque você não está consciente de sua identidade com seu corpo, nesse estado. Quando o filho de outro homem morre, você não se aflige. É porque não existe identificação de sua personalidade com aquela do filho do outro homem.
A dor é causada pela injeção de emoções negativas no cérebro. Ausência de luz é escuridão. Escuridão não é uma entidade real. Escuridão é uma existência negativa. Então, também, Maya possui uma existência negativa. Quando surge a luz, a escuridão desaparece. De igual forma, quando o conhecimento surge, Maya desaparece. Ausência de prazer é dor.

Prazer é o ventre da dor. Os prazeres que nascem do contato com os objetos são verdadeiramente ventres de dor. Eles possuem um começo e um fim. O verdadeiro sábio não se alegra nos prazeres forjados pelos sentidos, nem se aflige por causa das misérias causadas pelos fatores mundanos. Eles estão enraizados na consciência de sua fonte espiritual, que é desprovida de prazer e dor, mas é plena de felicidade supernatural.

Pares de Opostos

Você nunca poderá adquirir felicidade absoluta num plano físico relativo constituído de pares de opostos. Os pares de opostos giram num mesmo eixo. A morte é seguida pela vida. A noite segue o dia. A luz segue a escuridão. A dor segue o prazer. Se você realmente deseja Deus, você tem que elevar-se acima de todos os objetos de sensações prazerosas, e evitar o desejo por eles. Se você realmente quer Deus, você deve crucificar os desejos da carne. Você não pode ter Deus e desfrute sensual ao mesmo tempo. São somente os hipócritas e fracos, incapazes de desistirem do apego aos objetos do mundo, que pensam que podem realizar Deus levando uma vida mundana e fazendo um tipo superficial de Sadhana por alguns minutos todos os dias. A Realização de Deus não é tão fácil assim.

A felicidade surge com a paz da mente. Paz da mente vem de um estado mental onde não existe desejos mundanos, pensamentos de objetos de desfrute. Você esqueceria todas as ideias de sensação de prazer antes de entrar no verdadeiro domínio da paz. A felicidade está em Sattva. Felicidade está também além de Sattva. A felicidade está no Atman. Ela está na meditação. Ela está no estudo dos Upanishads.

O melhor método para livrar-se do sofrimento mental é através da força de vontade para dissociar a identificação do corpo, através do desvio da mente, ou a sua retirada da personalidade individual e fixando-a no ilimitado, sem atributos, sem nome, sem forma, sem desejos, eterno Atman, a fonte da verdadeira e eterna felicidade, algo que jamais é conhecido neste mundo de limitação. Tattvamasi - Tú És Aquilo

terça-feira, 3 de julho de 2018


Uma Meditação Simples


Todo dia, manhã e começo da noite, sente-se silenciosamente. Solte o mundo de sua consciência. Aquiete a Mente. Mantenha o corpo ereto.

Respire natural e ritmicamente. E eleve sua consciência mediante a recitação de uma oração favorita ou a repetição do Nome Divino, se você quiser. Qualquer que seja o Nome sua religião deve indicar o Supremo Ser, repita aquele Nome. Todos os Nomes indicam a mesma coisa: total perfeição, infinita perfeição, vida eterna, incomensurável paz, infinita bem-aventurança, toda pureza, toda verdade, toda luz. 

Nesse caminho, conecte-se com o Divino. Qualquer que seja a sua religião, você é uma criança de Deus. Deus é o Espírito Universal. Porque você é uma criança de Deus, você também é divino. Sinta sua divindade. Sinta sua natureza espiritual. Sinta-se todo perfeito, imperecível, sempre bem-aventurado, sempre sereno. E tente permanecer nesse estado de consciência pelo tempo que você puder.

Se a mente divagar para lá e para cá, ignore essas divagações e traga-a de volta gentilmente. Concentre-se de volta na sua verdadeira natureza. Permaneça naquela consciência. Sinta-se sem corpo, sem mente, sem nome e forma, sem nascimento, sem morte, eterno. Entre na consciência do Divino e permaneça naquela consciência. Não há nada. Não há tempo, nem espaço. Há somente um vasto e eterno oceano de existência, consciência e bem-aventurança. Torne-se um com ele dizendo, "Eu sou uma parte daquela infinito oceano de bem-aventurança, paz e luminosidade." Faça esta prática. 

O Que É Saúde?


Por

Sri Swami Sivananda



Introdução


O que é saúde? É aquele estado de equilíbrio dos três fluídos corporais, ou seja, Vata, Pitta e Kapha (éter, bile e fleuma), nos quais a mente e todos os órgãos do corpo trabalham em harmonia e consonância e o homem desfruta de paz e felicidade e realiza suas atividades diárias com conforto e facilidade.


Saúde é aquela condição na qual o homem possui uma boa digestão, bom apetite, respiração e pulso normais, boa quantidade e qualidade de sangue, nervos fortes e uma mente calma, uma mente sã num corpo são, funcionamento normal dos intestinos, urina em estado normal, bochechas rosadas, rosto brilhante e olhos reluzentes

Saúde é aquele estado no qual o homem pula, canta, sorri, gargalha, assobia e se move de lá para cá com alegria e êxtase. É a condição na qual ele pode falar e pensar propriamente, e agir com espontaneidade, agilidade e cautela.

Saúde é aquele estado no qual um homem dorme bem, possui boa digestão, está bastante à vontade, é livre de qualquer tipo de doença ou preocupação. Quando você está em um estado de perfeita saúde, todos os órgãos, ou seja, coração, pulmões, cérebro, rins, fígado, intestinos, trabalham em perfeita harmonia e em consonância e desempenham suas funções satisfatoriamente. O pulso e a respiração estão em perfeita ordem. A temperatura corporal está normal. Este estado é cobiçado por todos. Uma vida com perfeita saúde de fato é uma grande benção.

Saúde é um Grande Tesouro

Uma boa saúde é um item valioso para o homem. É um grande tesouro. Ela concede felicidade e prosperidade. Saúde é essencial para a felicidade. Saúde não é meramente ausência de doença. Ela inclui pleno desenvolvimento dos poderes físico, mental e espiritual do homem. Saúde é uma condição de bem-estar  físico e mental: um estado normal do corpo e mente na qual todas as partes e órgãos realizam suas funções regularmente, fácil e satisfatoriamente e estão livres de doença, dor e fraqueza.  Uma pessoa que é dotada de boa saúde, digere bem sua comida, dorme satisfatoriamente e realiza seu trabalho diário satisfatoriamente. Ela está sempre feliz e entusiasmada. Você deve ter uma clara ideia do que é a doença e como ela é causada. Somente então você será capaz de preveni-la. Doenças podem ser evitadas se você compreender as leis biológicas que governam a vida, as regras de saúde e higiene e a importância da limpeza. Um conhecimento geral das leis da saúde podem ajudá-lo consideravelmente na prevenção de doença e morte e melhorar a saúde das pessoas.

De cada centena de mortes que ocorrem na Índia, Europa e outros países, sessenta por cento são causadas por doença, que podem ser, em sua maioria, se não totalmente, prevenidas, se as pessoas forem sábias e tomarem aquelas medidas divulgadas pela vigilância sanitária.

Algumas pessoas nascem com corpos sadios e saudáveis: infelizmente outras não. A que se deve isso? A doutrina do Karma lhe dará a melhor resposta. Aqueles que fizeram boas ações nas vidas passadas possuem boa saúde e corpos fortes; aqueles que cometeram ações más, obtém corpos fracos e doentios.

Muitas pessoas fazem mal a si próprias comendo demais e ao não se alimentar de modo correto e na hora correta. Quais são as coisas habituais ao seu redor que o ajudarão a mantê-lo em boa saúde? Elas são o Sol, ar fresco e água pura. A luz do sol ajuda no crescimento e dá vigor. Respire ar puro, tome sol, coma comida nutritiva e saudável, beba água pura e observe limpeza; você possuirá um alto nível de saúde, energia, vigor e vitalidade.

A vida aqui é uma contínua batalha. É uma aventura sem fim. Existem dragões a serem destruídos. Você declarará guerra contra os inimigos da saúde, a saber,  água impura, má ventilação, excesso de trabalho, comida insalubre, germes causadores de doenças, pestes domésticas como mosquito, moscas, ratos e pulgas.  Você está cercado por todos os lados por inimigos invisíveis patogênicos, micróbios e bactéria. Você deve certamente aprender tudo que puder sobre seus inimigos, seus caminhos, hábitos e poder. Em alguns casos você terá que atacá-los diretamente. Em alguns outros casos você deve privá-los. Você deve adotar as armas mais modernas que a moderna ciência sanitária e remédios preventivos lhe dão. Você deve utilizar de todos os recursos da melhor forma possível.

A saúde pública não é uma questão que diz respeito somente à Sanitária, Municipalidades ou Departamentos de Saúde. Cada cidadão, cada indivíduo, está direta e intimamente preocupado na preservação da saúde e bem-estar, não somente de si mesmo, mas da comunidade como um todo. 

Muitas das doenças que são prevenidas são produzidas por alguns germes específicos os quais são carregados pelo ar ou água ou comida ou roupa ou outros insetos. Um estudo da história da vida dessas doenças causadas por germes e dos métodos de exterminá-los serão extremamente úteis para a saúde e bem-estar da comunidade. Ar impuro, água impura, comida infectada, sujeira das casas e seus arredores, má disposição ou imprópria da excreção, exerce uma parte vital na disseminação de doença.

Casa indivíduo deve ser educado na ciência da higiene e saneamento, de forma que seja capaz de apreciar o valor da higiene, não somente para sua própria saúde mas também para a comunidade como um todo.

A criança deve estar protegida antes do nascimento por precauções pré-natais. A saúde e bem-estar da criança é a fundação primeira de sua educação. Grávidas e lactantes devem também estar protegidas. Centros de maternidade e bem-estar da criança devem ser criados em cada aldeia e distrito.  As pessoas devem estar protegidas das doenças como varíola, praga, cólera, tifoide, etc, recorrendo à imunidade através da injeção de vacinas.

Que todos vocês possuam boa saúde e vitalidade observando as regras de saúde e higiene e pelo estudo da ciência do saneamento e da medicina preventiva!

O Necessário Para Boa Saúde


De que adianta riqueza e posses, se um homem não pode se alimentar bem devido à doenças do estômago, se não pode caminhar devido a reumatismo ou paralisia, se ele não pode ver um belo cenário da natureza devido a catarata ou visão imperfeita, se não pode copular devido a impotência? Um grande pensador diz, "Dê-me saúde e um dia, e eu tornarei ridícula a pompa dos imperadores." Vida sem boa saúde é uma condição miserável, mesmo se o indivíduo for o senhor de toda a terra.

Devemos ter boa saúde para adquirir os quatro tipos de Purushartha, ou seja, Dharma, Artha, Kama e Moksha (integridade, riqueza, desejo e libertação). Sem boa saúde, você dificilmente poderá esperar sucesso em qualquer caminhada da vida. Mesmo para as conquistas espirituais boa saúde é um pré-requisito. Sem boa saúde você não poderá penetrar nas profundezas ocultas do vasto oceano da vida interior e atingir a beatitude final da vida. Sem boa saúde você não pode declarar guerra aos turbulentos sentidos e a tempestuosidade da mente.

Boa saúde é o seu maior patrimônio. Sem boa saúde você não pode conquistar nada. Sem boa saúde você não pode fazer nenhum serviço público. Sem boa saúde você não pode rezar e meditar. Sem boa saúde você não pode praticar Asanas e Pranayamas. Esta é a razão porque as escrituras declaram que este corpo é um bote a cruzar este oceano de Samsara,  um instrumento para feitos virtuosos e alcançar Moksha. Esta é a razão porque no Charaka Samhita você encontrará: "Arogyam Moolam Uttamam. Saúde é a melhor coisa neste mundo."

O que é aquela coisa preciosa que faz com que a vida valha a pena ser vivida? É a saúde. Você irá cantar hoje a música de "Sariram Adyam Khalu Dharmasadhanam, o corpo é de fato a coisa mais essencial para se atingir o propósito da existência humana (em outras palavras, ele é certamente o primeiro meio importante no cumprimento do objetivo da vida humana)." Charaka Maharshi diz em seu Samhita, "Dharmarthakamamokshanam arogyam moolamuttamam, Rogastasyaapahartarah sreyaso jivitaya .... saúde é a melhor causa da virtude, riqueza, desfrute e emancipação, e é a benção da vida. As doenças são as destruidoras da saúde."

Meios Para Boa Saúde

Boa saúde física pode ser obtida e mantida observando-se rigidamente as leis da Saúde e Regras de Higiene, tomando-se comida saudável, leve, substancial, de fácil digestão, nutritiva, ou dieta Sátvica, inspirando ar puro, exercício físico regular, banho frio diário, observando-se moderação no comer, beber, etc. Boa saúde mental pode ser obtida e mantida com Japa, meditação, Brahmacharya, prática de Yama, Niyama e reta conduta, reto pensar, reto sentir, reto falar e ação correta, Atma Vichara, mudança de pensamento, relaxamento mental deixando a mente entretida em pensamentos agradáveis, recreação mental e a prática da alegria.

Todo o universo, do poderoso Sol ao minúsculo átomo, é controlado por lei. Existe perfeita ordem em todo lugar. O Sol realiza seu papel de forma bastante regular. Ele nasce no tempo próprio e se põe no tempo devido. As estrelas e planetas giram de maneira ordenada. Eles são governados por leis. Existem leis no plano mental. Existem leis da física, da astronomia, da matemática. Existem leis de higiene e saúde que governam nosso próprio ser. No vasto universo, apenas o homem infringe leis e viola regras. Ele é o único exemplo de ilegalidade e discórdia. Ele intencionalmente despreza as leis da saúde, leva uma vida de dissipação e então se espanta porque sofre de doenças e desarmonia! Ele deliberadamente ignora as regras de higiene e correto viver e então lamenta quando está doente de um mal incurável.

Quão maravilhosa é está máquina mágica, o corpo humano, o templo móvel de Deus ou a carruagem do espírito! Mãe Prakriti expôs sua maravilhosa habilidade e máxima destreza na construção dessa máquina maravilhosa. Se você ponderar seriamente por um momento sobre a estrutura e trabalho desta máquina maravilhosa que é o seu corpo, você ficará impressionado e maravilhado.

Todos vocês deveriam possuir algum conhecimento elementar de doenças e seus tratamentos com remédios populares e seus usos, de fisiologia que trata das funções dos diferentes órgãos do corpo, de anatomia que lida com a estrutura do corpo humano, do primeiro socorro ao ferido. Se você possui esse conhecimento, você pode ajudar a si mesmo assim como a humanidade que sofre em grande parte. Este conhecimento o ajudará em emergências, antes que você esteja apto a obter ajuda de um médico. Tenha um conhecimento desses pontos importantes para preservar a saúde, para prestar primeiros-socorros ao ferido, para tratar de casos de envenenamento.

Estudo de anatomia e fisiologia, higiene e ciência da dieta, o ajudarão a manter o corpo numa condição saudável e forte de forma que todo esse mecanismo possa trabalhar harmoniosamente, deve ser seu primeiro estudo. Você ignorou as leis da saúde e as regras de higiene. Por isso você possui uma saúde ruim, físico ruim e um corpo dilapidado.

A prática regular de exercícios de Yoga ou Yoga Asanas, mesmo por quinze minutos por dia o manterá bem em forma e em breve o tornará robusto e caloroso. Você terá abundante energia, força muscular e força nervosa, uma personalidade encantadora e terá vida longa.